Lean manufacturing

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

Com isto, possibilita-se um sistema com menor variabilidade de produtos, menor desperdício e, consequentemente, mais eficácia do processo de produção e maior satisfação dos clientes. O conceito de lean manufacturing ou lean production é considerado um sistema de gestão que ao envolver ferramentas de gestão, produção e qualidade, elimina desperdício e cria valor no produto ou serviço, satisfazendo desta forma, o cliente e o consumidor final. Tavares (2014), define o pensamento lean como uma abordagem inovadora às práticas de gestão, visto que esta orienta as ações para uma eliminação contínua dos desperdícios através de ferramentas simples. Este pensamento busca alcançar a perfeição dos processos através de técnicas de melhoria contínua que possibilitam a redução ou eliminação de atividades que não acrescentam valor.

Esse trabalho busca apresentar este conceito cada vez mais buscado e utilizado por empresas, focando na metodologia e seus benefícios para as empresas e seus funcionários. O sistema de produção Lean Manufacturing, que utiliza a metodologia Just in Time e o Total Quality Management, tem como fundamento a utilização de menores quantidades de materiais e serviços para a fabricação de produtos, quando comparado com a produção em massa. Ou seja, requer menos esforço dos funcionários das fábricas, menos espaço para fabricação, menor investimento inicial e menos horas de planejamento para desenvolver produtos. Além disso, este sistema possibilita a redução da fabricação de produtos defeituosos e a produção de uma maior variedade de produtos (WOMACK et al.

Segundo Womack et al. essa forma de gerenciamento da produção pode ser conceituada como: • Um sistema produtivo integrado que foca no fluxo de produção, o qual realiza a produção de pequenos lotes baseando-se na just-in-time e estoques reduzidos; • Um conjunto de ações que previnem efeitos ao invés de corrigi-los; • Atua com produção puxada ao invés de empurrada com base nas previsões de demanda de produtos; • É flexível, formada por meio de equipes de trabalho com mão de obra multiqualificada; • Objetiva a maximização do valor agregado ao produto final através do envolvimento efetivo na solução das causas de problemas; • Uma parceria deve ser formada desde o fornecedor até o cliente final para a execução deste sistema. Existem sete categorias que classificam as sete formas de desperdício: correção, movimento, superprodução, transporte, inventário, processamento e espera.

Esta classificação de desperdício permite que as empresas identifiquem em que área seu desperdício está inserido, possibilitando um estudo para reduzir o mesmo. A Figura 1 traz esta classificação ilustrando cada uma das categorias de desperdício. Figura 1 - Sete formas de desperdício Fonte: Adaptado de Wysk, 2008. Já a inconsistência, que se refere à palavra mura em japonês, é um problema que gera variabilidade durante a fabricação. Determina a relação das atividades necessárias com seus correspondentes custos e duração, quais as inter-relações destas atividades, avaliando as possíveis restrições existentes. E, ainda, atrela quais os recursos necessários para a produção, como quantidade de material e mão de obra e classifica os equipamentos necessários; • Produção puxada: representa o oposto da produção tradicional empurrada, ou seja, ao invés da produção ser realizada em massa sem avaliar a demanda do consumidor, o fornecedor só deve produzir qualquer produto quando há a solicitação por parte do cliente; • Perfeição: refere-se à necessidade de criar um método constante de criação de valor e eliminação de desperdício.

Este processo de produção pode ser avaliado na figura 2, a qual ilustra os passos de implementação das técnicas lean vistas na lean production. Figura 2 - Cinco passos do Lean Production Fonte: O autor, 2020. Segundo Oliveira (2019), existem nove benefícios que as empresas podem alcançar adotando a metodologia lean: • Trabalho mais eficiente: a metodologia faz com que os processos das empresas sejam padronizados, de forma que o trabalho se torne mais eficiente. CRONOGRAMA Para realizar o presente trabalho, pretende-se seguir o cronograma apresentado no Quadro 1. Quadro 1 - Cronograma Seq. Fases Atividades Projeto de pesquisa Artigo científico Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez 1 1a fase - Projeto de pesquisa Definição do tema de pesquisa                         2 Construção da Introdução                         3 Revisão de literatura                         4 Elaboração da metodologia                         5 2a fase - TCC Coleta de dados                         6 Tratamento dos dados                         7 Elaboração do relatório final                         8 Revisão do texto                         9 Entrega do trabalho                         Fonte: O autor, 2020.

REFERÊNCIAS LEAN ENTERPRISE INSTITUTE. What is lean?. Benefícios do Lean Manufacturing: 9 motivos para ser lean. Blog HEFLO. Disponível em: <https://www. heflo. com/pt-br/melhoria-processos/beneficios-lean-manufacturing/>. A aplicação das soluções lean services: um caso de estudo. Dissertação de mestrado (Gestão de Empresas). Instituto Universitário da Maia, Maia, Portugal, 2014. WOMACK, J. P; JONES, D. Lean Manufacturing. Capítulo 18. Penn State Engineering, 2008. Disponível em:< https://www. engr.

108 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download