Kobe Beef / Carne de Kobe

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Administração

Documento 1

A alta palatabilidade da carne de kobe é sua principal característica, e se dá principalmente pela gordura intramuscular, que melhora a textura, suculência e consequentemente o sabor geral da carne. Além disso, a composição da gordura do boi Wagyu possui aspectos consideravelmente diferentes da de outras raças de corte. O aroma característico da carne Wagyu proporciona sensação de doce e gordura. O sabor também se relaciona com o tratamento de luxo que os bois wagyu recebem durante o processo de criação. Possuem predisposição genética para o acúmulo de gordura, e são criados para se locomover o mínimo possível, para evitar a criação de músculos. Foram introduzidos com o intuito de fornecer tração ao cultivo do arroz,assim, os rebanhos eram isolados e apresentavam dificuldade para locomoções em terrenos onde se tinha altas montanhas, o que contribuiu para suas características fenotípicas.

Com o passar dos anos, de acordo com a variedade regional da espécie, surgiram os bovinos red wagyu ( pelagem vermelha) nas regiões Kyushu e Kochi, e black wagyu ( pelagem preta) nas regiões de Tottori e Tajima. Os gados black wagyu da região de Tajima, eram em sua grande maioria utilizados como tração, assim apresentavam maior desenvolvimento corporal e baixa estatura, sendo assim, a qualidade da carne era considerada excelente. Já os gados black wagyu da região de Tottori quando comparados aos da região de Tajima, apresentavam uma carne de qualidade moderada, porque eram submetidos ao transporte de carga para indústrias, sendo estimulado o seu desenvolvimento da musculatura dorsal. No entanto, as fêmeas da espécie da região de Tottori apresentavam uma habilidade materna muito alta.

O marmoreio da carne de kobe é a gordura localizada entre as fibras musculares, e embora não influencie tanto na maciez da carne, sua influência na palatabilidade é direta, uma vez que a gordura aumenta a lubrificação da mesma e por consequência sua sensação de maciez na boca. Além disso, o preço da carne varia proporcionalmente com o teor de gordura intramuscular, porque o percentual de gordura se relaciona com a qualidade do alimento. Devido a qualidade, a carne de kobe possui um preço alto. No Japão os preços giram em torno de US$ 1. o quilo. Por possuir um sabor amanteigado, o ideal é que a carne de kobe seja servida junto a um acompanhamento. Quando a carne é grelhada, o tempo em que vai ficar no fogo depende do gosto do preparador e da potência do fogo, e como outras carnes, o bife deve ser virado quando atingir uma cor bem dourada (vale lembrar que quando começar a formar bolinhas vermelhas de sangue na superfície deve retirar o bife do fogo).

Por outro lado, quando a carne for cozinhada, o ideal é temperá-la o mínimo possível para que o tempero não influencie negativamente no sabor delicado e na textura suave do alimento. Um exemplo de receita com carne de kobe é o “Fraldinha de kobe beef com glacê de carne e suco de beterraba”, cuja preparação é bem simples e ideal para fazer em ocasiões como natal e ano novo. Fraldinha de kobe beef com glacê de carne e suco de beterraba Ingredientes • 250 gramas de fraldinha de kobe beef grelhada • 2 beterraba assadas • 100 mililitros de caldo de carne reduzido • 100 mililitros de Suco de beterraba natural Modo de preparo Grelhe e fraldinha e corte-a no ponto desejado. com. br/kobe-beef-a-carne-mais-cara-do-mundo/ >. • Voce conhece o kobe beef? a carne bovina mais macia, suculenta e cara do mundo.

Matéria do site Eatin’out : O roteiro da gastronomia. Disponível em: < https://www. São Paulo, 2017. • FERREIRA, Camila Franciele Toyota. Wagyu: Uma alternativa para agregar características qualitativas à carne brasileira. Cuiabá, 2015. • Fraldinha de kobe beef com glacê de carne e suco de beterraba (bloodybeef).

67 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download