INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS HISTÓRICOS

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Estatística

Documento 1

Também denominado de renascença ou renascentismo, as transformações que aconteceram no período impactaram profundamente a mentalidade da História Medieval e marcaram a transição da Idade Média para a História Moderna. O antropocentrismo colocava o homem no centro do Universo e o teocentrismo característico da época anterior era deixado de lado. Como estética, o renascimento criou princípios e métodos muito próximos aos estilos da arte clássica dos povos greco-romanos. As regras matemáticas permitiram gerar novas técnicas de perspectivas e imprimir os aspectos reais dos objetos em áreas planas. Apesar de ter abandonado a mentalidade da Idade Média, o renascimento não acabou definitivamente com todos os elementos da época anterior. Foram esses contextos políticos, históricos, econômicos e culturais que deram início à nova mentalidade da época.

Essa nova forma de pensar foi a responsável por fazer surgir o Renascimento. Características do Renascimento Deus era o centro do Universo durante a Idade Média, mas com o Renascimento essa visão de mundo foi modificada e o Homem tornou-se o pondo central. Vários dos aspectos humanos ganharam destaque. Os estudos científicos contribuíram para isso. Uma delas era formada pelos cretenses, chamada civilização minoica, e a outra era a civilização micênica, composta pelos micênicos, também chamados aqueus. Durante o período Pré-Homérico, a Grécia Antiga presenciou a chegada dos povos eólios, jônios e dórios. Esses povos migraram de outras regiões para a Grécia e foram muito importantes para a formação do povo grego.

Período Homérico Com o fim da civilização micênica, teve início o período Homérico, que durou de 1100 a. C. Nesse período houve a aglomeração dos genos em unidades políticas maiores, que formaram polis ou cidades-Estados. Cada polis tinha suas leis específicas, sua forma de governo, seu modelo econômico e sua sociedade própria e independente. As cidades-Estados possuíam uma arquitetura semelhante, elas eram formadas por uma praça, chamada ágora, onde aconteciam as assembleias dos cidadãos e as transações comerciais. As ágoras eram também o local onde ficavam os juízes que julgavam os criminosos, onde se praticavam jogos, competições e rituais em homenagem aos deuses. Elas serviam ainda para a realização dos festivais artísticos, como os que deram origem ao teatro grego.

Juntamente com outras cidades-Estados, Esparta constituiu a organização chamada Liga do Peloponeso e declarou guerra a Atenas em 431 a. C. vencendo Atenas depois de 27 anos de lutas. O período Clássico favoreceu o desenvolvimento da filosofia, do teatro, da escultura e da arquitetura. Boa parte da política moderna, pensamento artístico, pensamento científico, teatro, literatura e filosofia tem origem nesse período da história antiga. Mais Bolsas,2020. Disponível em https://www. maisbolsas. com. br/.

56 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download