INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: UMA REFLEXÃO CONCEITUAL SOBRE OS ANOS INICIAIS DA EDUC

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Orientador: Profª Ms. Maria Celeste de Melo Castro FORTALEZA, 26 DE MAIO DE 2020. TERMO DE APROVAÇÃO SOARES, Alan Mendes Soares e Castro, Maria Celeste de Melo Castro. Intervenções Pedagógicas na Alfabetização e Letramento: Uma Reflexão Conceitual sobre os Anos Iniciais da Educação Básica Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção de título de Especialista em Alfabetização e Letramento tendo sido aprovado pela Banca Examinadora composta pelos professores: Profª Ms. Maria Celeste de Melo Castro, Prof. De modo geral, a intervenção pedagógica e as atividades são estratégias que precisam direcionar os alunos em processo de alfabetização. Palavras-chave: Alfabetização, Letramento, Estratégias, Professor, Aluno. PEDAGOGICAL INTERVENTIONS IN LITERACY AND LETTERING: A CONCEPTUAL REFLECTION ON THE INITIAL YEARS OF BASIC EDUCATION ABSTRACT The aim of this study was to present the concept of literacy, literacy, its theorization and pedagogical interventions within these processes in the early years of basic education.

Thus, directing a process of methodological strategies that can significantly contribute to the literacy and literacy of students in the first years of schooling. This work was elaborated by means of bibliographic researches that sought in the theories to understand the meaning of these processes, seeking educational and pedagogical practices to understand the students' knowledge. No decorrer desse processo, as práticas pedagógicas devem ser bem estabelecidas para que o processo seja significativo e assimilado pela criança. É relevante ressaltar dá importância dada aos trabalhos desenvolvidos coletivamente, pois priorizam ações e posturas que desencadeiam interações entre os alunos, contribuindo, de forma expressiva, para o processo pedagógico, o qual também contribuirá na formação do aluno como sujeito ativo e pensante na sociedade. Sendo assim, dentro desse processo de alfabetização e letramento, educador e educando ocupam papel principal, estando lado a lado na construção do conhecimento e objetivando os mesmos ideais.

O estudo foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica exploratória, utilizando livros, sites, revistas digitais e trabalhos acadêmicos que refletem o tema. A escolha do tema se deu pelo interesse pessoal e por acreditar na intervenção pedagógica como parte de solução dos problemas resultantes da mediação no processo alfabetização e letramento nos anos inicias de escolarização. e 1995, p. A alfabetização não se trata apenas de codificação e decodificação, é atribuir sentido e significado com base nas diferentes situações de utilização. Por isso tudo, precisa existir uma ampliação metodológica dentro desse processo No caso da alfabetização um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado, alfabetizado é aquele que sabe ler e escrever, codificar e decodificar a língua escrita.

Enquanto a alfabetização ocupa-se da aquisição da escrita por um indivíduo, ou grupos de indivíduos, o letramento focaliza os aspectos sócio históricos da aquisição de um sistema escrito por uma sociedade. TFOUNI, 1995, p. O professor em sua pratica fazendo o ensino adequado fara com que a criança veja a escrita e a leitura como algo natural e necessário, não apenas uma obrigação, um dever ou uma tarefa. Letramento e sua teorização É de incontestável o papel da leitura e escrita como meio de comunicação. Segundo Smith apud Soares (2009): Ler e escrever são processos frequentemente vistos como imagens espelhadas uma da outra, como reflexos sob ângulos opostos de um mesmo fenômeno: a comunicação através da língua escrita.

Mas há diferenças fundamentais entre as habilidades e conhecimentos empregados na leitura e aqueles empregados na escrita, assim como há diferenças consideráveis entre os processos envolvidos na aprendizagem da leitura e os envolvidos na aprendizagem da escrita. SMITH apud SOARES, 2009, p. Nesse sentido, percebe-se que na dimensão individual o letramento é centralizado nas competências do próprio indivíduo para interpretar e/ou analisar o material que lhe está sendo exposto. E pode-se inferir que as habilidades para a leitura e para a escrita são heterogêneas, porém não antagônicas; na verdade, complementam-se (SOARES, 2009). Para definir o letramento de acordo com Scribner (apud Soares 2009): As tentativas de definição (de letramento) estão quase sempre baseadas em uma concepção de letramento como um atributo dos indivíduos; buscam descrever os constituintes do letramento em termos de habilidades individuais.

Mas o fato mais evidente a respeito do letramento é que ele é um fenômeno social (. O letramento é um produto da transmissão cultural (. Entretanto, de acordo com essa versão mais radical, Soares (2009) argumenta que as qualidades inerentes ao letramento em sua versão fraca, são negadas. Nesse sentido, as consequências do letramento estão relacionadas com processos sociais mais amplos, produzidas por eles, e resultam de uma forma particular de definir, de transmitir e de reforçar valores, crenças, tradições e formas de distribuição de domínio. Segundo Soares (2009), o letramento é um processo, mais que um produto. Assim, as escolas podem avaliar e medir a obtenção de habilidades, de conhecimentos, de usos sociais e culturais da leitura e da escrita, de maneira progressiva em vários pontos do contínuo.

Todavia, ainda existe a falta de uma definição do letramento e a necessidade de sua avaliação. Cagliari (2000), afirma que: A criança que entra na escola pode certamente levar um choque (. Se ela for pobre, vier de uma comunidade que fala um dialeto que sofre discriminação por parte dos habitantes do lugar onde se situa a escola, seu caso será realmente dramático, trágico mesmo. Tudo o que ela conquistou até aquele momento será completamente ignorado, embora a escola possa dizer que está partindo do conhecimento de sua realidade. CAGLIARI, 2000, p. Assim sendo, para se ensinar português, é necessário que o docente leve em consideração as variações históricas, geográficas, sociais e estilísticas encontradas neste público que frequenta a sala de aula.

Geralmente, são crianças que possuem pais que tem pouco acesso ao mundo do letramento, essas crianças muitas vezes possuem motivação apenas na escola. Não se ensina a gostar de ler por imposição, nem por exercícios obrigatórios de leitura de texto e gramática. Neste aspecto, para formar indivíduos letrados na escola, é preciso que se desenvolva um trabalho gradual e contínuo. Segundo Carvalho: A formação de leitores em grande escala, via escola, só ocorrerá se houver uma política de leitura, traduzida na adequada formação de professores leitores, na oferta abundante de bons e variados materiais escritos, e na instalação de bibliotecas e salas de leitura bem equipadas, dinamizadas por bibliotecários. CARVALHO, 2010, p. Esta decifração apresenta dificuldades sérias para aquele que está iniciando o processo da leitura.

Nesse sentido, é necessário que ele tenha tempo suficiente para vencer estas dificuldades. Portanto, é possível afirmar que o professor crie condições para que o aluno realize a ação de aprender, pois o aprendizado passa pelo processo de captar, analisar o objeto e acomodá-lo na mente. Este processo é conhecido como processo de internalização. VIGOTSKY, 1999). É incontestável a importância do professor em sala de aula, o processo de aprendizagem depende também da postura do aluno frente a vontade de aprender. Nesse sentido, a pesquisa revelou que no processo alfabetização e letramento é fundamental considerar o aspecto social, psicológico, biológico e emocional dos educandos e, também, os aspectos político e econômico da sociedade na qual estão inseridos tornando-os, assim, cidadãos reflexivos e críticos e tendo a oportunidade de se desenvolverem, também, nos demais âmbitos que fazem parte do ser humano.

Em relação ao desenvolvimento da habilidade de leitura percebeu-se que é de suma importância propiciar o acesso aos vários gêneros textuais sem olvidar da intervenção pedagógica de modo a possibilitar o progresso dos discentes. Através deste trabalho, pode-se observar que as atividades que maximizam o aprendizado da leitura são aquelas que englobam o ser humano plenamente abarcando suas emoções, respeitando a sua forma de se expressar, sua linguagem e sua cultura, o que propicia o seu progresso pessoal, e portanto, o ato de ler é um processo complexo. Podemos concluir que, a leitura torna-se prioridade para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que o leitor adquire e enriquece o vocabulário, dinamiza o raciocínio, interagindo com o outro através das palavras a partir de características que são particulares ao homem.

In: Letramento: Significados e Tendências. MELLO, Maria Cristina, RIBEIRO, Amélia Escotto do Amaral. Organizadoras. Rio de Janeiro: Wak, 2004 KLEIMAN, Angela B. Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In: RIBEIRO, Vera Masagão (Org. Letramento no Brasil. São Paulo: Global, 2011. TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e Alfabetização.

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