Intervenção do Enfermeiro no cuidado ao paciente diabético

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

Objetivos Objetivo geral ou primário Refletir sobre o papel da intervenção do enfermeiro no cuidado ao paciente diabético em situações de emergência em ambiente hospitalar. Objetivos específicos ou secundários Definir o diabetes mellitus de acordo com sua conceituação; Descrever a sua classificação e diagnóstico, além dos prejuízos que trazem ao organismo humano; Refletir e analisar a ação do enfermeiro no cuidado do tratamento do diabetes aos clientes. Justificativa Conforme a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o Diabetes Mellitus (DM) é um problema mundial de saúde pública do século XXI. Acredita-se que cerca de 135 milhões de pessoas apresentavam a DM em 1995, cerca de 240 milhões eram portadoras em 2005 e em 2030 acredita-se que esse número equivalerá a 366 milhões de pessoas.

É uma doença que pode tomar enormes proporções por estar frequentemente associada a outras morbidades (SBE, 2019). Seu aparecimento está frequentemente relacionado à faixa etária pediátrica (PRAZERES; VARGAS, 2019). O quadro clínico da DM tipo 1 é composto por poliúria, polidipsia, perda de peso e hiperfagia, em alguns casos. Em caso de demora no diagnóstico, o paciente pode evoluir com desidratação, produção de corpos cetônicos e acidose metabólica (cetoacidose metabólica – CAD), que requer tratamento hospitalar. Crianças com DM 1 têm três vezes mais probabilidade de serem internadas, em comparação a crianças sem a doença (PRAZERES; VARGAS, 2019). Enquanto o DM tipo 1 corresponde a uma pequena parcela da ocorrência de diabetes, o DM tipo 2 compreende cerca de 85% a 90% dos casos. Será efetuada nos bancos de dados da SCIELO, LILACS, BIREME, BVMS SAÚDE, além de outros bancos de pesquisas disponíveis na rede de acesso virtual.

A pesquisa será realizada utilizando os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): enfermagem, cuidados de enfermagem, diabetes mellitus, atendimento de urgência. Serão utilizadas revistas técnicas de enfermagem, de artigos científicos e opiniões publicadas em sites da internet e livros afins. Os critérios de inclusão serão textos em idioma português, com dada de publicação entre 2014 a 2019 e que tratem sobre a atuação do enfermeiro junto ao paciente com DM. Serão excluídos os textos sem indicação de autoria, de fontes duvidosas, ou apresentados em eventos. php/BJHR/article/view/2172/2203> Acesso em: 20 out. DANTAS, J; MAMEDE, R. M. T; MALHEIROS, J. Classificação do diabetes mellitus. In: Técnicas que fazem o uso da palavra, do olhar e da empatia: Pesquisa Qualitativa em Ação.

p. PIMENTEL, T. S; MARQUES, D. R. PRAZERES, I. S; VARGAS, D. M. Perfil de crianças e adolescentes internados por diabetes mellitus em hospital de referência do sus.  Arquivos Catarinenses de Medicina, v. Prevalência de complicações associadas ao diabetes mellitus tipo 2 em pacientes hospitalizados.  RBONE-Revista Brasileira de Obesidade, Nutrição e Emagrecimento, v. n. p. Disponível em: < file:///C:/Users/Alessandra%20Cordeiro/Downloads/Dialnet-PrevalenciaDeComplicacoesAssociadasAoDiabetesMelli-6987344.

72 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download