Intervenção do assistente social

Tipo de documento:Questões e Exercícios

Área de estudo:Serviço Social

Documento 1

p. serão selecionados técnicos que realmente demonstrem vontade de ampliar seus conhecimentos sobre o tema famílias e intervir nessa realidade; será assegurada à equipe uma formação sistemática na tríade grupo, família e políticas/direitos sociais; o planejamento de entrevistas a serem realizadas pelos técnicos contemplará um aprofundamento que de fato assegure a inserção das famílias nos programas; a inserção de técnicos na comunidade será efetiva, sendo-lhes permitido conhecê-la e fazerem-se conhecidos (. Considerando o processo de trabalho interventivo do assistente social, você deverá se posicionar diante da necessidade apresentada, identificar se neste caso o idoso poderá receber o atendimento domiciliar por se tratar de residente de uma ILP e quais os instrumentais técnicos/normativas e legislações que o serviço social deverá lançar mão para a garantia do direito da pessoa idosa; justifique.

Para fundamentar sua resposta, é importante retomar os instrumentos legais de defesa e garantia à saúde do idoso - PNSI, Estatuto do Idoso, PNAS e o Código de Ética do Assistente Social. Espero que você pesquise, reflita e pense com a cabeça de um assistente social que está comprometido com o acesso aos direitos sociais. Segundo o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a sua Resolução de Diretoria Colegiada nº 283, de 2005, em seus incisos do capítulo 5. Saúde), cabem às Instituições de Longa Permanência de Idosos, e com isso ao profissional de Serviço Social exigir, que (. A instituição deve elaborar, a cada dois anos, um Plano de Atenção Integral à Saúde dos residentes, em articulação com o gestor local de saúde.

O Plano de Atenção à Saúde deve contar com as seguintes características: 5. Ser compatível com os princípios da universalização, equidade e integralidade; 5. O objetivo, então, da Atenção Básica, é integrar sistemicamente todas as ações e de serviços de saúde disponíveis com fornecimentos contínuos, integrais, de qualidade, responsáveis (seguros) e de uma forma humanizada (mais próximo das pessoas das comunidades), incrementando o desempenho acessível, equipolente do SUS. O profissional Assistente Social, para Brito (2011), tem que identificar as necessidades de saúde da população idosa, e nesse caso deste senhor e no seu habitat, reconhece-las, buscar embasamentos jurídicos que permitam acolhê-lo sempre com a responsabilidade sanitária em vigor e para todos. Por fim, o Estatuto do Idoso (BRASIL, 2003), em seus artigos 37 e 38, diz que o idoso tem direito a moradia digna, no interior da família natural ou substituta, ou longe dos seus familiares, quando assim o ansiar, em lares coletivos como neste caso.

Cabe, então, aos órgãos públicos, investir em programas habitacionais, cooperar com empreendimentos em regime de comodato ao idoso, fomentar programas de assistência social e de saúde ao público idoso. Neste ponto, cabe a mim, profissional desta área, acompanhar estas pessoas em sua plena cidadania, direcionando-o ao bem-estar, ao restabelecimento de sua saúde após cirurgia, para que todos os seus direitos sejam executados em perfeita ordem. Disponível em http://www. planalto. gov. br/ccivil_03/leis/2003/l10. htm, acesso em 07 set 2020. Os Desafios da Atuação do Serviço Social na Defesa dos Direitos da Terceira Idade: um estudo do Projeto Feliz Idade de Rio das Ostras/RJ. Departamento de Serviço Social. UFF, 2011. IAMAMOTO, M. V.

15 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download