Intervenção da engenharia visando oportunidades de melhorias no processo de roteirização de funcionários residentes em outros municípios

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

Os objetivos específicos do trabalho foram atingidos com o auxílio do Movimento Maker e PBBL em conjunto com o Design Thinking que tem como foco todo processo na percepção do cliente, em todos os âmbitos que possam vir a influenciar o projeto, levando em consideração o conhecimento tático dos usuários, não limitando-se a dados quantitativos apenas. PALAVRAS-CHAVE: Processo. Design Thinking. Colheita. Colaboradores. Design Thinking. Harvest. Contributors. LISTA DE ILUSTRAÇÕES Figura 1. Etapas do Design Thinking 12 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 6 1. Detalhamento 15 4. Horários Padronizados 15 4. Unificação de Processos Independentes 16 4. Roteirização de Campo 17 5 ANALISE DOS DADOS E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS 18 6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 19 REFERÊNCIAS 20 1 INTRODUÇÃO Localizada em São Joaquim da Barra, no estado de São Paulo, a Usina Alfa mantem sua matriz por mais de 35 anos, com o firme propósito de erguer uma empresa vital para o desenvolvimento do município e região.

A primeira safra, em 1985, teve moagem de 228 mil toneladas de cana e a produção de 17,8 milhões de litros de álcool hidratado. Problema e Objetivos Observado um alto custo com transporte e tempo, decidiu-se abordar estratégias do Design Thinking a fim de aperfeiçoar esses transportes, realizando jornadas alternadas, processos independentes e roteirização do recolhimento e padronização de horários de entrada dos colaboradores. O objetivo geral do referido trabalho é proporcional aos escritores um contato direto com a realidade, apresentando e desenfiando-os a pensar e tomar decisões em situações reais, elencando a importância do empreendedorismo na busca por melhorias na organização, não se limitando apenas realizar a ligação entre a pratica e o didático já conhecido, mas sim, calculando a criatividade e como poderia utilizar tais conhecimentos em função da sociedade atual.

O objetivo específico parcial do trabalho é apresentar a metodologia que será utilizada, além de um breve estudo dos temas utilizados, além da apresentação da empresa a ser estuda, assim como do Projeto de Intervenção a ser realizado na etapa dois do trabalho. Justificativa A inovação dessa proposta ocorre a partir dos conceitos de Design Thinking, pouco pesquisados para aplicação na geração de processos atuais independentes em uma Usina existente. A escolha desse tema para o Projeto Integrador do curso de Engenharia de produção, é um projeto único, por não existir outros estudos específicos em Processos de Usina captava de recursos humanos em cidades vizinhas e como se pode otimizar essa recolha. Segundo conceitos instituídos na Plataforma ARIS, ferramenta de gerenciamento de processos de negócio desenvolvida pela IDS Scherer, um processo é um conjunto de atividades e eventos estruturados de forma a retratar o fluxo de informações e o funcionamento da organização (DAVIS e BRABANDER, 2007).

Segundo a OMG (Object Management Group), organização internacional que aprova padrões abertos para aplicações orientadas a objetos, qualquer trabalho realizado dentro de uma organização é considerado uma atividade (OMG, 2009). Para OMG (2009) um processo é um conjunto de atividades controladas e em sequência. Nesse contexto, todo trabalho realizado em uma organização pode ser considerado uma tarefa, que é o menor elemento na modelagem de um processo. Portanto, identificar e gerir os processos de negócio passou a ser uma preocupação, uma vez que não existe um produto ou um serviço oferecido por uma empresa sem que passe por um processo de negócio. O modelo de unificação dos processos se dará através da medida de similaridade entre eles (EHRIG, KOSCHMIDER e OBERWEIS, 2007; DIJKMAN, DUMAS e GARCÍA-BANUELOS, 2009a), além da aplicação de linguística computacional (PEDERSEN, PATWARDHAN e MICHELIZZI, 2004).

Serão ainda apresentadas duas formas de prover a unificação dos processos de negócio, uma equivalente à união dos dois processos (LA ROSA et al. em que todos os comportamentos são mantidos, e outra unificação personalizada, em que o usuário, especialista em processos de negócio, poderá decidir de que forma serão mapeadas as atividades similares dos processos de negócio, além de fazer outras escolhas, como optar em manter ou não determinada atividade no processo resultante (GOTTSCHALK, AALST e JANSENVULLERS, 2008) 2. Roteirização de rota Para qualquer transporte, é necessário planejamento. Para levar uma carga de um ponto, ou até mesmo colaboradores da empresa a outro, é preciso pensar no caminho mais adequado, considerar trânsito, distância, pedágios, restrições de altura e tráfego de veículos de cargas, condição do asfalto e até mesmo riscos de segurança.

Enfim, diversos fatores que podem impactar diretamente no resultado da operação. MATERIAL E METODOS EMPREGADOS Segundo Vergara (1998), o leitor deve ser informado sobre o tipo de pesquisa que será realizada, sua conceituação e justificativa e pode ser classificada em dois critérios básicos: quanto aos fins e quanto aos meios. Para atingir os objetivos do trabalho foi realizado um levantamento bibliográfico de fontes primárias e secundárias de dados, selecionando livros, periódicos, monografias sobre o tema em questão. Além disso, outras fontes que continham informações sobre o assunto que será desenvolvido também serão utilizadas. O método utilizado para o desenvolvimento da pesquisa será o histórico analítico, abordando na concepção termos e tipologias, sendo do Design Thinking, PPBL e Movimento Maker e estudo de caso, utilizando uma empresa real e principalmente um caso real para a obtenção do sucesso do trabalho, além da realização de um projeto de intervenção.

Figura 1. Etapas do Design Thinking Fonte: Mapfre. com. br. Projeto de intervenção A aplicação prática deste trabalho tem o intuito de promover melhorias em uma determinada empresa, executado em uma empresa de usinagem. A empresa conta com aproximadamente 3. colaboradores que juntos contribuem para o crescimento e consolidação da empresa e das regiões onde está inserida. A empresa possui um rigoroso padrão de qualidade na produção de açúcar e etanol. Além disso, gera energia elétrica a partir da queima do bagaço da cana, que garante o consumo interno e a comercialização do excedente no Sistema Interligado Nacional. A capacidade de produção na safra 2017/2018 foi de 5. Unificação de processos independentes: Foi realizado a unificação dos processos independentes no mesmo transporte para o campo, utilizando o mesmo veículo em alguns casos em 3 processos distintos; 3.

Criar roteirização no campo: com rotas mestres e todos os processos que faziam parte do transporte tem que permanecer próximo a rota. Detalhamento 4. Horários Padronizados Fundamentalmente, a padronização significa que seus funcionários têm um processo estabelecido e testado pelo tempo a ser usado. Quando bem-feita, a padronização pode diminuir a ambiguidade e adivinhação, garantir a qualidade, aumentar a produtividade e aumentar o moral dos funcionários. BPM permite que uma organização alinhe seus processos de negócio à sua estratégia organizacional, conduzindo a um desempenho eficiente em toda a organização através de melhorias das atividades especificas de trabalho em um departamento, a organização como um todo ou entre organizações. De acordo com Faria, (2010) a gestão por processos, resulta em um ambiente favorável à formação de gestão com base no conhecimento, onde a informação deve ser priorizada junto a criação de padrões, permitindo que o ambiente esteja preparado para a mudança e que possa atender rapidamente os desejos de seus consumidores.

Entre os objetivos do BPM estão a intensão de agregar qualidade os produtos e serviços, alinhar a estratégia corporativa, realizar o controle através de documentação, comunicação e indicadores, seguindo avaliação e reestruturação dos processos conforme necessário. Roteirização de Campo Roteirização de campo é o planejamento das rotas que sua frota vai usar. Para fazer as entregas de forma mais eficiente, é preciso pensar nas melhores rotas e planejar o itinerário da frota com cuidado. Além dessas alterações funcionais, a reforma desses processos através do design Thinking, podemos distinguir teorias de motivação de conteúdo e processo. Teorias de conteúdo se concentram no que, enquanto teorias de processo focam em como o comportamento humano é motivado. Teorias de conteúdo são as primeiras teorias da motivação.

No ambiente de trabalho, eles tiveram o maior impacto na prática e na política de gestão, enquanto nos círculos acadêmicos eles são os menos aceitos. Teorias de conteúdo também são chamadas de teorias de necessidades: elas tentam identificar quais são as nossas necessidades e relacionam a motivação ao preenchimento dessas necessidades. REFERÊNCIAS BPM CBOK – Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio. Corpo Comum do Conhecimento – ABPMP BPM CBOK V3. Associationof Business Process Management Professionals, 2013. DAVIS, Rob; BRABÄNDER, Eric. ARIS Design Platform – Getting Started with BPM. Measuring similarity between semantic business process models. In: Roddick, J. F. Hinze, A. eds. AALST, W. M. P. V. D. In Proceedings of the 18th International Conference on Cooperative Information Systems, LNCS Vol.

p. Springer, 2010 OMG, Business Process Modeling Notation (BPMN), versão 1. PEDERSEN, T. PATWARDHAN, S. edição, Tampa, Flórida, USA: Meghan-Kiffer Press, 2003. VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. ª ed. São Paulo: Atlas, 1998.

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