Internet e televisão: um estudo sobre suas relações como ferramentas de entretenimento

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Comunicações

Documento 1

Apesar da TV estar em 97% dos lares de todo o país, a INTERNET ganhou espaço devido a sua interatividade e possibilidade de acesso em qualquer lugar, por diversos aparelhos e até mesmo no aparelho televisivo, trazendo para si uma parcela significativa das pessoas que antes só assistiam a TV. Palavras-chave: TV, Internet, Tecnologia, Mídia. ABSTRACT In an age of great discovery and development we can not deny that the TV and the World Wide Web or simply the INTERNET were undoubtedly the communications media that most brought innovations and perspectives to the entertainment and advertising sectors and especially in the form of communication, interaction and consumption of people. Both the TV and the Internet, daily, produce diverse contents, allowing the public to choose what to see according to age, sex, culture and goals.

The competition between these two media giants is not limited to the public audience, but also includes the interest in having large companies and / or brands in their advertising space. Em meados de 1980, a tecnologia se modernizou e presenciamos a chegada dos microcomputadores permitindo então, a interligação dessas máquinas e o compartilhamento de informações em rede mundial. Antes exclusividade militar para uso em pesquisas, passou a ser comercializado transformando-se assim em uma mídia de massa. A HISTÓRIA DA TV A pré-estreia da televisão no Brasil, aconteceu em 03/04/1950, com uma apresentação do frei mexicano José Mojica, dentro do saguão dos Diários Associados, em São Paulo, onde alguns aparelhos estavam instalados. Em setembro do mesmo ano também em São Paulo, foram transmitidas as primeiras imagens no Brasil para cerca de 500 aparelhos, pela “TV TUPI-DIFUSORA”, uma emissora do Diários Associados do jornalista e empresário Assis Chateaubriand.

Apenas quatro meses depois, em 20/01/1951, a TV TUPI-RIO, é inaugurada no Rio de Janeiro. A “TV Excelsior, fundada em 1959 e cassada em 1970, foi considerada como a primeira emissora a ser administrada dentro dos padrões comerciais de hoje. ” (Mattos, 2002, p. Segundo Jambeiro (2002), a situação da TV no final dos anos 50 e início dos anos 60 foi a seguinte: Embora a era da TV no Brasil comece oficialmente em 1950, somente nos anos 60 o novo meio de comunicação vai se consolidar e adquirir os contornos de indústria. Nos anos 50 a televisão era operada como uma extensão do rádio, de quem herdou os padrões de produção, programação e gerência, envolvidos num modelo de uso privado e exploração comercial. Nos anos 60 a televisão começou a procurar seu próprio caminho, a adquirir processos de produção mais adequados às suas características enquanto meio e transformou-se assim no poderoso veículo de transmissão de ideias e de venda de produtos e serviços que é hoje (Jambeiro, 2002, p.

Desde então, a geração de imagens e transmissão dos sinais foram aperfeiçoadas, ajustando-se a uma plataforma mais moderna, que é representada hoje pela TV Digital Aberta, que também tem sinais transmitidos que “viajam pelo ar” e são recebidos por uma antena UHF, externa, interna ou coletiva, conectada ao um conversor digital externo ou interno, no aparelho de televisão. Essa mudança se fez necessária devido a TV Analógica, não suportar os avanços tecnológicos como programas em HD – alta definição, aparelhos móveis e interatividade. A TV Analógica ou Digital, “aberta”, são serviços gratuitos à população, oferecidos pelas emissoras de canais de televisão abertos. A intenção é que até 29 de novembro deste ano, onde segundo a programação, o sinal da TV Analógica deixará de ser emitido.

Ao longo dos anos surgiu a TV por assinatura ou a cabo, que oferecem os mesmos serviços da TV aberta associado a um pacote de canais fechados, com sinais recebidos por uma antena parabólica diferenciada conectada a um decodificador, conectado ao aparelho de televisão. Nenhum governo, empresa ou instituição controla a rede mundial, tendo seus padrões e normas estabelecidos pela sociedade. As organizações devem pagar para ter e manter sua própria rede. A Internet tornou-se a primeira mídia de massa que permite a interação entre o cliente e a empresa a um custo relativamente baixo. Enquanto a Internet é uma infraestrutura, a world wide web, conhecida por www3 ou web, é uma interface, um dos serviços oferecidos pela Internet, que permite acessar diversos serviços mundialmente.

Todo o processo de desenvolvimento dos aparelhos eletrônicos e das técnicas de programação e produção (hardware e software), foram acompanhando o aumento da influência e do poder da comunicação na sociedade, gerando a exploração comercial dos recursos de comunicação. As melhorias inovadoras, constantemente atualizadas trouxeram provedores de acesso à internet e diversos portais on-line que contribuíram para sua expansão. Desde pesquisas escolares, salas de bate-papo virtual, procura por emprego, entretenimento em geral, como jogos on-line, assistir filmes e vídeos ou mesmo comprar e vender, tudo isso, com apenas um click, agora era possível. A Internet se fez tão presente e importante na vida das pessoas, seja nos lares, escolas, faculdades, lan house ou no trabalho, por computador, smartphones, tablets, notebooks, que não é possível nos dias atuais imaginar o mundo sem a internet, podendo considera-la, talvez, a “maior criação tecnológica”, depois da TV.

NOVAS MÍDIAS A relação do ser humano com o espaço é cada vez mais acrescida por novas experiências. Essas transformações são frutos do diálogo entre cultura, sociedade e técnica, que potencializam as interações sociais e apresentam formas distintas de lidar com outras pessoas e com o espaço. Com um aparelho em mãos, hoje podemos fazer ligações, enviar SMS e MMS, tirar fotos, fazer vídeos, entrar em sites, participar de chat, enviar e receber e-mails, participar de redes sociais, enfim, o aparelho se tornou uma ferramenta múltipla que serve para diversos fins. Nesse contexto, os diálogos entre os DHMCM e as redes sociais online é inevitável, seja através de sites como Facebook, Twitter, Linkedin, Wattsapp, YouTube, etc.

o celular se torna mais uma ponte para a sociabilidade online. Contudo o acesso via celular ainda é pequeno e de grande potencial a ser explorado, principalmente pelo constante barateamento dos aparelhos e melhoria nas redes telefônicas. PESQUISA “O Brasileiro passa mais tempo na internet que na TV, mas é a TV a mídia preferida, escolhida por 76,4% dos entrevistados, seguida da internet 13%. Figura 1 Fonte:http://www. tribunadeindaia. com. br/_conteudo/2017/01/cidade/31686-jornais-lideram-indice-de-confianca-no-pais. html Segundo o estudo, o brasileiro fica em média 3h29 por dia assistindo televisão. dos entrevistados recorrem às redes sociais para essa finalidade. Figura 2 Fonte: http://www. presse. inf. br/facebook-e-a-rede-social-mais-acessada-pelos-brasileiros/ Entre os programas televisivos mais citados espontaneamente, o Jornal Nacional é o campeão, lembrado por 35% dos entrevistados. O rádio é o segundo meio de comunicação mais utilizado, ouvido por 61%, e a internet ocupa a terceira posição, com o acesso de 47% dos entrevistados.

Na outra ponta, 75% disseram que não leem jornais impressos e apenas 6% têm o hábito de ler jornais diariamente. Revistas são a mídia menos presente na vida dos entrevistados: 85% dizem nunca ler e 1% apenas o fazem diariamente. Figura 3 Fonte:http://www. acaert. As regiões metropolitanas e de maior renda per capita também têm mais usuários de internet. O DF é o campeão, com 63% de internautas, seguido do estado de São Paulo (62%). “Percebe-se uma estreita correlação entre renda e acesso à web”, constata a publicação, intitulada “Pesquisa Brasileira de Mídia 2014: Hábitos de Consumo de Mídia Pela População Brasileira”. Figura 4 Fonte:https://exame. abril. M. ELLISON, N. B. Social network sites: definition, history, and scholarship. In: Journal of Computer-Mediated Communication, - Mediated Communication Indiana.

Porto Alegre: ed. Sulina, 2002 MATTOS, Sérgio. História da Televisão Brasileira: uma visão econômica, social e política. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. com. br/glossario-da-internet. htm https://www. passeidireto. com/arquivo/28995937/e-book---midias-sociais/30 https://oglobo. inf. br/facebook-e-a-rede-social-mais-acessada-pelos-brasileiros/ http://www. tribunadeindaia. com. br/_conteudo/2017/01/cidade/31686-jornais-lideram-indice-de-confianca-no-pais.

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