Inteligencia policial no controle do crime organizado

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Segurança pública

Documento 1

A plataforma de inteligência da polícia, após ser criada, será acessada em qualquer Estado brasileiro, para: consulta, troca de informações e respaldo. O sucesso só será alcançado, quando os dados da ferramenta estiverem organizados, por isso as informações deverão ser consistentes a ponto de facilitar o processo. Como objetivo específico é a reflexão sobre Policiamento Ostensivo, como se dará a união e o conjunto das atividades desenvolvidas pela Polícia Militar e a Inteligência no combate de ações criminosas e o objetivo geral analisar o retorno do combate do crime organizado em ações conjuntas com o Ministério Público, Polícia Federal e Civil. Essa é a única maneira que se tem para prevenir os ataques do crime organizado, pois os atos que aconteceram no Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, já beiram o terrorismo.

INTRODUÇÃO A violência no Brasil tem crescido de forma significativa tornando a vida cotidiana mais assustadora e cara, a insegurança que os indivíduos enfrentam tem fundamento, pois o Brasil é um dos países mais violentos da América Latina, sendo a região mais violenta do planeta Terra1, por isso que a inteligência policial deverá ser aprimorada em todos os estados brasileiros, com a ferramenta de banco de dados, mais específica, tendo como objetivo de combater as organizações criminosas dentro das unidades prisionais, pois é justamente de lá que as ordens são enviadas para as facções. Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho dessa natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes[. bibliográficas. As pesquisas sobre ideologias, bem como aquelas que se propõem a uma análise das diversas posições acerca de um problema, também costumam ser desenvolvidas quase exclusivamente mediante fontes bibliográficas[.

HISTÓRIA DA LEGISLAÇÃO PARA ATENDER O CRIME ORGANIZADO O crime organizado no Brasil iniciou-se em 1980, a partir daí o legislador viu a necessidade de se criar uma lei específica para tratar do tema. Em 1982, foi editada a primeira lei que tratava do tema crime organizado, mas não conceituava o que era o crime organizado, no ano de 2000, veio a Convenção de Palermo, da Organização das Nações Unidas (ONU), que tratou e conceituou o crime organizado e definiu. O item concurso material de crimes para o crime organizado, o integrante responde pela ação criminal, mais o crime da Lei 12850/13, no parágrafo §2, com o emprego da arma de fogo, com apenas uma arma de fogo o crime aumenta para a pena mais (½) metade. No parágrafo §3 o chefe da organização terá pena aumentada de acordo com a avaliação do juiz.

No parágrafo §4 trata do aumento de 1/6 ou 2/3 na pena de 3 a 8 anos quando: houver participação de criança ou adolescente; auxílio de funcionário público e a organização se beneficiar; o proveito do crime for para o exterior; houver transnacionalidade(por exemplo: ocorrer no Brasil e ter uruguaios) ou conexões com os estados. Outro item da Lei é quando trata do servidor público e policial, no parágrafo §5fala que o juiz pode afastar o servidor público e policial, como medida cautelosa, quando necessário, caso participe de alguma organização criminosa. No parágrafo §6 o condenado perdera o cargo e terá a interdição por oito anos. Período das primeiras estruturas governamentais voltadas para a análise de dados e para a produção de conhecimentos.

Fig. Resumo Histórico FASE DA BIPOLARIDADE (1964 a 1990) A atividade esteve atrelada, de forma direta, ao contexto da Guerra Fria, de características notoriamente ideológicas. Abrangeu desde a reestruturação do SFICI até a extinção do Serviço Nacional de Informações (SNI).   Fig. Fig. Visão da Comunicação entre os setores e os Estados. Em cada estado brasileiro deverá ter um BANCO DE DADOS, que através da rede VPN(nuvem) manterá o contato com o Órgão da Justiça no Distrito Federal, onde ocorrerá a auditoria e a triagem dos materiais expostos, de forma a reduzir ao máximo o conteúdo para que o acesso seja rápido, objetivo e claro. As informações serão trocadas entre os departamentos: Judiciário Cria Processos: Inquéritos: Ofícios: Interceptações: Consulta: Portabilidade: Assinatura Digital: Audita os Despachos.

Centro de Dados Administra a Plataforma; Dá Suporte aos Usuários. FILHO, Argemiro Procópio e VAZ, Alcides Costa. O Brasil no Contexto do Narcotráfico Internacional. Rev. bras. polít. Acesso em 22/12/18. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 4 Ed. HOINATSKI, Cezar.

65 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download