INTELIGENCIA ARTIFICIAL PARA pessoa Tetraplégicas

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

Informações tais como saber o clima ao redor do mundo, quando será a próxima apresentação de um cantor favorito, onde encontrar um determinado produto a preço menor entre outras coisas, tornou-se possível com poucos clicks em um aparelho que cabe na palma da mão. Entre as várias facilidades propostas pela tecnologia, estão as ferramentas inseridas numa área denominada inteligência artificial. O objetivo primordial do estudo é apresentar a inteligência artificial em favor das pessoas tetraplégicas, identificando algumas ferramentas desenvolvidas para atender este público em específico, com a intenção de proporcionar maior autonomia e menor vulnerabilidade para estas pessoas. A tetraplegia é uma condição que se instala de modo brusco e repentino, ceifando gravemente a autonomia motora do indivíduo acometido.

Esta condição é comumente provocada por graves acidentes de carro ou por tiros, entre outras ocorrências. Através de apenas alguns “cliques” é possível se deslocar de uma determinada origem para determinado destino, com conforto e rapidez, sem contar com diversificadas formas de pagamento para este serviço. As pessoas beneficiadas certamente não tiram tempo para analisar toda a tecnologia envolvida. Neste e em outros casos, a IA precisa ser construída com base em diversas vertentes. Nos bastidores, por assim dizer, existem uma série de processos a serem considerados até que a tecnologia esteja disponível ao usuário. O sistema NLP (Natural Language Processing – Processamento de Linguagem Natural) capaz de compreender conversas, permitindo uma experiência simplificada; softwares para verificação de milhões de imagens; algoritmos de processamento de sensores que ajudam melhorar a precisão das informações são apenas alguns exemplos da tecnologia envolvidas.

Contribuições significativas da tecnologia são evidentes neste cenário. Especialmente as pessoas com deficiência (PCD) podem ser beneficiadas pela tecnologia, contribuindo para a construção de sua autonomia e, consequentemente, impactando em uma melhor qualidade de vida. LIMITAÇÕES SIGNIFICATIVAS PARA PESSOAS TETRAPLÉGICAS A pessoa com deficiência, segundo a Política Nacional de Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência, é classificada de acordo com suas necessidades, seguindo cinco categorias, a saber: deficiência motora, visual, auditiva, mental e múltipla, sendo que nesta última existe a presença de duas ou mais deficiências em um mesmo indivíduo. LIMA et. al. Envolve poder exercer uma profissão remunerada que permite instabilidade financeira e inclusão social. Indivíduos tetraplégicos têm essa autonomia significativamente limitada.

Apesar de todos os avanços tecnológicos, ainda é um desafio proporcionar para essas pessoas uma qualidade de vida adequada, incluindo a garantia de sua autonomia. Possivelmente as dificuldades mais presentes na vida das pessoas tetraplégicas seja questões associadas com sua comunicação e mobilidade. Essas duas vertentes estão diretamente associadas à inteligência artificial. A qualidade de vida deve ser percebida pelo indivíduo, considerando sua posição na vida, o contexto cultural em que está inserido e seus valores construídos por objetivos, expectativas, padrões e preocupações. Em especial, o público de pessoas com deficiência, merece destaque quanto a melhoria na qualidade de vida, por apresentarem maiores repercussões física, psicológica e social. Aspectos que afetam no âmbito emocional de pessoas com tetraplegia, são a reclusão social, sentimentos de inutilidade e baixa autoestima, podendo alterar a imagem corporal.

LIMA et. al. Através destes dispositivos estas pessoas também podem trabalhar e se socializar, além de se recrear. MOTRIX – Software que permite as pessoas com deficiência motoras graves, em especial tetraplegia, acessar microcomputadores, permitindo assim a intermediação da Internet. Essa ferramenta permite amplo acesso à escrita, leitura e comunicação. O sistema é acionado por meio de comandos falados através de um microfone. SITE CASAADAPTADA, 2015). Mouse Ocular – o funcionamento do software, em suma, envolve mover a seta com os olhos até selecionar a letra desejada e piscar quando chegar à letra escolhida. A partir desta seleção, vão se formando as palavras. “O mouse ocular permite a utilização do computador com amplas perspectivas, tais como digitar textos e criar documentos, navegar na internet, trabalhar utilizando o computador”.

LOPER E MARTINS, 2011, p. O usuário pode participar de jogos virtuais, bate-papos, acessar sites de relacionamentos e outras funcionalidades. BALDASSIN, Valéria; LORENZO, Cláudio; SHIMIZU, Helena Eri. Tecnologia assistiva e qualidade de vida na tetraplegia: abordagem bioética. Revista Bioética, vol. n. p. Comunicação e inteligência artificial: novos desafios e oportunidades para a pesquisa em comunicação. Revista Galaxia, n. p. Disponível em: <http://www. scielo. São Paulo: Novatec Editora, 2020, 212p.

74 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download