INFORMA BOSQUE

Tipo de documento:PIM

Área de estudo:Tecnologia da informação

Documento 1

Palavras-chave: Fundamentos de Sistemas Operacionais. Lógica. Estatística. Desenvolvimento Sustentável. SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 4 2 FUNDAMENTOS DE SISTEMAS OPERACIONAIS 5 2. p. o sistema operacional, nada mais é que um gerenciador, implementador de arquivos, o mesmo faz a estruturação e organização das informações. O SO é um software chave na operação de qualquer módulo processador1, sejam eles, PC’s, notebooks, smartphones, geladeiras inteligentes (através da internet das coisas), etc. Ainda na década de 50 do século XX surgiu o ENIAC, um mainframe que ocupava um compartimento completo, era operado por técnicos, aos quais decidiam a hora de liga ou desligar as chaves necessárias, portanto, o técnico envolvia-se diretamente com o hardware (JORDÃO, 2013). Pode-se concluir que o primeiro sistema operacional foi o próprio ser humano, visto que o próprio tinha contato direto com a máquina.

• Portabilidade (HP, IBM, Silicon Graphics, Sun, etc. • Controla periféricos. • Imprime arquivos. • Compila programas. • Redes. Para tal empreitada, é necessário um time especializado, com integrantes de cada área envolvida, ou seja, Engenheiros de Software, Analistas de Desenvolvimento de Sistemas, programadores, profissionais da área Elétrica, como Engenheiros Elétricos e seus Técnicos em Eletrotécnica e o uso do sistema de Arduino, muito usado para carros autônomos. Cada um vai desempenhar um papel importantíssimo no desenvolvimento do sistema informativo batizado de “Informa Bosque”. Segundo a UNICAMP (2020, p. o arduíno “[. é uma plataforma open-source de desenvolvimento que consiste em uma placa com microcontrolador e uma IDE (Integrated Development Environment), o software que permite ao usuário desenvolver o código usado pela placa”. Para FERRARI et al (2008, p. “Um algoritmo pode ser definido como uma sequência finita de passos (instruções) para resolver um determinado problema”.

Pode-se comparar um algoritmo a uma “receita” em uma ordem específica que resolve um problema. Construção do algoritmo do Informa Bosque O funcionamento básico do Informa Bosque será simples, entre o terminal e o smartphone. O terminal ficará em cada ponto atrativo e nas entradas do Bosque, assim que o usuário chegar, ele escolherá o local ao qual ele deseja ir, em seguida aparece um pequeno informativo sobre a sua escolha, caso queira, o usuário confirma então aparecerá um QR Code e agora que ele pega o seu app no smartphone lerá o QR Code e em seguida abrirá uma rota interna do bosque via GPS até o ponto desejado pelo usuário. Ao considerar os números observados no gráfico acima, entende-se que a implantação do projeto será bastante útil para atender ao montante de visitantes do bosque, facilitando assim seu trajeto no interior do parque e tornando sua visita mais proveitosa.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Haja vista os demais pontos já observados no decorrer do texto, temos o desenvolvimento sustentável como um dos principais pilares do projeto. Afinal, o assunto em questão, o desenvolvimento sustentável, segundo Sachs (2000) aparece como um ideal ético que preza o respeito a natureza e o sustento da vida. Pensando nisso, em se tratando de um sistema eletrônico que necessita de fonte energia para funcionar, foi escolhida a energia solar como a fonte principal que irá proporcionar o funcionamento dos terminais. A energia solar foi escolhida, basicamente, por três razões; a primeira razão foi por conta do fator sustentável, o clima da região onde o bosque se localiza e a economia com a conta de energia elétrica. Disponível em: https://www.

tecmundo. com. br/macos/10556-unix-o-pai-de-todos-os-sistemas-operacionais. htm. GARTNER. Worldwide Sales of Smartphones Returned to Growth in First Quarter of 2018. Disponível em: Acesso em: 15 abr. GOOGLE.  What is Flutter? 2020. Acesso em: 14 abr. LEITE, Andreza.  SISTEMAS OPERACIONAIS: sistema de arquivos. s. L.  History of Multics. Disponível em: https://web. mit. edu/multics-history/#history. Acesso em: 14 abr. Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Editora Garamond, 2000. SHIGUTI, Wanderley Akira et al.  Apostila de Estatística. Brasília: X, 2016. Campinas: Ger, 2020. Disponível em: http://www. gerunicamp. com. br/wp-content/uploads/2016/08/Apostila-GER.

126 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download