INFLUÊNCIA DAS CORES NA PUBLICIDADE INFANTIL

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 6 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 6 3 JUSTIFICATIVA 7 4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 8 4. AS CORES E A PUBLICIDADE 8 4. A PUBLICIDADE INFANTIL 9 4. CORES NA PUBLICIDADE INFANTIL 10 5 METODOLOGIA 12 6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 13 REFERÊNCIAS 14 1 INTRODUÇÃO A percepção de cores está presente em nossa vida desde o nascimento e possui grande capacidade de dominar nossas emoções, ainda que de maneira inconsciente. As crianças estão se tornando fortes consumistas, passando a ser conhecidas como mini adultos. Este fato pode ser atribuído à curiosidade precoce das crianças que é despertada pela televisão, computador, e até mesmo, os celulares. As crianças estão sendo cada vez mais seduzidas pelos meios de comunicação. É neste sentido que se propõe a problemática para este estudo e pretende-se investigar: quais são os fatores de influência da mídia no desejo de consumo das crianças e seu papel no processo de decisão de compra dos pais? (CREPALDI, 2008).

Karsaklian (KARSAKLIAN, 2008) considera que, em geral, a vulnerabilidade das frente às campanhas publicitárias é maior do que em adultos, uma vez, que os pequenos desconhecem os objetivos da comunicação publicitária. Todo ano são investido mais de 200 milhões de reais em publicidades destinadas a produtos e marcas infantis. As mídias digitais e propagandas direcionadas ao público infantil moldam cada vez mais a forma como a sociedade pode agir, pensar e consumir. Aproximando cada vez mais a criança do mundo adulto. Hoje o jogo das cores dentro de publicidades é peça fundamental para influenciar uma criança e consequentemente movimentar o mercado financeiro, porque as marcas ao criarem propagandas que influenciam crianças e estimulam seus pensamentos fazem com que seus pais (consumidores principais) comprem determinado produto ou serviço.

Através de estudos é comprovado que as cores podem afetar e mexer diretamente com a imaginação de qualquer criança, estimulando desejos como brincar, comer, estudar, ler, rir, cantar entre outros. Farina (FARINA, 2013), em seu trabalho “A psicodinâmica das cores em comunicação”, também considera que a idade influencia na preferência da cor. Aparentemente as pessoas preferem o vermelho no período de 1 a 10 anos de idade, o laranja dos 10 aos 20 anos, o amarelo dos 20 aos 30, o verde dos 30 aos 40, azul dos 40 aos 50, lilás dos 50 aos 60 e roxo para os acima de 60. Ao fazer compras, os indivíduos mais idosos preferem comprar produtos em embalagens onde predomina o azul, enquanto o indivíduo mais jovem prefere produtos com a cor vermelha. Ainda que as cores já possuam função bem definida e específica de ajudar na clareza da mensagem a ser transmitida, o seu efeito sob o espectador pode ser imprevisível.

Cada indivíduo responde ao estímulo de uma maneira gerando uma resposta nem sempre uniforme (CREPALDI, 2006). A maneira das crianças verem a publicidade e os produtos difere em muito da dos adultos. Elas encaram, por exemplo, o aspecto do produto, como parte integral do produto e não só como embalagem ou proteção. Devido a diferenças entre a visão infantil e adulta de receber um anúncio e principalmente porque a vulnerabilidade entre as crianças é maior, que existem legislações específicas para a publicidade infantil, sendo que as que não atendam essas especificações sejam classificadas como abusivas. No Brasil, a Resolução do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), aponta alguns tipos de publicidade como abusivas a esse público, a saber:.

É necessário encontrar argumentos que convençam inclusive as crianças a adquirirem o produto usando de toda habilidade para incentivá-las ao consumo, no entanto, no Brasil, sem se utilizar de estratégias que fujam à ética (FONTANELLE, 2016). Situações como esta, exemplificam a grande necessidade de limites mais rigorosos nas propagandas direcionadas a crianças (STORY, FRENCH, 2004). METODOLOGIA A pesquisa a ser desenvolvida se trata de uma pesquisa qualitativa e descritiva. Consistirá no levantamento bibliográfico acerca de informações sobre o uso das cores na publicidade e qual a sua influência na publicidade infantil. Para tanto, serão utilizados artigos científicos de revistas nacionais e internacionais, constando do período dos anos 1990 até o presente momento. Serão avaliados artigos mais antigos para a elucidação das mudanças que aconteceram na maneira de anunciar nos anos noventa, onde a principal mídia era a televisão e após os anos dois mil, com o advento da popularização da internet.

X X Entrega da primeira versão do projeto. X Entrega da versão final do projeto. X X Revisão das referências para elaboração do TCC. X X X X X X Elaboração do Capítulo 1. X X X X X X Revisão e reestruturação do Capítulo 1 e elaboração do Capítulo 2. A. Marketing Infantil: um estudo sobre a influência da publicidade televisiva nas crianças. Dissertação de mestrado. Faculdade de Economia. Universidade de Coimbra. intercom. org. br/pdfs/101507895620222080633703116993941865065. pdf. Acesso: 25 de out. KARSAKLIAN, Eliane. Comportamento do Consumidor. São Paulo. Atlas S. A, 2008. STORY, M. FRENCH, S. Food Advertising and Marketing Directed at Children and Adolescents in the US. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity 2004, 1:3. Disponível em: https://ijbnpa.

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