INFLUÊNCIA DA MÚSICA NA VIDA ADULTA

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Música

Documento 1

Considerada uma linguagem universal, que encontra-se presente em nosso dia-a-dia de várias formas, a música precisa ser aproveitada não apenas como recreação, mas principalmente como uma ferramenta de que o educador pode e deve se aproveitar ao máximo para facilitar o ensino, a aprendizagem e, portanto, o desenvolvimento da criança. A música, além de integrar aspectos sensíveis, afetivos e cognitivos, promove a integração e socialização das crianças, e constitui-se como uma das formas de expressão do ser humano, por isso é considerada um elemento que gera grande motivação durante o processo pedagógico e deve ser explorado. Alguns autores como Menuhin e Davis (1990), relatam que existem indícios de que, o homem primitivo utilizava de instrumentos musicais como tambores e flautas para sua comunicação.

Esses indícios foram encontrados em cavernas com pinturas rupestres e em outros achados arqueológicos, e foram datados entre 40 e 35 mil anos atrás. As manifestações, estavam relacionadas com alguns acontecimentos como nascimento ou casamento e até mesmo mudanças das estações do ano. Vejo ainda a importância das aulas de musicalização infantil, pois são capazes de auxiliar muitas crianças em vários aspectos de seus cotidianos, e tenho isso como experiência própria. Um desses aspectos impactados pela musicalização é a convivências em grupo, pois na maioria das vezes as aulas de musicalização são realizadas em grupo, desta forma, as crianças aprendem ainda a respeitar aos colegas e são incentivados a interação e socialização entre eles.

A percepção sensorial motora da criança também é trabalhada durante essas aulas, ao estudar os ritmos, e as melodias contribuem para o processo desenvolvimento linguístico. A criança ainda pode ter sua autoestima elevada e a manifestação artística é aperfeiçoada quando ela entra em contato com a criação e melodias e ritmos. Crianças que tomam aulas de música durante um certo período de tempo e de forma regular, tem sua capacidade cerebral aguçada pelo resto de sua vida adulta, principalmente nas áreas associadas às suas funções executivas, o que quer dizes que essas pessoas tem uma maior capacidade de regular seus comportamentos, resolver problemas, processar e reter informações. Isso era tão normal para mim, que eu acreditava que todos meus amigos e amigas também eram capazes de identificar esses sons e que tivessem a mesma percepção musical que eu, porém, somente algum tempo depois que pode perceber que isso, obviamente, não era verdade.

Ou seja, esse conhecimento foi adquirido de forma natural pelo estudo da música durante minha infância. O conhecimento musical que obtive em minha infância foi imprescindível para meu desenvolvimento ao longo minha vida pessoal, profissional e social, contudo percebo hoje, que, se após minha formação em piano clássico, eu não tivesse interrompido a prática e tivesses continuado a tocar, sem dúvidas eu estaria usufruindo de maiores e melhores benefícios. POR QUÊ SE ESTUDAR MÚSICA NA INFÂNCIA? Através da música somos capazes de nos expressar e manifestar nossos sentimentos, a música contribuir para nosso desenvolvimento quanto seres sociais. Dada essa importância à música, esta, deveria ser indispensável no âmbito educacional, uma vez que contribui para nosso desenvolvimento.

A linguagem musical é capaz de promover a integração entre os aspectos sensíveis, afetivos, estéticos e cognitivos, bem como proporciona a interação e comunicação social. A música ainda é uma das formas mais importantes da expressão humana, o que justifica, sua presença na grade curricular infantil. A musicalização, ainda tem o objetivo de desenvolver em uma criança, senso musical, sua sensibilidade, expressão e, ritmo. Em outras palavras, o processo de musicalização almeja fazer com que, uma criança desenvolva certa sensibilidade musical, com um amplo universo sonoro. Alguns autores defendem a educação musical nas escolas, com o objetivo de despertar a afetividade, a sensibilidade musical, o desenvolvimento cognitivo e as relações interpessoais entre as crianças. É importante despertar a sensibilidade para a música, explorando a expressão vocal e corporal da criança, possibilitando assim, desenvolver a linguagem, aprender a explorar o meio que vive e interagir de forma social.

O uso de elementos presentes nas práticas escolares que se expressam mediante a linguagem musical como, os jogos, as danças, as brincadeiras de roda, as adivinhas, o faz de conta, os jogos de improviso, o trava-línguas, são de fundamental importância, pois desenvolvem na criança a expressividade musical, situando-a numa organização de espaço e tempo. A MÚSICA E A EVOLUÇÃO DO SER O ser humano sempre buscou diferentes formas de expressar seus sentimentos, se comunicar e expressar suas emoções. Assim a música, é uma forma de linguagem, é uma manifestação de arte que se encontra presente em vários momentos de nossas vidas e exerce um papel importante em nossa formação quando ser, e através da linguagem musical é possível desenvolver a linguagem oral, as artes corporais e a afetividade.

Como forma cultural, a música ainda deve ser estudada como matéria em si, como linguagem artística. As cantigas de roda, por exemplo, facilitam a socialização, o raciocínio lógico, a linguagem verbal, a coordenação motora, a linguagem do corpo, a identificação da realidade e a interação com o ambiente, pois estimula a lateralidade, o reconhecimento das cores e dos números. A cultura, a história e a música estão relacionadas através do percurso da humanidade, permanecendo atuantes no presente, registrando permanências e possíveis mudanças futuras. Musicalizar é um processo que completa o desenvolvimento da criança, que vai ao encontro dos seus interesses e proporciona benefícios que ela própria não consegue avaliar, mas é capaz de sentir.

Musicalizar atualmente é uma diversão, onde os mesmos símbolos vão fazendo parte da vida das crianças, de uma maneira muito simples e agradável. Não significa levar a criança ao estudo de um instrumento determinado com o objetivo de transformá-la em um músico profissional ou coisa do gênero.

114 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download