Indústria de bloco cerâmico; PESQUISA

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

COMPOSIÇÃO DO MATERIAL CERÂMICO. BLOCOS CERÂMICOS. PROCESSOS DE FABRICAÇÃO. TIPOS E FAMÍLIAS DE BLOCOS CERÂMICOS. CARACTERÍSTICAS DOS BLOCOS CERÂMICOS. As cerâmicas vítreas são subprodutos da cerâmica de argila, podendo ser a cerâmica vermelha, utilizada na fabricação de telhas e tijolos; cerâmica branca, empregada na fabricação de revestimentos e artigos de porcelana e a cerâmica refratária, resistente ao calor e indicada para a fabricação de fornos e ambientes expostos a altas temperaturas (PAVANATI, 2015). BLOCOS CERÂMICOS 3. PROCESSOS DE FABRICAÇÃO A argila ideal para fabricação de blocos cerâmicos adquire plasticidade quando misturada com água, possibilitando sua moldagem, e sua resistência à tração deve ser suficiente para garantir que as partículas entrem em fusão quando a argila é queimada a altas temperaturas (RIZATTI, 2011).

Bauer (2008) relaciona e explica as seguintes fases para a preparação da argila: Extração do barro: o tipo de barro é determinante para as características do bloco cerâmico, pois o teor de argila, granulometria, umidade e outros fatores influenciam no resultado do produto final. Preparo da matéria-prima: diversos aspectos podem compor esta fase, que constitui na etapa anterior à industrialização da argila. Pode ser utilizado em alvenaria estrutural, porém exige, neste caso, maior controle de qualidade durante sua produção. Bloco cerâmico: também conhecido como tijolo baiano, sua fabricação ocorre através de técnicas bem definidas, em linha de produção, com preparação prévia da matéria prima em equipamentos específicos. Pode ser encontrado como boco de alvenaria de vedação ou estrutural.

Figura 1 – tipos de blocos cerâmicos. Fonte: Bauer (2008). BLOCOS CERÂMICOS COM FUNÇÃO ESTRUTURAL Os blocos cerâmicos estruturais compõem um sistema de alvenaria em que as paredes desempenham papel de vedação e estrutural (PINHEIRO, 2009). Os blocos cerâmicos estruturais são diferenciados dos blocos cerâmicos comuns por possuírem furos prismáticos, projetados para serem assentados com os furos na vertical, cujas formas e posição devem ser considerados em projeto, uma vez que a aplicação de carga pode resultar em concentração de tensões que podem comprometer o potencial resistente do elemento (RIZATTI, 2011). A utilização de blocos cerâmicos com finalidade estrutural tem sido cada vez mais recorrente nos últimos anos, em substituição ao emprego de blocos de concreto, especialmente nos grandes centros (CAMACHO et al.

pois, conforme justifica Pinheiro (2009), a utilização de blocos cerâmicos na alvenaria estrutural concorre para o evitamento de desperdícios e proporciona agilidade na execução. REFERÊNCIAS ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (Rio de Janeiro).  Ambiente construído, Porto Alegre, v. n. p. abr. jun.  Notas de aula, Porto Alegre, 2017. MARTINS, João Guerra; SILVA, Antonio Paredes da. Materiais de construção.  In: MATERIAIS de construção: produtos cerâmicos. Porto: [s. ed. Disponível em: https://www. scielo. br/pdf/rmat/v25n1/1517-7076-rmat-25-01-e12602. pdf. p. Dissertação (Mestrado em Construção Civil e Preservação Ambiental) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009. RIZZATI, Eduardo et al. Tipologia de blocos cerâmicos estruturais: influência da geometria dos blocos no comportamento mecânico da alvenaria.

 Revista Matéria, Alegrete, v.

27 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download