INCLUSÃO ESCOLAR: PROJETO DE ENSINO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

Projeto de Ensino (Graduação em Educação Física) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Cidade, 2019. RESUMO Este projeto tem como tema: “A Inclusão Escolar”, apresentando como linha de pesquisa, a função da escola e o papel do professor no processo dessa inclusão. O tema abordado é de relevância para professores das séries iniciais e remete a pensar na inclusão como uma forma de uma educação de qualidade. As questões a serem respondidas serão: Qual importância da inclusão escolar nas séries iniciais? Quais os desafios enfrentados pelos professores quando o assunto é inclusão? Neste contexto, o objetivo principal do trabalho será analisar a importância da inclusão escolar nas séries iniciais. TEMA DO PROJETO Este projeto tem como tema: “A Inclusão Escolar”, apresentando como linha de pesquisa, a função da escola e o papel do professor no processo dessa inclusão.

JUSTIFICATIVA O tema abordado é de relevância para professores das séries iniciais e remete a pensar na inclusão como uma forma de uma educação de qualidade. Por muitas vezes, professores fazem questionamentos sobre os profissionais que irão receber crianças com algum tipo de deficiência e se estão preparados profissionalmente, suas reações ao receber essa criança, quais são os recursos que utilizar e como a interlocução com outros profissionais contribui com o trabalho que será realizado. Portanto, Mantoan (2011, p. afirma que a “inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças”, isto é, quando as crianças e o professor percebem e aceitam as diferenças acontece à inclusão. OBJETIVOS Geral: Analisar a importância da inclusão escolar nas séries iniciais.

Específicos: - Entender a inclusão escolar no Brasil; - Tratar sobre á importância da Flexibilização das Práticas Pedagógica através do Projeto Político-Pedagógico para a superação das dificuldades dos alunos especiais; - Analisar os desafios dos profissionais da educação, e se os professores das séries iniciais estão preparados para esta inclusão. REVISÃO DE LITERATURA Pode-se dizer que, por muitas vezes destaca-se que, á inclusão do aluno, considerando a participação plena nas atividades escolares e aprendizagem, ainda não é para a maioria uma realidade. Pois em muitos casos, o trabalho com esses alunos, principalmente, na sala comum, compõe de certa forma um grande desafio para os educadores. Sendo assim, destaca-se que, a tomada de decisão sobre a inclusão da criança na sala comum, deve-se considerar além das singularidades do sujeito, o ambiente escolar onde este aluno está inserido, e o contexto familiar do mesmo.

Assim, o presente trabalho obedecerá ao seguinte cronograma: FASES DATAS INÍCIO DIAS TÉRMINO Projeto de Pesquisa Revisão de Conteúdo e Análise dos dados Inicio da Contextualização dos materiais Organização Digitação Revisão Final Encadernação Apresentação Final Data da Entrega 5 CONSIDERAÇÕES FINAIS O professor é construtor de conhecimentos e agente transformador em sua sala de aula. Torna-se cada vez mais pensar que é um privilegiado vivenciar as diferenças e contribuir com a educação. Sendo assim, este estudo pode ser de grande importância para proporcionar aos professores de séries inicias uma oportunidade de reflexão sobre a inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais. Por um lado, quando se trata sobre á fase do processo de inclusão, torna-se importante que a escola considere as especificidades de cada aluno, seja ele público-alvo da educação especial ou não, garantindo o acesso, a interação, tolerância e respeito às diferenças.

A realização deste trabalho, também poderá contribuir, para evitar algumas dificuldades que professores enfrenta com a inclusão, mostrando que uma saída seria á escola entender que o educador atualmente necessita trabalhar junto ao psicopedagogo e torna-se imprescindível estar atento aos comportamentos de seus alunos. São Paulo: Atlas, 2008. MANTOAN, M. T. E. O desafio das diferenças nas escolas. n. p.

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