Incidencia de flictenas em paciente com fratura de tornozelo

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Enfermagem

Documento 1

OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO 5 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 5 3 JUSTIFICATIVA 6 4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7 4. ANATOMIA DO TORNOZELO. FRATURAS DE TORNOZELO. FLICTENAS EM FRATURAS DE TORNOZELO. Sua presença atrasa o tratamento cirúrgico, além de aumentar as taxas de infecção e de deiscência na ferida de fratura (SIMON E SHERMAN, 2013). Apesar de não haver consenso sobre qual o melhor tratamento, a maioria dos especialistas têm deixado as bolhas intactas, cobertas com iodo, pomadas e sulfadiazina de prata (SIMON E SHERMAN, 2013). A assistência de Enfermagem ao paciente com flictenas em fraturas deve seguir a orientação médica, sendo que em alguns casos o tratamento indicado é apenas conservador, evitando ao máximo a exposição do transudato, que é estéril e age como curativo biológico (NAYDUCH, 2009).

O Enfermeiro deve atentar também para a evolução dos flictenas, sinais de infecção e edema. O tratamento de flictenas em fraturas é imprescindível para a realização do procedimento cirúrgico. A cirurgia seria retardada ainda mais, resultando em prolongamento da dor para o paciente (SIMON E SHERMAN, 2013). O período prolongado para o tratamento da fratura resultam ainda em maior período de afastamento do trabalho e atividades de lazer, considerando que dependendo da gravidade da lesão, o paciente pode ficar em internamento desde o momento da fratura ao pós-operatório. Devido à necessidade de realizar o tratamento da fratura de tornozelo e da utilização de procedimentos invasivos, essa pesquisa se justifica através da compreensão de que o tratamento de flictenas em tornozelos fraturados influencia na melhora do quadro clínico do paciente.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4. ANATOMIA DO TORNOZELO A articulação talocrural (tornozelo) é a junção da perna com o pé. – Fraturas de Tornozelo Estas fraturas tendem a acometer com mais frequência a população idosa feminina, sendo que a frequência aumenta com a longevidade. Além desse, outros fatores de risco seriam homens com idade maior que 60 anos, obesidade e tabagismo (SBOT, 1956). As fraturas de tornozelo são lesões que acontecem frequentemente, ocasionadas por traumas de rotação na região do tornozelo (GIORDANO et al, 2007). Podem envolver osso, cápsula, ligamentos e cartilagem (SBOT, 1956). Estas fraturas acometem principalmente a orientação e a contenção, não trazendo alterações articulares à sua evolução (BELLIBONE E GALLUCCI, 1960). O diagnóstico é realizado por meio da análise da história clínica, realização de exame físico e avaliação por imagem da região.

O aumento da prática de esporte e envelhecimento da população mundial podem ocasionar fraturas por estresse ou por insuficiência do tecido ósseo, respectivamente, devendo ser suspeitadas e investigadas em caso de dor persistente no tornozelo (GIORDANO et al, 2007). Para lidar com o grande número de lesões de tornozelo que se apresentam em pacientes em situações de emergência, foram criados alguns critérios para a solicitação de radiografias de tornozelo. Esses critérios são conhecidos como critérios de Ottawa e reúnem as principais indicações clínicas para justificar a solicitação de radiografias no tornozelo: a existência de dor próximo a um ou ambos os maléolos é fundamental. A este critério devem-se somar um ou mais dos seguintes: idade >55 anos; incapacidade de sustentar peso; sensibilidade óssea sobre a borda posterior ou a ponta de qualquer um dos maléolos (BUCHOLZ et al, 2013).

Existe o consenso de aguardar 7 a 14 dias para a realização do tratamento cirúrgico. Esse tempo seria determinante para a diminuição do edema e prevenção da formação de flictenas. Excetuam-se as fraturas expostas, que necessitam de tratamento cirúrgico imediato (DE PAULA, BIONDO-SIMÕES E RICHARD-LUZZI, 2006 apud HEIER et al, 2003). METODOLOGIA Pesquisar não se traduz apenas em buscar a verdade, mas em encontrar respostas, significados, para questões propostas utilizando métodos científicos (RAMOS, 2009). Com o objetivo de responder o problema de pesquisa delineado, adotou-se como método a pesquisa bibliográfica, de análise qualitativa, natureza pura.    X           Definição da metodologia.      X         Pesquisa bibliográfica e elaboração da fundamentação teórica.      X       Entrega da primeira versão do projeto.        X       Entrega da versão final do projeto.

X Revisão das referências para elaboração do TCC.              X Defesa da monografia. X REFERÊNCIAS BELLIBONI, D; GALLUCCI, F. Fraturas-luxações do tornozelo.  Revista de Medicina, v. n. Barueri, SP: Manole, 2013. DE PAULA, S. S; BIONDO-SIMÕES, M. de L. P; LUZZI, R. Disponível em: < http://www. portalatlanticaeditora. com. br/index. php/fisioterapiabrasil/article/view/371 > Acesso em: 01 set. amb. org. br/_BibliotecaAntiga/fraturas-do-tornozelo-no-adulto-diagnostico-e-tratamento. pdf > Acesso em: 25 ago. NAYDUCH, D; THORELL, A. SIMON, R. R; SHERMAN, S. C. Emergências Ortopédicas. ed. Anatomia Humana [tradução]. ª ed. Barueri, SP: Manole, 2003. VARELA, C. D. watkins, j. Estrutura e função do sistema musculoesquelético. Porto Alegre: Artmed, 2001. WOLF-HEIDEGGER, G; WERNECK, H. tradução].

76 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download