INCIDÊNCIA DE CARCINOMA EPIDERMÓIDE BUCAL EM PACIENTES JOVENS: LEVANTAMENTO DA LITERATURA

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Odontologia

Documento 1

Resultado: Mediante a leitura dos periódicos selecionados emergiu-se três categorias: Conhecimento dos jovens acerca dos fatores que predispõe a ocorrência da CEB, características comuns da doença em jovens e o papel do odontólogo como peça fundamental no diagnóstico precoce. Conclusão: Foi evidenciado que os jovens apresentam conhecimento insatisfatório sobre a associação de infecções virais como predisposição para o desenvolvimento de câncer bucal, sendo este câncer frequente na língua, bem como evidenciou a importância do profissional odontólogo na prevenção e diagnóstico precoce proporcionando assim qualidade de vida. Descritores: Carcinoma. Cavidade oral. Pacientes jovens. A vista disso, tal fenômeno apresenta um advento preocupante visto o declínio nas taxas de câncer em idosos e a distinta progressão da doença em pacientes jovens1.

Portanto, a questão norteadora que impulsiona a realização deste estudo por meio de uma revisão integrativa da literatura é: Quais as evidências científicas acerca da incidência de carcinoma epidermóide bucal em pacientes jovens? Diante da relevância e complexidade do tema, percebe-se que ainda há muitas controvérsias acerca do Carcinoma Epidermóide Bucal em jovens relacionados a fatores de risco e características. Nesta perspectiva, este estudo tem como objetivo geral verificar evidências cientificas acerca da incidência de carcinoma epidermóide bucal em jovens e como objetivos específicos apontar o conhecimento de pacientes jovens acerca da CEB, descrever características da doença em jovens e evidenciar a importância do profissional odontólogo na prevenção e diagnóstico precoce para melhor qualidade de vida.

MÉTODO A presente pesquisa consiste em uma revisão da literatura. Este método baseia-se em material já elaborado em livros e artigos científicos tendo como principal vantagem permitir ao investigador uma ampla pesquisa e análise de forma completa, o que poderia não ter consistência se fosse feita de forma direta6. No primeiro momento foram recuperados 186 artigos científicos, após refinamento da busca e extração dos artigos conforme critérios de inclusão e exclusão, apenas 15 dessas publicações foram cuidadosamente selecionados pois estavam melhor relacionadas a questão norteadora e ao tema escolhido da pesquisa. A figura 01 mostra de forma criteriosa a escolha dos artigos: Figura 01 – Fluxograma detalhado da escolha dos artigos Registros de identificação das bases PubMed Total = 186 Artigo não selecionados Ano de publicação = 48 Apenas resumos = 14 Editorial = 09 Tese = 06 Total = 77 artigos Artigos selecionados Total = 99 artigos Artigos excluídos Duplicatas = 09 Título = 22 Resumo = 63 Total = 94 Artigos incluídos na análise qualitativa Total = 15 artigos Esta revisão seguiu-se pela análise de quinze artigos que investigaram acerca da incidência de carcinoma epidermóide bucal em jovens entre os anos de 2012 a 2020.

Os periódicos analisados foram descritos em título do periódico, autor/ano, método, revista de publicação e objetivo dos artigos como estão apresentados na Quadro 01: TÍTULO AUTOR/ ANO MÉTODO REVISTA DE PUBLICAÇÃO OBJETIVO Unusual Presentation of Oral Squamous Cell Carcinoma in a Young Woman09 França et al. Relato de caso Sultan Qaboos University Medical Journal Descreveu sobre mulher de 39anos diagnosticada com CEB sem história de uso de tabaco e alcool A comparison of oral squamous cell carcinoma between young and old patients in a single medical center in China10 Sun, Fang, Guo (2015) Análise estatística International Journal of Clinical and Experimental Medicine Avaliação dos dados obtidos de pacientes com CEC oral com menos de 40 anos e pacientes com mais de 40 anos Clinical findings and risk actors to oral squamous cell carcinoma in young patients: A 12-year retrospective analysis11 Santos et al.

Análise retrospectiva e retroletiva a partir de prontuários Medicina Oral Patologia Oral y Cirurgia Bucal Examinou todos os casos de pacientes jovens diagnosticados com CEC. Estudo retrospectivo com análise estatística Sao Paulo Med Journal Avaliou as características clínico patológicas da neoplasia maligna. Awareness of Polish undergraduate and graduate students regarding the impact of viral infections and high-risk sexual behaviors on the occurrence of oral cancer17 Lewandowski et al. Qualitativo/ Transversal Medicine (Baltimore) Avaliou conhecimento de estudantes universitários poloneses de graduação e pós-graduação acerca do câncer bucal e ao impacto da infecção por HPV e do comportamento sexual de alto risco, incluindo contatos oro-genitais. Impact of Age on Disease Progression and Microenvironment in Oral Cancer18 Vincent-Chong et al. Estudo experimental Impact of Age on Disease Progression Analise do impacto da idade na incidência tumoral, crescimento e microambiente de carcinoma de células escamosas de cabeça e pescoço em modelos de camundongo.

As lesões clássicas encontradas na região bucal são úlceras caracterizadas por margens irregulares e elevadas e nódulos caracterizados por bordas mal delimitadas e duros a palpação aderidos firmemente aos tecidos subjacentes, leucoplasia definida pela presença de uma placa branca, eritroplasia definido pela presença de uma placa vermelha e esporadicamente apresentam linfadenopatia cervical sem outro sintoma específico a casos extremos como fístulas cutâneas, sangramento, e caquexia25. O CEB pode aparecer em qualquer área da boca, contudo é percebido que algumas áreas são mais frequentes como a língua, assoalho bucal e lábios, estes acometidos em 50% dos casos5. É observado ainda que a mucosa jugal, região retromolar, gengiva, palato mole e palato duro consiste em áreas menos frequentes, o que frequentemente acarreta no tardiamente do diagnóstico precoce26.

No que concerne aos sintomas, o câncer de boca apresenta como peculiaridade em seu estágio inicial é a ausência de queixas álgicas, em estágios avançados quando estes alcançam um tamanho clínico considerável a algia pode ocorrer em aproximadamente 40% dos pacientes27. Quanto a intensidade da dor, esta pode variar de um leve desconforto a dor aguda conforme o estágio do câncer, especialmente na língua26. Em conjunto, essas proteínas regulam todas as funções biológicas importantes para a homeostase celular mantendo estado de normalidade podendo ser este um mecanismo pelo qual o HPV contribui de forma considerável para a carcinogênese2,29. Fatores intrínsecos como imunossupressão, deficiência nutricional e fator genético também são apontados como predisposição para o surgimento de câncer bucal, estudos afirmam que cerca de 20% dos casos confirmados não tiveram exposição a nenhum dos fatores, sugerindo que o fator genético em pacientes que não seguem perfil sobre os fatores de risco apresentam curso clínico da enfermidade mais agressivo26,32.

Assim, afirma-se que o desenvolvimento do câncer é um processo complexo compreendendo muitos fatores, incluindo várias alterações genéticas28. A IMPORTÂNCIA DO PROFISSIONAL DE ODONTOLOGIA NO PRECOCE DIAGNÓSTICO DE CARCINOMA EPIDERMÓIDE BUCAL O CEB é uma patologia que pode ser reduzida em incidência e letalidade se medidas de prevenção, detecção precoce e tratamento imediato forem adotados, nesta conjuntura, o diagnóstico tardio pode resultar em prognóstico desfavorável para o paciente, visto que, em estágio avançado provoca mutilações e deformidades no indivíduo levando a uma vida sem qualidade e até mesmo a óbito35. Além disso, o tratamento desta doença é de longo prazo gerando um elevado custo social e econômico para a família e para o sistema de saúde do País24.

Zil-e-Ruab et al19 complementam que a infecção por HPV é considerada notável para o desenvolvimento de câncer bucal em jovens. No que concerne as características comuns do CEB em pacientes jovens, foi possível verificar que o CEB, apesar de ser frequente em idosos18, esta se mostra de modo mais agressivo com mau prognóstico quando relacionados a pacientes jovens, pois as características mais comuns são intrínsecas ao paciente como fatores genéticos e comportamentais15. Neste contexto os autores Dholam e Chouksey12 afirmam que o câncer em idade precoce sugere alterações e danos a planta genética das células do DNA sendo herdadas hereditariamente. Hirota, Migliari e Sugaya13 encontraram mediante um relato de caso que o carcinoma epidermóide bucal em pacientes com menos de 40 anos se desenvolve frequentemente na língua apresentando recorrência loco-regional e menor taxa de sobrevida, neste relato de caso o autor relacionou o aparecimento do carcinoma a condições socioeconômicas e a higiene precária da cavidade oral.

Dholam e Chouksey12 colaboram a partir de relatos colhidos em sua pesquisa que 80% dos casos tinham de 1 a 10 dentes cariados e então relacionaram que dente cariado e dente mal obturado podem sim causar trauma crônico e infecção acarretando em câncer oral. Rfo upf ; v. p. Tommasi, MHM. Diagnóstico em patologia bucal. Ed. pdf>. Acesso em 25 set. Instituto Nacional do Câncer (INCA). Estimativa do Câncer no Brasil. Disponível em: <https://www. Gestão e Sociedade. Belo Horizonte, v. Lakatos EM, Marconi MA. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. ed. Uma comparação do carcinoma de células escamosas oral entre pacientes jovens e idosos em um único centro médico na China.

 Int J Clin Exp Med. Santos HBP, Santos TKG, Paz AR, et al. Clinical findings and risk factors to oral squamous cell carcinoma in young patients: A 12-year retrospective analysis.  Med Oral Patol Oral Cir Bucal [revista em Internet] 2016; acesso 19 setembro 2020; p.  A.  Bras.  Dermatol. Internet] 2016; 81 (3): 251-254. Cariati P, Cabello SA, Perez-de PM, Monsalve IF, Martínez LI. Leite AA, Silva SCL, Castro JFL, et al. Oral squamous cell carcinoma: a clinicopathological study on 194 cases in northeastern Brazil. A cross-sectional retrospective study. Sao Paulo Med. J.  Int J Infect Dis. Iwatsubo, Taro, et al.  "Impacto da idade no diagnóstico de câncer de cabeça e pescoço na incidência de câncer metacrônico.  BMC Cancer. Choi G, Song JS, Choi SH, et al. Atarbashi-moghadam S, Lotfi A, Salehi ZS, Mokhtari S.

Palisaded Encapsulated Neuroma of the Buccal Mucosa: A Rare Case. J Dent Shiraz. v. n. ª edição. São Paulo: Guanabara-Koogan. Aquino RCA, Lima MLL, Menezes CRCX, RM. Aspectos epidemiológicos da mortalidade por câncer de boca: conhecendo os riscos para possibilitar a detecção precoce das alterações na comunicação. Rev. MirghanI, H et al. Do high-risk human papillomaviruses cause oral cavity squamous cell carcinoma?. Oral Oncology, Editora Elsevier, 2015. Baykul T, Yilmaz HH, Aydin U, Aydin MA, Aksoy MÇ, Yildirim D. Early diagnosis of oral cancer. RBAC, v. n. p. GRIMM Martin, et al. Estrogen and Progesterone hormone receptor expression in oral cavity cancer. n. p. sep. ISSN 2525-8761 36. Souza JGS, Sá AB, Popof DAV.

264 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download