IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DA MANUTENÇÃO

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS 5 3 JUSTIFICATIVA 6 4. DESENVOLVIMENTO 7 4. Breve história da manutenção 7 4. Manutenção e qualidade 9 4. Tipos de serviços de manutenção 10 4. O capital humano dentro de uma organização é de extrema importância para obtenção das metas e resultados. Ter uma equipe sempre bem treinada, interativa, focada nas atribuições e com um bom relacionamento interpessoal, pode ser um dos melhores caminhos para obtenção da excelência na disponibilidade de máquinas. Um bom planejamento das atividades dos manutentores, resultará na otimização do seu tempo, assim, haverá mais disponibilidade para melhorias em máquinas e processos, reduzindo as chances de quebras e paradas imprevistas. Entretanto, a ociosidade do tempo deve ser utilizada em prol da organização, uma vez que, as empresas cada vez mais vêm com intuito de reduzir seus quadros de funcionários.

O PROBLEMA O bom planejamento é de suma importância para toda e qualquer organização, pois visa contribuir para o crescimento empresarial e o desenvolvimento dos setores. DESENVOLVIMENTO 4. Breve história da manutenção Segundo Pascoli (1994), é datado do século X, os primeiros registros de manutenção, quando os Vikings dependiam da manutenção para manter os navios em perfeitas condições de batalhas. Sendo que o desenvolvimento industrial, foi acompanhado pelo desenvolvimento da manutenção nos últimos 100 anos da história. De acordo com Tavares (1999) a manutenção era executada pelas pessoas da área de operação em 1914. Mas com a primeira guerra mundial, Henry Ford deu início a criação de uma equipe para atender as exigências do sistema produtivo, garantindo, portanto, o funcionamento dos equipamentos. Manutenção e qualidade Com a utilização de normas e legislações vigentes nessa área, a crescente integração e viabilidade sobre a qualidade e julgamento do consumidos, exige cada vez mais uma atenção especial com o produto e tudo que possa a vir prejudicar a sua imagem diante do mercado.

A manutenção compromete a qualidade e intervém sobre a conservação do produto através de: • Constante verificação, sendo realizada periodicamente, com tolerâncias e sobre as folgas de mecanismos susceptíveis a degradação; • Calibragem de todos os instrumentos de indicação e medida de comparação com padrões já aferidos e regulados; • Garantir condições ambientais adequadas para uma boa operação dos equipamentos e a conservação dos produtos. • Garantir uma boa operação de mecanismos de regulação e controle; 4. Tipos de serviços de manutenção Pode surgir confusão sobre a nomenclatura adequada para definição de cada tipo de manutenção, por parte do pessoal da manutenção, fator este que pode ser verificado de acordo com a função de: ◦ Diferenças de nomenclaturas, de uma empresa para outra; ◦ Neologismo, provocado pela tradução de línguas estrangeiras; ◦ Costume de relacionar os nomes dos tipos de manutenção, as vezes, não bem explicado e/ou entendido, mas que prevalece por conta do costume local ou particular dos operários da manutenção.

◦ Mas os nomes podem variar, porém, os conceitos devem ser bem entendidos. Esta manutenção também é conhecida por Condition Based Maintenance (CBM), ou Manutenção Baseada na Condição. Permitindo que os equipamentos operam por maior tempo e as intervenções sejam com base em dados. Denominada pelo conjunto de procedimentos de vibrações e medições, controles, de acordo com os instrumentos de medições apropriados, com relação ao tipo do equipamento, tendo a finalidade de detecção de falhas e mudanças no estado físico, tornando necessário a programação dos serviços de manutenções. Podendo destacar os objetivos desta manutenção como: ◦ Aumento do tempo de disponibilidade das máquinas e equipamentos; ◦ Determinar quais os equipamentos que necessitam de manutenção e programar as pausas na produção, para a realização desta; ◦ Determinação de quando será necessário realizar serviços de manutenção numa peça específica de um equipamento; ◦ Minimização de trabalhos de emergência ou até aqueles não planejados; ◦ Eliminação da desmontagem desnecessária de equipamentos para a inspeção; 4.

Manutenção Detectiva Atuação efetiva sobre a proteção e o comando do sistema, a fim de detectar as falhas ocultas ou não perceptíveis pelo pessoal da operação e manutenção. Planejamento e controle da manutenção A partir do ano de 1980, com o constante desenvolvimento dos microcomputadores, a preços mais reduzidos, os órgãos e empresas responsáveis por manutenção, começaram a desenvolver seu próprio sistema de programas, dispensando a dependência humana e de equipamentos para o atendimento destas prioridades e emergências. Mas, houve muita dificuldade na comunicação destes meios de transmissão sobre as necessidades para a análise do sistema, muitas vezes, pela não familiarização do processo de manutenção. Diante disso, o Planejamento e Controle da Manutenção (PCM) melhorou seu desempenho e suas funções para o atendimento de assessoria aos gerentes empresariais, não só com o serviço de manutenção, mas também pela operação e produção industrial.

O planejamento PCM visa ações como: preparar, programar, verificar e gerar resultados, mediante a execuções de tarefas de manutenção, contra valores estabelecidos e a adoção de medidas corretivas, decorrentes dos desvios para a consecução dos objetivos esperados pela empresa. No final de século passado, planejamento PCM, bem como, a Engenharia de Manutenção passaram a integrar importantes funções dentro da área de produção, como: manejo das informações, análise dos resultados para auxílio aos Gerentes na área de produção, manutenção e operação, bem como nas missões e tomadas de decisões, recomendando sempre que, tanto a Engenharia de Manutenção, como o planejamento PCM possam ocupar a posição de “staff” nas empresas de processos e serviços, ligados à área de produção, conforme apresentado na figura a seguir: Figura 1: Organograma da área de Produção Fonte: Viana (2014, p.

Além disso, foi evidenciado um sistema para controle dos indicadores de manutenção que permitem o planejamento e controle mais rigoroso dos equipamentos, possibilitando assim, um gerenciamento melhor e com maior critério da manutenção. Contudo, é importante salientar que, o sucesso das empresas que sabem se adequar bem aos meios de engenharia de manutenção e atrelado a ela, o planejamento, buscam um sistema mais informatizado e com compromisso de envolvimento na realização de todas as atividades. Portanto, para que essa estrutura seja satisfatória e apresente bons resultados, é de extrema valia e comprometimento que o empenho seja buscado por todos os envolvidos na realização de suas tarefas e processos na manutenção. REFERÊNCIAS FALCONI, Campos Vicente. Gerência da Qualidade- Total estratégia para aumentar a competitividade da empresa brasileira.

Curso de Manutenção Industrial, Apostila, 1994. PINTO, Alan Kardec; XAVIER, Júlio de A. Nascif. Manutenção: função estratégica. Rio de janeiro: Qualitymark: Abraman, 2002. XENOS, Harilaus G. Gerenciando a Manutenção Produtiva, Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Derencia, 1998.

206 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download