IMPORTÂNCIA DO ENSINO DAS ARTES NO ENSINO FUNDAMENTAL

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

O objetivo estabelecido foi compreender a importância do ensino das artes no ensino fundamental. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória com análise qualitativa dos dados realizada através da busca nas bases de dados: SCIELO, LILACS e MEDLINE. No ensino fundamental foi constatado que a arte ainda é ensinada de forma deficiente e por profissionais não especializados, prejudicando dessa forma compreensão do aluno acerca das artes. Nesse ciclo, é ensinada com o objetivo de estimular a criatividade, imaginação, olhar crítico e capacidade do aluno relacionar a arte com as suas experiências do cotidiano. Para comtemplar o ensino das artes na sua totalidade de forma adequada, deve ser ministrada a carga teórica e prática por um profissional especializado na área para que o aluno tenha oportunidade de compreender a artes em toda sua complexidade.

To properly understand the teaching of the arts in its entirety, the theoretical and practical load should be taught by a professional specialized in the area so that the student has the opportunity to understand the arts in all its complexity. Keywords: Art. Elementary School. Teaching methods. INTRODUÇÃO A arte e o homem se integraram desde o começo da história da humanidade. Dessa forma, é necessário educar os indivíduos para que possam construir um diálogo de experiências estéticas e os objetos artísticos, para tornar isso possível é necessário a arte ser abordada em todos os níveis de educação formal a fim de, formar o leitor apreciador da arte (BEDIN, 2014). O problema de pesquisa evidenciado foi: qual a importância do ensino das artes no ensino fundamental?.

Nesse sentido, o objetivo estabelecido foi compreender a importância do ensino das artes no ensino fundamental. METODOLOGIA Trata-se de uma pesquisa bibliográfica exploratória com análise qualitativa dos dados realizada através da busca nas bases de dados: SCIELO, LILACS e MEDLINE, sendo utilizados e cruzados os descritores Arte, Ensino fundamental, Métodos de ensino de forma a colaboras para o o entendimento acerca da importância do ensino das artes no ensino fundamental. Os critérios de inclusão estabelecidos foram trabalhos completos dentre artigos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e que respondam aos objetivo do trabalho, publicados em português e espanhol do ano de 2015 a 2019. Arte-educação: a relevância da arte no processo de ensino e aprendizagem. Rodrigues, Souza, Treviso Revisão de Literatura Consiste em reforçar a arte-educação como matéria escolar essencial para valorização do pensar no cotidiano educacional, sem tratá-la como aula de lazer ou para ser utilizada somente em datas comemorativas.

Apresentação: da educação, da arte, e das suas relações: caminhos pela história. Osinski, Oliveira Revisão de Literatura A arte como campo específico que envolve áreas profissionais distintas, a exemplo da literatura, artes visuais, música, artes cênicas (dança e teatro), jardinagem,o cinema e as mídias interativas, mas também as concepções estéticas propostas para a educação geral, O ensino de arte na escola brasileira: fundamentos e tendências 2016 Soares Revisão de literatura Sobressaem-se diferentes concepções de Arte e de seu ensino, sintetizadas nos três períodos propostos. As políticas públicas pertinentes expressam uma grande influência do movimento dos arte-educadores e culminam na atualidade pelo entendimento da Arte como conhecimento e de seu ensino obrigatório.

Arte e seu ensino: sentidos atribuídos pelas vozes das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental 2014 Silva Pesquisa qualitativa de abordagem etnográfica Como resultados da pesquisa destacam-se vários sentidos que emergiram dos discursos das crianças que tiveram diversos desdobramentos, tais como: as crianças já trazem uma experiência estética para a escola a partir do que é vivenciado por elas no cotidiano; Educação para uma compreensão crítica da arte no ensino fundamental: finalidades e tendências 2016 Franz, Kluger As abordagens históricas, aponta mudanças nas finalidades e nas tendências pedagógicas no ensino das Artes Visuais neste nível educacional. Esta reflexão é feita à luz da dinâmica histórica, relacionando o ensino de Arte às mudanças de paradigmas nas ciências humanas, nas artes e na educação em geral Fonte: Autora, 2019 4.

DISCUSSÃO 4. ARTES NA EDUCAÇÃO A união da arte com a educação resultou no termo arte-educação, que passou a ter o hífen por parte da autora Ana Barbosa que o inseriu quando nos anos 70 a arte foi incluída na educação. A sua intenção era criar uma ligação entre as duas palavras para que os educadores, que não aceitavam bem essa ideia, conseguir perceber a união da arte com a educação (TOCHETO, 2017). Essas possibilidades englobam tanto o ensino formal nos seus diversos níveis quanto a formação dos professores, transformação de arte como profissão, projetos artísticos informais, além de práticas que vão além da escola e afetam o aprendizado (OSINSK, 2019). O ensino de artes traz a possibilidade de se expressar de forma livre sob suas formas, pois se constitui como um método de permissão de um progresso contínuo na descoberta das possibilidades criativas e receptivas das crianças.

Fornecer diversos tipos meios de expressão de forma que enriqueça um vocabulário que será modificado de acordo com a tomada de consciência do espaço em relação com si mesmo e os outros. Permite que os jovens através das suas próprias experiências, que são adquiridas num movimento de relações permanentes, desenvolvem sua capacidade de apreciação, reflexão, otimiza a memória do vivido para além da sua visão, adquirindo sentimentos de prazer ou desagrado (SOARES, 2016). A linguagem da arte ao ser estudada irá permitir que o aluno compreenda a ideia do artista como aquele que apresenta a sua visão do mundo através da suas obras carregadas de significado. Ensinar a arte de forma conjunta com os modos de aprendizado dos alunos, significa não isolar a escola da informação sobre a produção histórica e social da arte e, de forma simultânea permite o aluno ter a liberdade de imaginar e de construir propostas artísticas tanto individual quanto em grupo com bases em suas próprias ideias (CALDAS, 2017).

Dentro da área de educação a arte é utilizada como instrumento no processo de formação do ser humano para dar sentido as sensações e a percepção de mundo do ser, faz uso das emoções e das referências simbólicas (cultura, memória, criatividade) do aluno. Diante disso, educa-se respeitando a cultura herdada e acrescentar conhecimentos com o objetivo de ofertar instrumentos ao aluno para que ele desenvolva sua capacidade intelectual para aplicar um olhar crítico dessa cultura (RODRIGUES, 2017). A arte como disciplina na escola deve ser motivador e possuir a capacidade de construção novas perspectivas no processo de ensino- aprendizagem dos alunos que estudam nesses locais, que devem evitar as situações de desvalorização dos conhecimentos acerca da teoria e práticas vivenciadas por esses indivíduos, em suas relações sociais, história de vida, tradições dentre outros (SOARES, 2014).

IMPORTÂNCIA DA ARTE NO ENSINO FUNDAMENTAL A arte é uma das diversas disciplinas que compõe o currículo básico da educação brasileira. “Isso traz consciência do desenvolvimento de seu papel de estudante em arte e do valor e continuidade permanente dessas atitudes ao longo da vida. ” (DINELLY, 2014, p. Os conteúdos dentro da disciplina de artes foram propostos em dois ciclos no ensino fundamental, ou seja, do primeiro ao quinto ano, e segundo do sexto ao nono ano. Os conteúdos que se encontram nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) garante que a arte esteja presente na educação e seja vista de forma a aprofundar seu conteúdo de formas artísticas na escola, explicando de uma forma mais clara o trabalho pedagógico da Arte, sendo dividido em dois grupos.

O primeiro trabalha a modalidade artística, e o segundo de normas, atitudes, valores comuns a todos (ROCHA, 2017). Esta mudança traz novas demandas em relação a formação de professores nas diversas linguagens citadas (FRANZ, 2016, p. A arte não está em um nível menor do que as outras disciplinas do ensino fundamental, ao contrário, a sua prática irá proporcionar ao aluno a cruzar os caminhos da interdisciplinaridade. A perspectiva é que haja um ensino efetivo da arte e que o debate não fique apenas em congressos, seminários, entre outros e sim seja a situação real dentro de uma sala de aula. A eficácia do seu ensino só será alcançado quando dispor de estrutura física adequada, disponibilidade de materiais para ocorrer aulas práticas, um material didático que possua qualidade afim de fornecer a base para as aulas teóricas e da aplicação da disciplina por professores formados nessa área, bem como pelo compromisso assumido pelo profissional com o ensino das Artes (DYNELLY,2014, p.

CONSIDERAÇÕES FINAIS A arte foi inserida na educação em 1970 com a criação da a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) exercendo um papel importante no âmbito escolar pois, através das linguagens artísticas ficou evidenciado que elas estimulam o desenvolvimento de diversos aspectos nas mais variadas fases da vida, além de permitir que o educando compreenda a linguagem artística dos artistas e consiga entender a mensagem transmitidas por eles. Lei n° 9. de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília, 23 dez. II Jornada de Didática e I Seminário de Pesquisa do CEMAD. Docência na educação superior: caminhos para uma práxis transformadora, 10, 11 e 12 de setembro de 2013.

CALDAS, F. R. HOLZER, D. Disponível em:< http://www. arcos. org. br/artigos/ensino-de-arte-no-brasil-uma-analise-dos-conteudos-do-ensino-fundamental/>. Acesso em: 22 de ago de 2019. HOLANDA, P. C. M. A importância do ensino das artes na educação: Um estudo de caso no 6º ano do ensino fundamental das escolas Maria de Lourdes Rodrigues Arruda, Joaquim Gonzaga Pinheiro e Fundação Bradesco na cidade de Manaus. Anais do XXVI CONFAEB - Boa Vista, novembro de 2016. OLIVEIRA, M. A. T. Apresentação: da educação, da arte, e das suas relações: caminhos pela história. Educ. Revista Fait, v. n. RODRIGUES, R. N. L. f. Dissertação (Mestre em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife-PE, 2014. SOARES, C. A. O ensino de arte na escola brasileira: fundamentos e tendências. ANAIS DO I SEMINÁRIO NACIONAL: CURRÍCULO EM MOVIMENTO – Perspectivas Atuais Belo Horizonte, novembro de 2010.

TOCHETO, A. FELISBERTO, L. G. S.

109 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download