IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA NO E-COMMERCE

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Logística

Documento 1

br JOSIANE MACIEL PEREIRA (FATEC) autor2@fatec. sp. gov. br RESUMO Este artigo aborda o papel da logística na eficiência do comércio eletrônico, modalidade de comercialização que vem crescendo no Brasil, seguindo uma tendência observada em todas as economias mundiais, que já tem projeção de crescimento superior ao que se observa no varejo físico. O artigo apresenta breve abordagem sobre os marketeplaces e a proliferação das plataformas eletrônicas que têm conquistado cada vez mais clientes para esta modalidade de compra, bem como cita a importância da logística para o desenvolvimento do comércio eletrônico. E-commerce. Competitive advantages. INTRODUÇÃO A Globalização das economias mundiais, além dos avanços tecnológicos em curso, possibilitaram o surgimento de diversos modelos de negócios, muitos totalmente baseados na internet.

Dentro deste modelo, surge o comércio eletrônico, sistema de informações inter organizacionais que permite aos compradores e vendedores participantes de alguns mercados trocar informações sobre preços e ofertas de produtos (STANDING; STANDING; LOVE, 2008), de maneira a facilitar a vida dos compradores online, pelas facilidades oferecidas por esta modalidade de compra. Para este sistema de comércio, o gerenciamento logístico é de grande importância para as empresas que o operam, pois representa um diferencial nos investimentos de recursos aplicados tanto à melhoria dos processos, como na redução dos custos com materiais e na satisfação do consumidor final, que deseja receber os produtos comprados conforme o pedido realizado. O item 5 refere-se às considerações finais e por fim, são apresentadas as referências bibliográficas utilizadas no desenvolvimento deste artigo.

EMBASAMENTO TEÓRICO Nesta sessão, serão apresentados os conceitos que envolvem a Logística nas organizações, apresentando a sua abordagem nos processos que envolvem os negócios realizados em ambiente virtual, chamados de comércio eletrônico, demonstrando que o seu gerenciamento é de fundamental importância para a competitividade no mercado. E-commerce e os negócios a partir dos marketplaces No final da década de 70 Michael Aldrich, um empreendedor inglês, inventou o primeiro sistema de processamento de transações online entre consumidores e empresas, e entre empresas com outras empresas, sendo este considerado o primeiro passo no surgimento do e-commerce. Com o passar dos anos o sistema foi evoluindo até se tornar no atual modo de comprar online chamado e-commerce. Em 1995, a Amazon iniciou suas atividades, e foi anunciado o primeiro produto no Ebay.

O aumento do comércio eletrônico fez surgir os marketplaces que ganharam visibilidade e passaram a ser procurados pela capacidade de crescimento no mercado e pelos baixos custos para a realização das vendas, (SOH; MARKUS; GOH, 2006). Também, Tauschen e Laudien (2017) explicam que avanços tecnológicos, tanto em pesquisas de novos produtos, como criação de algoritmos com ampla difusão em dispositivos móveis, permitiu o desenvolvimento de novos modelos de negócios, capazes de atender a diversos mercados consumidores, desde transporte (Uber), alojamento (Airbnb), e finanças (Lending Club). São proposições de valor inteiramente novas, segundo os escritores. Nos marketplaces é possível agregar em um mesmo ambiente diversos vendedores para produtos específicos, focados em um determinado nicho de mercado. Como exemplos de marketplaces podemos citar o MercadoLivre, sendo uma referência em produtos eletrônicos, o Submarino e Magazine Luiza como referência de lojas de departamentos, o Airbnb que negocia o aluguel de casas ou quartos para temporada, o Uber como serviço de táxi, dentre inúmeros outros (SILVA, 2016).

considerando desde o ponto de origem até o ponto final que é o consumo propriamente dito. Assim, a logística preenche a lacuna entre a produção e a demanda, fornecendo bens e serviços no momento e lugar solicitados, conforme o desejo dos consumidores, segundo Ballou (1993 apud CHAVES; BATALHA, 2006). O processo logístico, portanto, é o planejamento, a implementação e o controle dos fluxos, além do armazenamento eficientemente capaz em termos de custos, de matérias-primas, estoque em processo, produtos acabados e as informações correlatas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de obedecer as exigências dos clientes. Pires (1998) corrobora com os demais autores, dizendo que a logística engloba o processo de planejamento, implementação e controle de eficiência, custos efetivos de fluxos e estoque de matéria-prima, estoque circulante, mercadorias acabadas e informações relacionadas do ponto de origem ao ponto de consumo com a finalidade de atender aos requisitos do cliente.

Na atualidade os processos logísticos são de extrema importância para redução de custos nas novas práticas do comércio, tornando a operação rentável, lucrativa e com maior competitividade. Conforme Ceniga e Sukalova (2015), para manter a competitividade e sua sobrevivência no mercado, as empresas devem otimizar seu planejamento operacional, reduzir os estoques e os custos administrativos. Desta maneira, aportar recursos para às necessidades dos clientes, como o atendimento aos serviços dentro dos prazos acordados, promover a confiabilidade quanto a entrega, praticar preços baixos, flexibilizar, disponibilizar e utilizar a capacidade de produtividade a favor do cliente. A logística desempenha também um importante papel a nível estratégico nas empresas, principalmente nos departamentos de Marketing, e representa uma diferenciação estratégia sobre a concorrência, pois sua contribuição se dá pela “ampliação do serviço ao cliente, satisfazendo exigências e expectativas” (MAIER; CRUZ, 2014, p.

Os autores lembram que a internacionalização das economias tem levado as empresas a buscar rentabilidade através de novas oportunidades como é o caso do comércio eletrônico, ou ainda com foco em serviços pouco explorados, por meio de operações inovadoras e competitivas. Considerando as transações realizadas no e-commerce, andes das vendas online acontecerem o processo logístico precisa ser adequadamente pensado para que o negócio perdure no mercado. Para Chopra e Meindi (2003), analisar os fatores críticos é fundamental para a empresa formular as estratégias que visem neutralizar os impactos negativos dos desequilíbrios do desempenho global da cadeia logística, que podem ser a localização geográfica, ou os diversos custos operacionais existentes por conta da ineficiência logística. Importante frisar que a estratégia da logística deve ser a de desenvolver competências diversas para atender aos seus processos, focando no equilíbrio entre o nível de serviços aos clientes e a eficiência operacional nas atividades internas, que vão desde a compra e recebimento até sua alocação nas unidades produtivas, e por fim, a entrega ao consumidor final.

desenvolvimento da temática Desde a revolução da Internet na década de 90, a tecnologia vem apresentando desenvolvimento a cada ano, permitindo que as empresas disponibilizem produtos e serviços no comércio eletrônico. O acesso das pessoas às tecnologias como internet, segurança de dados, acesso via aplicativos móveis e outros, fazem com que sejam procurados negócios na internet, e assim, hoje o comércio eletrônico está em franco desenvolvimento. No Brasil, no primeiro semestre de 2018, cerca de 32% das transações de e-commerce foram feitas a partir do uso de dispositivos móveis, e com relação ao mesmo período do ano anterior, representou um aumento de 7,4%. Segundo Kotler e Keller (2012), uma das formas mais eficientes de agregar valor à cadeia do cliente, é através de uma logística eficiente.

Assim, todo o gerenciamento da cadeia de suprimentos (supply chain management) deve estar envolvido para que os esforços se concentrem na melhoria dos processos logísticos, desde a fabricação, estocagem, movimentação, recebimento e processamento de pedidos, até a efetivação do transporte e entrega ao cliente. resultados e discussão Em se tratando de gerenciamento dos processos logísticos trata-se de todos os processos ligados à cadeia de suprimentos, que consiste na integração das operações, desde a compra da matéria prima até a entrega do produto pronto ao consumidor, ou seja, são as atividades relacionadas desde a fabricação do produto em si até a sua disposição ao consumidor final através da venda do mesmo. Assim, definir o estoque ideal de materiais e matéria prima para uma produção eficiente, o estoque de produtos acabados de forma a não faltar no ponto de venda no momento da sua procura pelo cliente, a contratação do transporte através do modal escolhido para isso, e a entrega propriamente dita para o consumidor final, fazem parte das atividades ligadas à logística.

Um gerenciamento adequado dos estoques, a escolha e gerenciamento do melhor transporte para as mercadorias e o estabelecimento de parcerias empresariais podem resultar em ganho de escala, que vão reverter em economia para as empresas, seja no retorno de embalagens, ou na melhor roteirização para as entregas programadas. n. Salvador: 2014, p. BAKOS, Yannis. The Emerging Role of Electronic Marketplaces on the Internet Communications of the ACM, 1998, p. BALLOU, R. Acesso em: 10 mar. h15. CAVANHA FILHO, A. O. Logística: novos modelos. Gestão & Produção, v. n. set. dez. p. n. DAHER, Cecílio E,; SILVA, Edwin Pinto de La Sota; FONSECA, A, P. Logística Reversa: Oportunidade para Redução de Custos através do gerenciamento da Cadeia Integrada de Valor. BBR – Brazilian Business Review, v. n. GUARNIERI, Patrícia.

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