IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO DO ORIENTADOR ESCOLAR COM A EQUIPE PEDAGÓGICA

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

O presente trabalho visa apresentar a importância da integração do trabalho do Orientador Escolar com a equipe pedagógica, é fundamental que ambos se unem para promover o desenvolvimento do aluno, juntos irão avaliar, orientar, planejar, desenvolver estratégias de ensino para o aprendizado eficaz dos alunos. O trabalho será realizado a partir de uma pesquisa científica de cunho bibliográfico, com o intuito de apresentar os conceitos de cada uma dessas profissões no espaço escolar e a necessidade desses para a formação do sujeito na escola. Muitas escolas ainda não possuem orientador, por isso, a realização desse trabalho permitirá uma compreensão melhor da necessidade desse profissional nas escolas para que haja um trabalho integrado com a equipe pedagógica, professores e demais funcionários em prol da formação cidadã dos alunos.

Palavras-chave: Orientador Educacional; Equipe Pedagógica; Educação; Integração. ABSTRACT: The Educational Advisor is one that, together with the school management and other staff, assists in the process of citizen training of the student and in his learning process. METODOLOGIA O trabalho a seguir é uma pesquisa científica que se constituirá de uma investigação bibliográfica, utilizando livros, artigos, revistas, sites e arquivos da internet que disponibilizam informações avançadas acerca do tema abordado. O tipo de pesquisa utilizada será a explicativa, que visa informar e explicar a ocorrência de um fenômeno. O tipo de pesquisa explicativa segundo Vieira (2010 p. É o tipo mais aprofundado de pesquisa, por isso é a mais valorizada. A pesquisa explicativa é aquela que procura esclarecer os “porquês” que foram deixados para segundo plano pelas pesquisas exploratória e descritiva.

Não havendo uma legislação que exigia formação específica ao Orientador Educacional, em 1958 o MEC apresentou uma regulamentação provisória, até esta ser apresentada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação em 1961, a profissão então passou a ser considerada como um meio de prestar atendimento e focar no aluno, em seus problemas e no seu aprendizado. Em 1973 foi criada a lei que dispunha sobre o profissional Orientador Educacional, Lei 72. onde o mesmo passaria a participar ativamente do processo escolar, podendo até mesmo discutir questões acerca do currículo, avaliação, metodologia de ensino, aprendizagem dos alunos, etc. A partir da década de 1990 o profissional Orientador Educacional passou a ser visto como um sujeito cheio de dúvidas quanto sua presença no ambiente escolar, essas discussões geraram a publicação do artigo específico na LDB de 1996, o artigo 64 dispõe que, A formação de profissionais de educação para administração, planejamento, inspeção, supervisão e orientação educacional para a educação básica, será feita em cursos de graduação em pedagogia ou em nível de pós-graduação, a critério da instituição de ensino, garantida, nesta formação, a base comum nacional.

BRASIL,1996, citado por CAPELLARI, 2016, p. Para Bugone; Dalabetha e Bagnara (2016, p. O OE está sendo cada vez mais requisitado no contexto escolar, mediante os problemas que as escolas têm enfrentado como indisciplina, conflitos familiares, auxílio aos professores para lidar com educandos/famílias/dificuldades na aprendizagem e para auxiliar a dar conta das funções que a escola tem assumido na atualidade. O mesmo precisa trabalhar buscando o desenvolvimento integral do estudante, sendo o mediador entre os professores, funcionários, estudantes e sociedade, promovendo uma melhor convivência dentro e fora da escola, procurando mostrar que a função da escola é ensinar (socialização secundária) e não educar (socialização primária), descobrindo novos métodos que possam auxiliar nas dificuldades dos estudantes. Os problemas que a escola tem enfrentado atualmente exigem a ajuda de profissionais que façam mediação do trabalho dos profissionais da educação, da família e dos alunos.

O OE precisa estar comprometido com a construção do sujeito\estudante na formação de suas ações de cidadania. Diante de todos os problemas que as escolas enfrentam atualmente a participação de um profissional qualificado para Orientação Escolar, além de auxiliar a criança, também auxilia os professores e equipe pedagógica a lidarem com essas dificuldades que se fazem presente no espaço escolar. IMPORTÂNCIA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E DA MEDIAÇÃO DO PEDAGOGO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM A atuação do coordenador pedagógico no ambiente escolar é fundamental para apoiar e representar o quadro de professores que a escola dispõe. Para ser coordenador pedagógico é necessária uma vasta experiência como professor, pois, na prática é que desenvolvemos nossas habilidades profissionais para lidar com as mais diversas situações que podem ocorrer no cotidiano escolar.

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDBEN Nº 9394/96, para atuar na coordenação é preciso ter formação inicial em nível superior em Pedagogia ou Pós-Graduação. Assim, como pré-requisito fundamental para o exercício da função, segundo o Art. ORSOLON, 2006, p. citado por SOUZA et al. p. O coordenador auxilia os professores na elaboração de atividades para que possam transmitir aos alunos os conteúdos exigidos pela secretaria e levar para a sala de aula conteúdos diversificados, a escola precisa de um coordenador experiente e dedicado, pois, este realiza funções diversas dentro do ambiente escolar, além de orientar o corpo docente ainda se deparam com muitos imprevistos que acontecem na escola. Segundo Mercado (2010, p. Também é assegurado no âmbito da coordenação pedagógica a articulação entre gestão e organização da escola, mediante o exercício de gestão democrática (participativa, descentralizadora e autônoma).

MERCADO, 2010, p. O coordenador atende os alunos individualmente para saber como estão desenvolvendo, considerando suas necessidades, suas habilidades e interagindo com o corpo docente para melhor atender os alunos. A experiência do coordenador pode auxiliar tanto os professores a lidar com seus alunos e as dificuldades de cada um, quanto ao auxílio dos professores diante de situações que não sabem resolver. Cabe aos coordenadores planejar, coordenar, gerir, acompanhar, intervir e avaliar todas as atividades pedagógicas e curriculares da escola. A INTEGRAÇÃO DO ORIENTADOR ESCOLAR E DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO AMBIENTE ESCOLAR A equipe pedagógica da escola e o Orientador Escolar precisam trabalhar juntos, para desenvolver práticas de ensino, materiais pedagógicos, estratégias diferenciadas, avaliações, atividades diversas, ou seja, tudo aquilo que for possível realizar para promover o aprendizado da criança e sua formação integral.

Quando o trabalho de um complementa o outro o maior benefício é concedido a criança pelas oportunidades que recebe no espaço escolar. Atualmente não é difícil perceber a importância do trabalho em conjunto entre o OE e a equipe pedagógica, pois, a escola precisa de um profissional que dê toda a atenção possível aos alunos e os professores também precisam de todo apoio pedagógico necessário para planejar seus conteúdos e da melhor forma transmiti-los aos seus alunos. Segundo Pascoal, Honorato e Albuquerque (2008, p. A visão contemporânea de orientação educacional aponta para o aluno como centro da ação pedagógica, cabendo ao orientador atender a todos os alunos em suas solicitações e expectativas, não restringindo a sua atenção apenas aos alunos que apresentam problemas disciplinares ou dificuldades de aprendizagem.

Pascoal, Honorato e Albuquerque (2008, p. ressaltam ainda que, Não se pode afirmar que exista ligação entre a qualidade de ensino público oferecido e a presença do orientador educacional, uma vez que nenhum fator isolado pode responder pela qualidade do ensino público estadual, porém, sabemos que, se existente, este profissional estaria enriquecendo a equipe pedagógica; seria mais um profissional dentro da escola, lutando para garantir a qualidade de ensino e de desempenho dos estudantes. Nem a equipe pedagógica sozinha e nem os demais profissionais da escola, nem mesmo o Orientador Escolar sozinho é capaz de transformar o ensino ofertado nas escolar, o trabalho integrado é essencial nesse processo, pois, permite que todos juntos, com suas qualificações e atribuições, trabalhem pelos seus alunos, por uma educação de qualidade, por valorização do aluno enquanto sujeito em formação, que precisa de atenção e cuidado da sociedade, da escola, da família e do poder público.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Poucas escolas tem a disponibilidade de um Orientador Educacional qualificado para essa função, muitas ainda estão deixando esse cargo aos profissionais da equipe pedagógica, que acabam sobrecarregados e muitas vezes sem qualificação para lidar com as mais diversas questões que surgem quanto ao desempenho escolar do aluno, suas dificuldades e suas necessidades. Atualmente, as escolas têm vivido momentos de tensão, desafios, fracassos, indisciplina, desmotivação tanto dos alunos quanto dos professores. com. br/getulio/restrito/upload/revistasartigos/360_1. pdf, acesso em: 27 de set. de 2018. CAPELLARI, Geana. LIBÂBEO, José Carlos Libâneo. OLIVEIRA, João Ferreira de. TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. ª ed. Educação em Revista. n. Belo Horizonte, 2008. p. SOUZA; et al. de 2018.

VIEIRA, José Guilherme Silva. Metodologia de Pesquisa Científica na Prática. Editora Fael. Curitiba, 2010.

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