Impactos de Supply Chain Management nos resultados da empresa

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Administração

Documento 1

Assim, com o planejamento e controle do fluxo de mercadoria, informações e recursos alimentando todo Lead Time, se constroem estratégias para dar ênfase na satisfação do cliente, retendo os atuais e ganhando novos (CHING, 2010, p. O Supply Chain Management vem então como uma poderosa estratégia organizacional para se conseguir melhoria de performance, mudando a visão competitiva do mercado, visando sempre ampliar relacionamentos da cadeia produtiva (POZO, 2010, p. e 17). Embora haja incontáveis benefícios na literatura dando o crédito à gestão integrada da cadeia de suprimentos, antes de investir tempo, dinheiro e demais recursos implementando mudanças que podem ser impactantes, a grande parte dos líderes precisam saber quais são e se os resultados compensarão os esforços (FAWCETT et al.

Devido a esta cobrança por resultados, é necessário constantemente se demostrar a relevância de um eficiente SCM, ainda mais o mundo dos negócios sendo um ambiente competitivo que cobra um sistema dinâmico de gerenciamento das diversas áreas de uma empresa, sempre buscando aumentar a vantagem competitiva em relação aos concorrentes. No cenário dinâmico, com a concorrência ofertando produtos parecidos com preços similares, os fatores agilidade e custo logístico se tornam fundamentais para o sucesso ou o fracasso de uma organização empresarial no mercado (SILVA, L. V. Em relação aos resultados obtidos pelas empresas que investiram nas oportunidades oferecidas pelo SCM, podemos citar como case de sucesso a DELL Computers, que reconfigurou sua cadeia de suprimentos em meados da década de 90 e desde então tem conseguido atender em curtíssimo prazo os pedidos customizados de seus clientes (FLEURY, P.

Os números de crescimento e lucro impressionam, segundo este mesmo autor, em 1998, as vendas foram de US$ 7,7 bilhões para US$ 12,3 bilhões e o lucro pulou de US$ 518 milhões para US$ 944 milhões. Com este resultado a empresa se classificou como a de melhor desempenho no setor de tecnologia de informação pela revista Business Week em 1998. Portanto entende-se que o objetivo primordial do gerenciamento da cadeia de suprimentos é alcançar um alto nível de atendimento ao cliente, com o menor custo possível e para se conseguir isso é necessário que se aperfeiçoe o desempenho de cada processo pertencente à cadeia, atrelando à administração das interações entre os procedimentos de negócio de todos os elementos da cadeia de valor de forma a se conseguir uma eficiência generalizada e não apenas local.

Sendo capaz de realizar adequadamente esta estratégia, a empresa conseguirá melhorar sua performance, reduzindo custos, se tornando mais competitiva no mercado e por fim, obtendo maior lucratividade, que é o objetivo primordial de qualquer empresa. Referências Bibliográficas CHING, H. Y. Gestão de estoques na cadeia de logística integrada – Supply Chain. M. MCCARTER, M. W. Benefits, barriers, and bridges to effective Supply Chain Management.  Supply Chain Management: An International Journal, v. Gestão Integrada da Cadeia de Suprimentos – Benefícios e Barreiras. Disponível em: <http://www. ilos. com. br/web/gestao-integrada-da-cadeia-de-suprimentos-beneficios-e-barreiras/>. Disponível em: <http://marcusmarques. com. br/empreendedorismo/definicao-de-cadeia-de-suprimentos/>. Acesso em: 03 out. NORONHA, V. V. Supply Chain Management. Disponível em: <http://www. administradores. com.

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