IMPACTOS CLIMÁTICOS SOBRE A VIDA HUMANA: Projeto interdisciplinar com metodologias ativas para a sensibilização e solução da temática

Tipo de documento:Dissertação de Mestrado

Área de estudo:Geografia

Documento 1

Mendes CIDADE 2019 INTRODUÇÃO As alterações no clima vêm se agravando nos últimos tempos produzindo impactos sobre uma diversidade de seres vivos e a saúde humana. Impactam diretamente a saúde e o bem estar das pessoas, notamos isso nos eventos como as ondas de calor e em outros de grande proporção como furacões, tsunamis e inundações. Na maioria das vezes estes impactos são indiretos, perceptíveis pelas mudanças no ambiente e alterações nos ecossistemas, alterando suas biodiversidades e de etapas biogeoquímicas. A classificação da estrutura fundamental dos ecossistemas vem de longa data, onde os aspectos da vida latente se fundem com a biótica, produzindo naturalmente a biodiversidade; a formação da biosfera é resultante da evolução participativa da vida em nosso planeta com suas perspectivas físicas, sendo assim, o clima se torna a principal variável na distribuição da vegetação e equilíbrio dos ecossistemas.

Com a emissão acelerada de gás carbónico (CO2) na atmosfera as alterações climáticas vem ocasionando grandes danos à população mundial, ressalva-se que a emissão desses gases sempre existiram, porém nunca antes visto em tão larga escala e de maneira altamente acelerada. OS IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS Muitas espécies já entraram em risco eminente de extinção pela ação irracional dos homens em deferência ao meio ambiente, à diminuição de populações de anfíbios por todo o globo surge como um dos mais catastróficos eventos de destruição em massa da fauna, a explicação vem da biologia destes animais relativas à respiração cutânea e a fase aquática de seu ciclo reprodutivo fazendo dos anfíbios percussores dos problemas ocasionados por essas mudanças no clima.

De acordo com as ONU (2015): De 1880 a 2012, a temperatura média global aumentou 0,85ºC. Sem nenhuma ação, a média de temperatura mundial deve aumentar 3ºC até o final do século 21 – aumentando ainda mais em algumas áreas do mundo, incluindo nos trópicos e subtrópicos. As pessoas mais pobres e vulneráveis são as mais afetadas pelo aquecimento. Se não tratarmos seriamente este assunto à probabilidade das futuras gerações sofrerem danos irreparáveis com perda de diversas espécies da nossa fauna e flora e grandes impactos negativos sob a vida humana. Objetivo geral: • Compreender o que levou a ONU a adotar formalmente uma agenda de desenvolvimento sustentável, formada pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que devem ser implementados por todos os países do mundo durante os próximos 15 anos, até 2030.

Objetivos específicos: • Pesquisas de bibliografias relacionadas ao tema para conhecer e compreender sobre ao assunto; • Analisar criticamente o Objetivo Global #13 para propor medidas preventivas no alcance do mesmo; • Aplicar as práticas educativas alcançadas pelas pesquisas no ambiente escolar; • Desenvolver ações coletivas pelos alunos e professores com foco nos trabalhos em grupo; • Compor uma proposta de desenvolvimento sustentável para ser aplicada na comunidade escolar, assim alcançando as metas do projeto. Conteúdos: • Depoimentos dos alunos sobre a compreensão do tema abordado. Público alvo: Alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos) Obs: O projeto deverá respeitar a capacidade cognitiva de cada ano escolar para obter melhores resultados dos alunos envolvidos. Tempo estimado (Planejamento e Descrição das Etapas – Encaminhamentos - Produto Final): 1 mês de acordo com o cronograma que se segue: Ações 1ª semana 2ª semana 3ª semana 4ª semana =>> Elaboração do projeto interdisciplinar e reuniões com os professores de todas as disciplinas envolvidas para esclarecimentos dos objetivos a serem alcançados =>> Planejamento conjunto (professores) para aplicação do projeto no decorrer do mês; =>> Delegar as atribuições de cada professor envolvido no projeto; =>> Preparar, em conjunto, os materiais didáticos a serem utilizados; =>> Selecionar vídeos relacionados ao tema para apresentar aos alunos; =>> Preparar apresentação de Power Point para fixação dos conteúdos aos alunos; =>> Esclarecimentos às turmas sobre como e o porquê fazer um projeto interdisciplinar; =>> Apresentação do tema aos alunos; =>> Leitura de textos relacionados ao tema sugerido (entregue pelos professores) =>> Sugestões de endereços eletrônicos para os alunos procederem com a pesquisa; =>> Solicitar ao professor de informática para organizar toda a proposta de pesquisa e os resultados em uma Turma no Google Sala de Aula.

In: TOLEDO, R. F. e JACOBI, P. R. orgs).

52 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download