Hibridação Somática

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Ciencias ambientais

Documento 1

A fusão de protoplastos, por meio da hibridação somática, é uma alternativa viável para o melhoramento de uma espécie vegetal. Palavras-chave: Hibridação somática. Melhoramento Genético. Agricultura. Biotecnologia. Por este método, é possível inserir cromossomos ou organelas que possuem material genético de uma espécie para outra, a ser melhorada, o que torna possível a transferência de caracteres poligênicos sem ter conhecimentos detalhados de genes, no entanto, as células vegetais, na forma natural, não se fundem, devido a parede celular. Esta parede celular formada, principalmente por celuloses e pectinas, mas também, por ligninas e outras substâncias em menor quantidade, tem a função de proteção mecânica e rigidez. Sendo assim, a primeira etapa para a hibridação somática é obtenção de células sem parede celular, pois a célula desprovida de parede celular é capaz de manter atividades vitais completas e denomina-se protoplasto.

A hibridação somática por meio da fusão de protoplastos é uma alternativa para a reprodução sexual com objetivo de combinar (por meio de tratamentos químicos ou por eletrofusão) dois genomas completos, incluindo as organelas citoplasmáticas (BAJAJ, 1994; BINSFELD, 1999). Segundo LIU et al. são codificados por um único gene. Entretanto, na maioria das culturas de importância econômica, caracteres tais como: resistências a doenças, tolerância a estresse e produção estão sobre controle de poligenes. Estes podem ser transferidos pela fusão de protoplastos (BINSFELD, 1999). Além do mais, alguns dos caracteres de herança citoplasmática como macho esterilidade e resistência à atrazina foram incorporados por meio da fusão de protoplastos. Em muitas espécies foi demonstrado que a produção de híbridos somáticos e cíbridos enriqueceram o pool de germoplasma existente (BINSFELD, 1999).

CONSIDERAÇÕES FINAIS Conforme os resultados obtidos neste trabalho, torna-se claro que a utilização de protoplastos permite inovações quanto ao melhoramento genético de espécies vegetais, pela obtenção de híbridos somáticos. A fusão de protoplastos, por meio da hibridação somática, é uma alternativa viável para o melhoramento de uma espécie vegetal. Além disso, foi possível observar que a obtenção e cultivo de protoplastos possuem uma maior facilidade de manipulação, não havendo uma maior necessidade de equipamentos de grande sofisticação, porém, nos procedimentos são necessários melhorias constantes, de acordo com cada cultura utilizada. REFERÊNCIAS BAJAJ, Y. P. Production and characterization of interspecifc transgenic plants in the genus Helianthus using microprotoplast techinique. Göttingen.

Cuvillier Verlag, 1999. DAVEY, M. R. OLIVARES-FUSTER, O. Somatic hybridization in Citrus: an effective tool to facilitate variety improvement. In Vitro Cellular and Developmental Biology-Plant, v. p. JOURDAN, P. et al. A new petunia flower color generated by transformation of mutant with a maize gene. Nature, v. p. SCHLINDWEIN, M.

68 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download