Guerra fria

Tipo de documento:Monografia

Área de estudo:Estatística

Documento 1

Além do desenvolvimento do arsenal nuclear e do desdobramento militar convencional, a luta pelo domínio foi expressa por meios indiretos, como guerra psicológica, campanhas de propaganda, espionagem, embargos de longo alcance, rivalidade em eventos esportivos, O Bloco Ocidental era liderado pelos Estados Unidos, bem como por várias outras nações do Primeiro Mundo que eram geralmente democráticas liberais, mas ligadas a uma rede de estados frequentemente autoritários do Terceiro Mundo, a maioria dos quais eram ex-colônias das potências européias. O Bloco Oriental era liderado pela União Soviética e seu Partido Comunista, que tinha influência em todo o Segundo Mundo e também estava ligado a uma rede de estados autoritários. A União Soviética tinha uma economia de comando e instalou regimes totalitários semelhantes em seus estados satélites.

O governo dos EUA apoiou governos e revoltas anticomunistas e de direita em todo o mundo, enquanto o governo soviético financiou partidos e revoluções de esquerda em todo o mundo. Como quase todos os estados coloniais alcançaram a independência no período de 1945 a 1960, A primeira fase da Guerra Fria começou logo após o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945. A Alemanha Oriental dominada pelos soviéticos construiu o Muro de Berlim para impedir que os cidadãos de Berlim Oriental fugissem para a livre e próspera Berlim Ocidental (parte da Alemanha Ocidental aliada dos EUA). As principais crises dessa fase incluíram o Bloqueio de Berlim de 1948-1949, a Revolução Comunista Chinesa de 1945-1949, a Guerra da Coréia de 1950-1953, a Revolução Húngara de 1956, a Crise de Suez de 1956, a Crise de Berlim de 1961, a Crise dos Mísseis de Cuba de 1962 e a Guerra do Vietnã de 1964-1975.

Os EUA e a URSS competiram pela influência na América Latina, no Oriente Médio e nos estados descolonizadores da África, Ásia e Oceania. a Revolução Húngara de 1956, a Crise de Suez de 1956, a Crise de Berlim de 1961, a Crise dos Mísseis de Cuba de 1962 e a Guerra do Vietnã de 1964-1975. Os EUA e a URSS competiram pela influência na América Latina, no Oriente Médio e nos estados descolonizadores da África, Ásia e Oceania. Os Estados Unidos aumentaram as pressões diplomáticas, militares e econômicas sobre a União Soviética, em um momento em que já sofria de estagnação econômica. Em meados da década de 1980, o novo líder soviético Mikhail Gorbachev introduziu as reformas liberalizantes da glasnost ("abertura", c.

e perestroika ("reorganização", 1987) e encerrou o envolvimento soviético no Afeganistão em 1989. As pressões por soberania nacional cresceram mais forte na Europa Oriental, e Gorbachev se recusou a apoiar militarmente os governos comunistas por mais tempo. Em 1989, a queda da Cortina de Ferro após o Piquenique Pan-Europeu e uma onda pacífica de revoluções (com exceção da Romênia e do Afeganistão) derrubaram quase todos os regimes marxistas-leninistas do Bloco Oriental. A teoria de James Burnham foi muito discutida, mas poucas pessoas ainda consideraram suas implicações ideológicas - ou seja, o tipo de visão de mundo, o tipo de crenças e a estrutura social que provavelmente prevaleceriam em um estado ao mesmo tempo invencível e em estado permanente de "guerra fria" com seus vizinhos.

No The Observer de 10 de março de 1946, Orwell escreveu: "após a conferência de Moscou em dezembro passado, a Rússia começou a fazer uma 'guerra fria' contra a Grã-Bretanha e o Império Britânico". O confronto entre a União Soviética e os Estados Unidos ocorreu em um discurso de Bernard Baruch, um influente conselheiro de presidentes democratas, em 16 de abril de 1947. O discurso, escrito pelo jornalista Herbert Bayard Swope, proclamava: "Não nos deixemos enganar: nós estão hoje no meio de uma guerra fria. O colunista de jornal Walter Lippmann deu ao termo ampla aceitação com seu livro A Guerra Fria. Com Brest-Litovsk, o espectro da dominação alemã na Europa Oriental ameaçou se tornar realidade, e os Aliados agora começou a pensar seriamente sobre a intervenção militar" e passou a intensificar sua "guerra econômica" contra os bolcheviques.

Alguns bolcheviques viam a Rússia apenas como o primeiro passo, planejando incitar revoluções contra o capitalismo em todos os países ocidentais, mas a necessidade de paz com a Alemanha afastou o líder soviético Vladimir Lenin dessa posição. movimento, uma confederação frouxa de forças antibolcheviques. Esta política foi liderada pelo Ministro da Guerra Winston Churchill, um anticomunista convicto. Uma longa e sangrenta Guerra Civil se seguiu entre os vermelhos e os brancos, começando em 1917 e terminando em 1923 com a vitória dos vermelhos. Suas operações russas foram chefiadas pelo coronel William N. Haskell. A Divisão Médica da ARA funcionou de novembro de 1921 a junho de 1923 e ajudou a superar a epidemia de tifo que assolava a Rússia. As operações de alívio da fome do ARA ocorreram em paralelo com operações de alívio da fome menonitas, judaicas e quacres muito menores na Rússia.

A Divisão Médica da ARA funcionou de novembro de 1921 a junho de 1923 e ajudou a superar a epidemia de tifo que assolava a Rússia. O secretário de Estado republicano, Charles Evans Hughes, rejeitou o reconhecimento, dizendo aos líderes sindicais que "os que estão no controle de Moscou não desistiram de seu propósito original de destruir os governos existentes onde quer que possam fazê-lo em todo o mundo". Sob o presidente Calvin Coolidge, o secretário de Estado Frank B. Kellogg alertou que a agência internacional do Kremlin, a Internacional Comunista (Comintern) estava planejando agressivamente a subversão contra outras nações, incluindo os Estados Unidos, para "derrubar a ordem existente". Herbert Hoover em 1919 alertou Woodrow Wilson que, " O arquiteto Albert Kahn tornou-se consultor para todas as construções industriais na União Soviética em 1930.

Em 1933, a comunidade empresarial americana, bem como os editores de jornais, clamavam por reconhecimento diplomático. Em 1939, depois que as tentativas de formar uma aliança militar com a Grã-Bretanha e a França contra a Alemanha falharam, a União Soviética fez uma mudança dramática em direção à Alemanha nazista. Quase um ano depois que a Grã-Bretanha e a França concluíram o Acordo de Munique com a Alemanha, a União Soviética também fez acordos com a Alemanha, tanto militar quanto economicamente durante extensas negociações. Ao contrário do caso da Grã-Bretanha e da França, o acordo da União Soviética com a Alemanha, o Pacto Molotov-Ribbentrop (assinado em 23 de agosto de 1939), incluiu um protocolo secreto que abriu caminho para a invasão soviética dos estados da Europa Oriental e ocupação de seus territórios.

O pacto possibilitou a ocupação soviética da Lituânia, Letônia, Estônia, Bessarábia, norte da Bucovina, região de Hertsa e leste da Polônia. No final de novembro de 1939, incapaz de coagir a República da Finlândia por meios diplomáticos a mover sua fronteira 25 quilômetros ( 16 milhas) de volta de Leningrado, Stalin ordenou a invasão da Finlândia. A Alemanha quebrou o Pacto Molotov-Ribbentrop e invadiu a União Soviética em 22 de junho de 1941, iniciando o que é conhecido na Rússia e em alguns outros estados pós-soviéticos como a Grande Guerra Patriótica. O Exército Vermelho deteve o aparentemente invencível Exército Alemão na Batalha de Moscou. A Batalha de Stalingrado, que durou do final de 1942 ao início de 1943, foi um duro golpe para a Alemanha, da qual nunca se recuperou totalmente e se tornou um ponto de virada na guerra.

Depois de Stalingrado, as forças soviéticas atravessaram a Europa Oriental até Berlim antes da rendição da Alemanha em 1945. O exército alemão sofreu 80% de suas mortes militares na Frente Oriental. Para efeito de comparação, um total de 22 milhões de toneladas desembarcou na Europa para abastecer as forças americanas de janeiro de 1942 a maio de 1945. Estima-se que as entregas americanas à URSS apenas através do Corredor Persa foram suficientes, pelos padrões do Exército dos EUA, para manter sessenta combates divisões na linha. A URSS, cumprindo seu acordo com os Aliados na Conferência de Yalta, quebrou o Pacto de Neutralidade Soviético-Japonês em abril de 1945, que o Japão vinha honrando apesar de sua aliança com a Alemanha, e invadiu Manchukuo e outros territórios controlados pelo Japão em 9 de agosto de 1945 Este conflito terminou com uma vitória soviética decisiva, juntamente com os bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki pelos EUA contribuindo para a rendição incondicional do Japão e o fim da Segunda Guerra Mundial.

Conferências em tempo de guerra sobre a Europa do pós-guerra Os Aliados discordaram sobre como o mapa europeu deveria ser e como as fronteiras seriam traçadas após a guerra. Cada lado tinha ideias diferentes sobre o estabelecimento e manutenção da segurança do pós-guerra. Esta proposta foi aceita por Stalin. Na Conferência de Yalta de fevereiro de 1945, Roosevelt assinou um acordo separado com Stalin em relação à Ásia e recusou-se a apoiar Churchill nas questões da Polônia e das reparações. Roosevelt finalmente aprovou o acordo de porcentagem, mas aparentemente ainda não havia um consenso firme sobre a estrutura para um acordo pós-guerra na Europa. Na Segunda Conferência de Quebec, uma conferência militar de alto nível realizada na cidade de Quebec, de 12 a 16 de setembro de 1944, Churchill e Roosevelt chegaram a um acordo sobre vários assuntos, incluindo um plano para a Alemanha baseado na proposta original de Henry Morgenthau Jr.

O memorando redigido por Churchill previa "a eliminação das indústrias bélicas no Ruhr e no Sarre. Além disso, a antipatia crescente e a linguagem belicosa dos participantes serviram para confirmar suas suspeitas sobre as intenções hostis uns dos outros e fortalecer suas posições. Nessa conferência, Truman informou a Stalin que os Estados Unidos possuíam uma nova e poderosa arma. Prelúdio do pós-guerra e surgimento dos dois blocos (1945-1947) Os EUA convidaram a Grã-Bretanha para seu projeto de bomba atômica, mas o mantiveram em segredo da União Soviética. Stalin sabia que os americanos estavam trabalhando na bomba atômica por meio de seus espiões atômicos no Ocidente e reagiu à notícia com calma. Uma semana após o fim da Conferência de Potsdam, os EUA bombardearam Hiroshima e Nagasaki.

Na Segunda Guerra Mundial, a União Soviética lançou as bases para o Bloco Oriental ou Soviético invadindo e anexando vários países à URSS como Repúblicas Socialistas Soviéticas, seguindo o acordo com a Alemanha no Pacto Molotov-Ribbentrop. Estes incluíram a Polônia oriental (incorporada na RSS da Bielorrússia e na RSS da Ucrânia), Letônia (que se tornou a RSS da Letônia), Estônia (que se tornou a RSS da Estônia), Lituânia (que se tornou a RSS da Lituânia), parte do leste da Finlândia (que se tornou o SSR carelo-finlandês, posteriormente incorporada na SFSR russa) e a Romênia oriental (que se tornou a RSS da Moldávia). disposições relativas nem à Polónia, nem à Checoslováquia, nem à Alemanha.

A União Soviética converteu os territórios que ocupava em estados satélites, como: República Popular da Bulgária (15 de setembro de 1946) República Popular da Romênia (13 de abril de 1948) República Popular da Hungria (20 de agosto de 1949) Além disso, duas outras repúblicas socialistas com maior grau de independência da União Soviética também foram estabelecidas: República Popular da Albânia (11 de janeiro de 1946) República Federal Socialista da Iugoslávia Os regimes de estilo soviético que surgiram no bloco não apenas reproduziram a economia de comando soviética, mas também adotaram os métodos brutais empregados por Joseph Stalin e a polícia secreta soviética para suprimir a oposição real e aparente. Na Ásia, o Exército Vermelho invadiu a Manchúria no último mês da guerra e passou a ocupar a grande faixa do território coreano localizado ao norte do paralelo 38.

Kennan de Moscou a Washington ajudou a articular a linha cada vez mais dura do governo dos EUA contra os soviéticos, que se tornaria a base da estratégia dos EUA em relação à União Soviética durante a Guerra Fria. O telegrama galvanizou um debate político que acabaria por moldar a política soviética do governo Truman. A oposição de Washington aos soviéticos se acumulou após promessas quebradas por Stalin e Molotov em relação à Europa e ao Irã. Após a invasão anglo-soviética do Irã na Segunda Guerra Mundial, o país foi ocupado pelo Exército Vermelho no extremo norte e pelos britânicos no sul. O Irã foi usado pelos Estados Unidos e pela Grã-Bretanha para abastecer a União Soviética, e os Aliados concordaram em se retirar do Irã seis meses após o fim das hostilidades.

Como Byrnes declarou um mês depois, " Em 1947, o presidente dos Estados Unidos, Harry S. Truman, ficou indignado com a aparente resistência da União Soviética às exigências americanas no Irã, Turquia e Grécia, bem como com a rejeição soviética do Plano Baruch sobre armas nucleares. Em fevereiro de 1947, o governo britânico anunciou que não poderia mais financiar o Reino da Grécia em sua guerra civil contra os insurgentes liderados pelos comunistas. No mesmo mês, Stalin conduziu as eleições legislativas polonesas fraudulentas de 1947, que constituíram uma violação aberta do Acordo de Yalta. O governo dos EUA respondeu a este anúncio adotando uma política de contenção, com o objetivo de impedir a propagação do comunismo.

O plano também afirmava que a prosperidade europeia dependia da recuperação econômica alemã. Um mês depois, Truman assinou a Lei de Segurança Nacional de 1947, criando um Departamento de Defesa unificado, a Agência Central de Inteligência (CIA) e o Conselho de Segurança Nacional (NSC). Essas se tornariam as principais burocracias da política de defesa dos EUA na Guerra Fria. Stalin acreditava que a integração econômica com o Ocidente permitiria que os países do Bloco Oriental escapassem do controle soviético e que os EUA estavam tentando comprar um realinhamento pró-EUA da Europa. Stalin, portanto, impediu que as nações do Bloco Oriental recebessem ajuda do Plano Marshall. Uma enorme rede de informantes em toda a União Soviética foi usada para monitorar a dissidência da política e moral soviética oficial.

Embora a desinformação sempre tenha existido, o próprio termo foi inventado e a estratégia formalizada por um departamento de propaganda negra da KGB soviética. Garthoff conclui que provavelmente houve paridade na quantidade e qualidade das informações secretas obtidas por cada lado. No entanto, os soviéticos provavelmente tinham uma vantagem em termos de HUMINT (inteligência humana ou espionagem interpessoal) e "às vezes em seu alcance nos altos círculos políticos". Em termos de impacto decisivo, no entanto, ele conclui: Também podemos agora ter grande confiança no julgamento de que não houve "toupeiras" bem-sucedidas no nível de tomada de decisão política de nenhum dos lados. O major-general aposentado da KGB Oleg Kalugin, ex-chefe da Contra-Inteligência Estrangeira da KGB (1973–1979), descreveu as medidas ativas como "o coração e a alma da inteligência soviética".

URSS e RPC. Cominform e a divisão Tito-Stalin Em setembro de 1947, os soviéticos criaram o Cominform para impor a ortodoxia dentro do movimento comunista internacional e fortalecer o controle político sobre os satélites soviéticos por meio da coordenação dos partidos comunistas no Bloco Oriental. O Cominform enfrentou um embaraçoso revés em junho seguinte, quando a cisão Tito-Stalin obrigou seus membros a expulsar a Iugoslávia, que permaneceu comunista, mas adotou uma posição não alinhada e passou a aceitar ajuda financeira dos Estados Unidos. Além de Berlim, o status da cidade de Trieste estava em questão. Em 1952, Stalin repetidamente propôs um plano para unificar a Alemanha Oriental e Ocidental sob um único governo escolhido em eleições supervisionadas pelas Nações Unidas, se a nova Alemanha ficasse fora das forças armadas ocidentais.

alianças, mas esta proposta foi rejeitada pelas potências ocidentais. Algumas fontes contestam a sinceridade da proposta. Primórdios da OTAN e da Rádio Europa Livre Grã-Bretanha, França, Estados Unidos, Canadá e oito outros países da Europa Ocidental assinaram o Tratado do Atlântico Norte em abril de 1949, estabelecendo a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Em agosto daquele ano, o primeiro dispositivo atômico soviético foi detonado em Semipalatinsk, Cazaquistão SSR. Os formuladores de políticas americanos, incluindo Kennan e John Foster Dulles, reconheceram que a Guerra Fria foi, em sua essência, uma guerra de ideias. Os Estados Unidos, agindo por meio da CIA, financiaram uma longa lista de projetos para combater o apelo comunista entre os intelectuais da Europa e do mundo em desenvolvimento.

A CIA também patrocinou secretamente uma campanha de propaganda doméstica chamada Cruzada pela Liberdade. incluindo interferência de rádio. Os formuladores de políticas americanos, incluindo Kennan e John Foster Dulles, reconheceram que a Guerra Fria foi, em sua essência, uma guerra de ideias. A eclosão da Guerra da Coréia em junho de 1950 mudou os cálculos e Washington agora deu total apoio. Isso também envolveu a nomeação de Dwight D. Eisenhower como encarregado das forças da OTAN e o envio de mais tropas americanas para a Alemanha Ocidental. Havia uma forte promessa de que a Alemanha Ocidental não desenvolveria armas nucleares. O medo generalizado de outra ascensão do militarismo alemão exigia que as novas forças armadas operassem dentro de uma estrutura de aliança, sob o comando da OTAN.

No NSC 68, um documento secreto de 1950, o Conselho de Segurança Nacional propôs o reforço dos sistemas de alianças pró-ocidentais e a quadruplicação dos gastos com defesa. Truman, sob a influência do conselheiro Paul Nitze, viu a contenção como implicando a reversão completa da influência soviética em todas as suas formas. Oficiais dos Estados Unidos se moveram para expandir esta versão de contenção na Ásia, África e América Latina, a fim de combater os movimentos nacionalistas revolucionários , muitas vezes liderado por partidos comunistas financiados pela URSS. Dessa forma, esses EUA exerceriam "poder preponderante", se oporiam à neutralidade, e estabelecer a hegemonia global. No início dos anos 1950 (período às vezes conhecido como "Pactomania"), os EUA formalizaram uma série de alianças com o Japão (ex-inimigo da Segunda Guerra Mundial), Coréia do Sul, Taiwan, Austrália, Nova Zelândia, Tailândia e Filipinas (notadamente ANZUS em 1951 e SEATO em 1954), garantindo assim aos Estados Unidos uma série de bases militares de longo prazo.

Os chineses, temerosos de uma possível invasão americana, enviaram um grande exército e derrotaram as forças da ONU, empurrando-as para baixo do paralelo 38. Truman deu a entender publicamente que poderia usar seu "ás na manga" da bomba atômica, mas Mao não se comoveu. O episódio foi usado para apoiar a sabedoria da doutrina de contenção em oposição à reversão. Mais tarde, os comunistas foram empurrados para perto da fronteira original, com mudanças mínimas. Entre outros efeitos, a Guerra da Coréia estimulou a OTAN a desenvolver uma estrutura militar. Sem um sucessor mutuamente aceitável, o mais alto Oficiais do Partido Comunista inicialmente optaram por governar a União Soviética conjuntamente por meio de uma troika chefiada por Georgy Malenkov.

Isso não durou, no entanto, e Nikita Khrushchev acabou vencendo a luta pelo poder que se seguiu em meados da década de 1950. Em 1956, ele denunciou Joseph Stalin e passou a facilitar o controle sobre o partido e a sociedade. Isso ficou conhecido como desestalinização. Em 18 de novembro de 1956, enquanto se dirigia a dignitários ocidentais em uma recepção na embaixada polonesa de Moscou, Khrushchev declarou de forma infame: "Gostem ou não, a história está do nosso lado. Os soviéticos, que já haviam criado uma rede de tratados de assistência mútua no Bloco Oriental em 1949, estabeleceram uma aliança formal, o Pacto de Varsóvia, em 1955. Opunha-se à OTAN. Arquivo: Hole in flag - Budapest 1956. jpg |thumb|left|A bandeira húngara (1949–1956) com o brasão comunista recortado era um símbolo revolucionário anti-soviético]] A Revolução Húngara de 1956 ocorreu logo após Khrushchev providenciar a remoção do líder stalinista da Hungria, Mátyás Rákosi.

Em resposta a um levante popular anticomunista, o novo regime dissolveu formalmente a polícia secreta, declarou sua intenção de se retirar do Pacto de Varsóvia e prometeu restabelecer eleições livres. Os eventos na Hungria produziram fraturas ideológicas dentro dos partidos comunistas do mundo, particularmente na Europa Ocidental, com grande declínio de membros, já que muitos nos países ocidentais e socialistas se sentiram desiludidos pela brutal resposta soviética. Plano Rapacki e Crise de Berlim de 1958-1959 Em 1957, o ministro das Relações Exteriores da Polônia, Adam Rapacki, propôs o Plano Rapacki para uma zona livre de armas nucleares na Europa central. A opinião pública tendeu a ser favorável no Ocidente, mas foi rejeitada pelos líderes da Alemanha Ocidental, Grã-Bretanha, França e Estados Unidos.

Eles temiam que isso deixaria os poderosos exércitos convencionais do Pacto de Varsóvia dominantes sobre os exércitos mais fracos da OTAN. Durante novembro de 1958, Khrushchev fez uma tentativa frustrada de transformar Berlim em uma "cidade livre" independente e desmilitarizada. Kennedy esperava que a estratégia de resposta flexível permitisse aos EUA combater a influência soviética sem recorrer à guerra nuclear. Para apoiar sua nova estratégia, Kennedy ordenou um aumento maciço nos gastos com defesa. Ele buscou, e o Congresso forneceu, uma rápida construção do arsenal nuclear para restaurar a superioridade perdida sobre a União Soviética - ele afirmou em 1960 que Eisenhower o havia perdido devido à preocupação excessiva com déficits orçamentários. Em seu discurso de posse, Kennedy prometeu "suportar qualquer ônus" na defesa da liberdade e pediu repetidamente aumentos nos gastos militares e autorização de novos sistemas de armas.

De 1961 a 1964, o número de armas nucleares aumentou 50%, assim como o número de bombardeiros B-52 para lançá-las. Winston Churchill disse aos Estados Unidos que Mosaddegh estava "cada vez mais se voltando para a influência comunista". O xá pró-Ocidente, Mohammad Reza Pahlavi, assumiu o controle como um monarca autocrático. As políticas do xá incluíam a proibição do partido comunista Tudeh do Irã e a supressão geral da dissidência política pela SAVAK, a agência de inteligência e segurança interna do xá. assumiu o controle como um monarca autocrático. As políticas do xá incluíam a proibição do partido comunista Tudeh do Irã e a supressão geral da dissidência política pela SAVAK, a agência de inteligência e segurança interna do xá.

No final de 1958, os rebeldes foram derrotados militarmente, Na República do Congo, recém-independente da Bélgica desde junho de 1960, a Crise do Congo eclodiu em 5 de julho, levando à secessão das regiões de Katanga e South Kasai. O presidente Joseph Kasa-Vubu, apoiado pela CIA, ordenou a demissão do primeiro-ministro democraticamente eleito Patrice Lumumba e do gabinete de Lumumba em setembro por causa dos massacres das forças armadas durante a invasão de South Kasai e por envolver soviéticos no país. Mais tarde, o coronel Mobutu Sese Seko, apoiado pela CIA, rapidamente mobilizou suas forças para tomar o poder por meio de um golpe de estado militar e trabalhou com agências de inteligência ocidentais para prender Lumumba e entregá-lo às autoridades de Katangan, que o executaram por fuzilamento.

o candidato esquerdista do Partido Progressista do Povo (PPP), Cheddi Jagan, conquistou o cargo de ministro-chefe em uma eleição administrada colonialmente em 1953, mas foi rapidamente forçado a renunciar ao poder após a suspensão da constituição do país ainda dependente pela Grã-Bretanha. Envergonhados pela vitória eleitoral esmagadora do suposto partido marxista de Jagan, os britânicos prenderam a liderança do PPP e manobraram a organização para uma ruptura divisória em 1955, criando uma divisão entre Jagan e seus colegas do PPP. Na República do Congo, recém-independente da Bélgica desde junho de 1960, a Crise do Congo eclodiu em 5 de julho, levando à secessão das regiões de Katanga e South Kasai. O presidente Joseph Kasa-Vubu, apoiado pela CIA, ordenou a demissão do primeiro-ministro democraticamente eleito Patrice Lumumba e do gabinete de Lumumba em setembro por causa dos massacres das forças armadas durante a invasão de South Kasai e por envolver soviéticos no país.

Mais tarde, o coronel Mobutu Sese Seko, apoiado pela CIA, rapidamente mobilizou suas forças para tomar o poder por meio de um golpe de estado militar e trabalhou com agências de inteligência ocidentais para prender Lumumba e entregá-lo às autoridades de Katanga, que o executaram por fuzilamento. o candidato esquerdista do Partido Progressista do Povo (PPP), Cheddi Jagan, conquistou o cargo de ministro-chefe em uma eleição administrada colonialmente em 1953, mas foi rapidamente forçado a renunciar ao poder após a suspensão da constituição do país ainda dependente pela Grã-Bretanha. Envergonhados pela vitória eleitoral esmagadora do suposto partido marxista de Jagan, os britânicos prenderam a liderança do PPP e manobraram a organização para uma ruptura divisória em 1955, criando uma divisão entre Jagan e seus colegas do PPP.

divisão sino-soviética Depois de 1956, a aliança sino-soviética começou a desmoronar. Mao defendeu Stalin quando Khrushchev o criticou em 1956 e tratou o novo líder soviético como um arrivista superficial, acusando-o de ter perdido sua vantagem revolucionária. De sua parte, Khrushchev, perturbado pela atitude loquaz de Mao em relação à guerra nuclear, referiu-se ao líder chinês como um "lunático no trono". e negou qualquer proposta. A animosidade sino-soviética se derramou em uma guerra de propaganda intracomunista. Uma parte da população não lhe deu atenção e outra parte ficou irritada com isso. Um elemento importante da Guerra Fria na Corrida Espacial foi o reconhecimento de satélites, bem como sinais de inteligência para avaliar quais aspectos dos programas espaciais tinham capacidades militares.

Apolo-Soyuz. Aftermath of the Cuban Revolution Em Cuba, o Movimento 26 de Julho, liderado pelos jovens revolucionários Fidel Castro e Che Guevara, tomou o poder na Revolução Cubana em 1º de janeiro de 1959, derrubando o presidente Fulgêncio Batista, cujo regime impopular teve as armas negadas pelo governo Eisenhower. Embora o primeiro de Fidel Castro tenha se recusado a categorizar seu novo governo como socialista e negado repetidamente ser comunista, Castro nomeou marxistas para altos cargos governamentais e militares. No entanto, centenas de milhares de alemães orientais emigravam anualmente para a livre e próspera Alemanha Ocidental através de uma "brecha" no sistema que existia entre Berlim Oriental e Berlim Ocidental. profissionais educados mais jovens, de modo que quase 20% da população da Alemanha Oriental havia migrado para a Alemanha Ocidental em 1961.

Em junho daquele ano, a União Soviética emitiu um novo ultimato exigindo a retirada das forças aliadas de Berlim Ocidental. O pedido foi rejeitado, mas os Estados Unidos agora limitavam suas garantias de segurança a Berlim Ocidental. Em 13 de agosto, a Alemanha Oriental ergueu uma barreira de arame farpado que acabaria sendo expandida por meio da construção do Muro de Berlim, efetivamente fechando a brecha e impedindo que seus cidadãos fugissem para o Ocidente. O compromisso envergonhou Khrushchev e a União Soviética porque a retirada dos mísseis americanos da Itália e da Turquia foi um acordo secreto entre Kennedy e Khrushchev, e os soviéticos foram vistos como recuando das circunstâncias que haviam começado. Em 1964, os colegas de Khrushchev no Kremlin conseguiram derrubá-lo, mas permitiram-lhe uma aposentadoria tranquila.

Acusado de grosseria e incompetência, John Lewis Gaddis argumenta que Khrushchev também foi creditado por arruinar a agricultura soviética, levando o mundo à beira de uma guerra nuclear e que Khrushchev se tornou um 'embaraço internacional' quando autorizou a construção do Muro de Berlim. Segundo Dobrynin, a alta liderança soviética interpretou o resultado cubano como "um golpe em seu prestígio que beira a humilhação". e os soviéticos eram vistos como recuando das circunstâncias que haviam começado. Segundo Dobrynin, a alta liderança soviética interpretou o resultado cubano como "um golpe em seu prestígio que beira a humilhação". Do confronto à détente(1962–1979). Ao longo das décadas de 1960 e 1970, os participantes da Guerra Fria lutaram para se ajustar a um novo e mais complicado padrão de relações internacionais em que o mundo não estava mais dividido em dois blocos claramente opostos.

Desde o início do período pós-guerra, com a ajuda americana, a Europa Ocidental e o Japão rapidamente se recuperaram da destruição da Segunda Guerra Mundial e sustentaram um forte crescimento econômico nas décadas de 1950 e 1960, com PIBs per capita próximos aos dos Estados Unidos, enquanto o Leste As economias do bloco estagnaram. A Guerra do Vietnã tornou-se um pântano para os Estados Unidos, levando a um declínio no prestígio internacional e na estabilidade econômica, descarrilando acordos de armas e provocando agitação interna. A guerra se intensificou ainda mais em 1964, após o controverso incidente do Golfo de Tonkin, no qual um contratorpedeiro americano teria colidido com uma embarcação de ataque rápido norte-vietnamita. A Resolução do Golfo de Tonkin deu ao presidente Lyndon B.

Johnson ampla autorização para aumentar a presença militar dos EUA, destacando unidades de combate terrestre pela primeira vez e aumentando o número de soldados para 184. O líder soviético Leonid Brezhnev respondeu revertendo a política de retirada de Khrushchev e aumentando a ajuda aos norte-vietnamitas, na esperança de atrair o Norte de sua posição pró-chinesa. A URSS desencorajou uma nova escalada da guerra, no entanto, fornecendo assistência militar apenas o suficiente para amarrar as forças americanas. Eisenhower e ao primeiro-ministro Harold Macmillan em 17 de setembro de 1958, ele defendeu a criação de um diretório tripartite que colocaria a França em pé de igualdade com os Estados Unidos e o Reino Unido, e também pela expansão da cobertura da OTAN para incluir áreas geográficas de interesse para a França, principalmente a Argélia francesa, onde a França estava travando uma contra-insurreição e procurou a ajuda da OTAN.

De Gaulle considerou a resposta que recebeu insatisfatória e iniciou o desenvolvimento de um dissuasor nuclear francês independente. Em 1966, ele retirou a França das estruturas militares da OTAN e expulsou as tropas da OTAN do solo francês. Finalização Afirmando-se oficialmente neutra, a Finlândia estava na zona cinzenta entre os países ocidentais e a União Soviética. O Tratado YYA (Pacto Finno-Soviético de Amizade, Cooperação e Assistência Mútua) deu à União Soviética alguma influência na política doméstica finlandesa, que mais tarde foi usada como o termo "Finlandização" pela imprensa da Alemanha Ocidental, significando "tornar-se como a Finlândia ". Invasão da Tchecoslováquia Em 1968, ocorreu um período de liberalização política na Tchecoslováquia chamado Primavera de Praga.

Um "Programa de Ação" de reformas incluiu o aumento da liberdade de imprensa, liberdade de expressão e liberdade de movimento, juntamente com uma ênfase econômica em bens de consumo, a possibilidade de um governo multipartidário, limitações ao poder da polícia secreta e possível retirada do Pacto de Varsóvia. Em resposta à Primavera de Praga, em 20 de agosto de 1968, o Exército Soviético, junto com a maioria de seus aliados do Pacto de Varsóvia, invadiu a Tchecoslováquia. A invasão foi seguida por uma onda de emigração, incluindo cerca de 70. tchecos e eslovacos inicialmente fugindo, com o total chegando a 300. soldados para a República Dominicana em uma intervenção, codinome Operação Power Pack, na Guerra Civil Dominicana entre partidários do presidente deposto Juan Bosch e partidários do general Elías Wessin y Wessin, citando a ameaça do emergência de uma revolução ao estilo cubano na América Latina.

A OEA também destacou soldados para o conflito por meio da Força de Paz Interamericana, majoritariamente brasileira. Héctor García-Godoy atuou como presidente provisório, até que o ex-presidente conservador Joaquín Balaguer venceu a eleição presidencial de 1966 contra o não candidato Juan Bosch. Ativistas do Partido Revolucionário Dominicano de Bosch foram violentamente assediados pela polícia e pelas forças armadas dominicanas Na Indonésia, o anticomunista linha-dura General Suharto arrancou o controle do estado de seu predecessor Sukarno em uma tentativa de estabelecer uma "Nova Ordem". De 1965 a 1966, com a ajuda dos Estados Unidos e de outros governos ocidentais, os militares lideraram o assassinato em massa de mais de 500. De acordo com o historiador Charles R. H. Tripp, o tratado perturbou "o sistema de segurança patrocinado pelos EUA estabelecido como parte da Guerra Fria no Oriente Médio.

Parecia que qualquer inimigo do regime de Bagdá era um aliado potencial dos Estados Unidos. Em resposta, os EUA. soldados cubanos lideraram o esforço primário, depois de receberem um treinamento apressado em alguns dos sistemas de armas soviéticos recém-entregues por instrutores da Alemanha Oriental. No Chile, o candidato do Partido Socialista Salvador Allende venceu a eleição presidencial de 1970, tornando-se assim o primeiro marxista eleito democraticamente a se tornar presidente de um país nas Américas. A CIA apontou Allende para remoção e operou para minar seu apoio internamente, o que contribuiu para um período de agitação que culminou no golpe de estado do general Augusto Pinochet em 11 de setembro de 1973. Pinochet consolidou o poder como ditador militar, as reformas econômicas de Allende foram roladas para trás, e opositores de esquerda foram mortos ou detidos em campos de internamento sob a Dirección de Inteligencia Nacional (DINA).

Os estados socialistas – com exceção da China e da Romênia – romperam relações com o Chile. Após a deposição de Sihanouk em março de 1970 pelo general pró-americano Lon Nol, que ordenou que os norte-vietnamitas deixassem o Camboja, o Vietnã do Norte tentou invadir todo o Camboja após negociações com Nuon Chea, o segundo em comando dos comunistas cambojanos (apelidado de Khmer). Rouge) lutando para derrubar o governo cambojano. Sihanouk fugiu para a China com o estabelecimento do GRUNK em Pequim. As forças americanas e sul-vietnamitas responderam a essas ações com uma campanha de bombardeio e uma breve incursão terrestre, o que contribuiu para a violência da guerra civil que logo envolveu todo o Camboja. O bombardeio norte-americano durou até 1973, e ao mesmo tempo que impediu o Khmer Vermelho de tomar a capital, também acelerou o colapso da sociedade rural, aumentou a polarização social e matou dezenas de milhares de civis.

representantes do Khmer Vermelho tiveram assento na Assembleia Geral da ONU, com forte apoio da China, das potências ocidentais e dos países membros da ASEAN. O Camboja ficaria atolado em uma guerra de guerrilha liderada a partir de campos de refugiados localizados na fronteira com a Tailândia. Após a destruição do Khmer Vermelho, a reconstrução nacional do Camboja seria severamente prejudicada e o Vietnã sofreria um ataque chinês punitivo. reaproximação sino-americana Como resultado da divisão sino-soviética, as tensões ao longo da fronteira sino-soviética atingiram seu pico em 1969, e o presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, decidiu usar o conflito para mudar o equilíbrio de poder para o Ocidente na Guerra Fria. Os chineses buscaram melhorar as relações com os americanos para ganhar vantagem sobre os soviéticos também.

Entre 1972 e 1974, os dois lados também concordaram em fortalecer seus laços econômicos, incluindo acordos para aumentar o comércio. Como resultado de seus encontros, a détente substituiria a hostilidade da Guerra Fria e os dois países viveriam mutuamente. Esses desenvolvimentos coincidiram com a política "Ostpolitik" de Bonn formulada pelo chanceler da Alemanha Ocidental Willy Brandt, um esforço para normalizar as relações entre a Alemanha Ocidental e a Europa Oriental. Outros acordos foram concluídos para estabilizar a situação na Europa, culminando nos Acordos de Helsinki assinados na Conferência sobre Segurança e Cooperação na Europa em 1975. Os Acordos de Helsinki, nos quais os soviéticos prometiam conceder eleições livres na Europa, foi chamado de uma grande concessão para garantir a paz pelos soviéticos.

pelas autoridades comunistas. Ativistas de direitos humanos na União Soviética foram regularmente submetidos a perseguições, repressões e prisões. O magnata americano pró-soviético Armand Hammer, da Occidental Petroleum, costumava mediar as relações comerciais. O autor Daniel Yergin, em seu livro The Prize, escreve que Hammer "acabou como um intermediário entre cinco secretários gerais soviéticos e sete presidentes dos Estados Unidos". Hammer tinha um extenso relacionamento comercial na União Soviética desde a década de 1920 com a aprovação de Lenin. Os Estados Unidos há muito vinculavam o comércio com a União Soviética à sua política externa em relação à União Soviética e, especialmente desde o início dos anos 1980, às políticas soviéticas de direitos humanos.

A Emenda Jackson-Vanik, anexada à Lei de Comércio de 1974, vinculou a concessão da nação mais favorecida à URSS ao direito de emigrar dos judeus soviéticos perseguidos. Como a União Soviética recusou o direito de emigração aos judeus recusados, a capacidade do presidente de aplicar o status comercial de nação mais favorecida à União Soviética foi restrita. Embora o presidente Jimmy Carter tenha tentado colocar outro limite na corrida armamentista com um SALT II acordo em 1979, seus esforços foram prejudicados pelos outros eventos daquele ano, incluindo a Revolução Iraniana e a Revolução da Nicarágua, que derrubaram governos pró-EUA, e sua retaliação contra o golpe soviético no Afeganistão em dezembro. Nova Guerra Fria (1979-1985) O termo nova Guerra Fria refere-se ao período de intenso despertar das tensões e conflitos da Guerra Fria no final dos anos 1970 e início dos anos 1980.

As forças afegãs sofreram grandes perdas durante a operação soviética; 30 guardas do palácio afegão e mais de 300 guardas do exército foram mortos, enquanto outros 150 foram capturados. Dois dos filhos de Amin, um de 11 anos e outro de 9 anos, morreram devido a ferimentos causados ​por estilhaços durante os confrontos. Após a operação, um total de 1. soldados afegãos que se renderam às forças soviéticas foram feitos prisioneiros, e os soviéticos instalaram Babrak Karmal, líder da facção Parcham do PDPA, como sucessor de Amin. Veteranos do Grupo Alpha da União Soviética afirmaram que a Operação Storm-333 foi uma das mais bem-sucedidas da história da unidade. Reagan e Thatcher Em janeiro de 1977, quatro anos antes de se tornar presidente, Ronald Reagan declarou sem rodeios, em conversa com Richard V.

Allen, sua expectativa básica em relação à Guerra Fria. Minha ideia da política americana em relação à União Soviética é simples, e alguns diriam simplista", disse ele. É o seguinte: nós ganhamos e eles perdem. O que você acha disso?" Em 1980, Ronald Reagan derrotou Jimmy Carter nas eleições presidenciais de 1980, prometendo aumentar os gastos militares e enfrentar os soviéticos em todos os lugares. Mikhail Suslov, o principal ideólogo do Kremlin, aconselhou os líderes soviéticos a não intervir se a Polônia caísse sob o controle do Solidariedade, por medo de que isso pudesse levar a pesadas sanções econômicas, resultando em uma catástrofe para a economia soviética. Questões militares e econômicas dos EUA e da URSS A União Soviética havia construído um exército que consumia até 25% de seu produto nacional bruto às custas de bens de consumo e investimentos em setores civis.

Os gastos soviéticos na corrida armamentista e outros compromissos da Guerra Fria causaram e exacerbaram problemas estruturais profundamente arraigados no sistema soviético, que experimentou pelo menos uma década de estagnação econômica durante os últimos anos de Brezhnev. O investimento soviético no setor de defesa não foi impulsionado pela necessidade militar, mas em grande parte pelos interesses da nomenklatura, que dependia do setor para obter seu próprio poder e privilégios. As Forças Armadas soviéticas tornaram-se as maiores do mundo em termos de número e tipos de armas que possuíam, no número de soldados em suas fileiras e no tamanho de sua base militar-industrial. Ao mesmo tempo, a Arábia Saudita aumentou a produção de petróleo, mesmo quando outras nações não pertencentes à OPEP estavam aumentando a produção.

Esses desenvolvimentos contribuíram para o excesso de petróleo da década de 1980, que afetou a União Soviética, pois o petróleo era a principal fonte de receitas de exportação soviéticas. Questões com a economia de comando, quedas no preço do petróleo e grandes gastos militares levaram gradualmente a economia soviética à estagnação. Em 1º de setembro de 1983, a União Soviética abateu o voo 007 da Korean Air Lines, um Boeing 747 com 269 pessoas a bordo, incluindo o congressista Larry McDonald, uma ação que Reagan caracterizou como um massacre. O avião estava a caminho de Anchorage para Seul, mas devido a um erro de navegação cometido pela tripulação, ele se desviou de sua rota planejada original e voou pelo espaço aéreo russo proibido, passando pela costa oeste da Ilha Sakhalin, perto da Ilha Moneron.

O apoio do governo Reagan ao governo militar da Guatemala durante a Guerra Civil Guatemalteca, em particular o regime de Efraín Ríos Montt, também foi controverso. os soviéticos incorreram em altos custos para suas próprias intervenções estrangeiras. Embora Brezhnev estivesse convencido em 1979 de que a guerra soviética no Afeganistão seria breve, guerrilheiros muçulmanos, auxiliados pelos EUA, China, Grã-Bretanha, Arábia Saudita e Paquistão, travaram uma feroz resistência contra a invasão. O Kremlin enviou quase 100. soldados para apoiar seu regime fantoche no Afeganistão, levando muitos observadores externos a apelidar a guerra de "Vietnã dos soviéticos". Pode ser que a lei termodinâmica da entropia tenha. alcançado com o sistema soviético, que agora parece gastar mais energia em simplesmente manter seu equilíbrio do que em melhorar a si mesmo.

Poderíamos estar assistindo a um período de movimento estrangeiro em um momento de decadência interna". anos finais(1985–1991) As reformas de Gorbachev. Quando o relativamente jovem Mikhail Gorbachev se tornou secretário-geral em 1985, a economia soviética estava estagnada e enfrentava uma queda acentuada nos ganhos em moeda estrangeira como resultado da queda nos preços do petróleo na década de 1980. A certa altura, os dois homens, acompanhados apenas por um intérprete, concordaram em princípio em reduzir o arsenal nuclear de cada país em 50%. Uma segunda cúpula foi realizada em outubro de 1986 em Reykjavík, Islândia. As conversas correram bem até que o foco mudou para a Iniciativa de Defesa Estratégica (SDI) proposta por Reagan, que Gorbachev queria que fosse eliminada.

Reagan recusou. As negociações falharam, mas a terceira cúpula (Cúpula de Washington (1987), 8 a 10 de dezembro de 1987) levou a um avanço com a assinatura do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF). Os dois ex-adversários foram parceiros na Guerra do Golfo contra o Iraque (agosto de 1990 - fevereiro de 1991). Durante a cúpula final em Moscou em julho de 1991, Gorbachev e George H. W. Bush assinaram o tratado de controle de armas START I. A Europa Oriental se separa Dois desenvolvimentos dominaram a década seguinte: o cada vez mais aparente desmoronamento das estruturas econômicas e políticas da União Soviética e as tentativas de reformas para reverter esse processo. Em particular, a paralisação da União Soviética no piquenique pan-europeu em agosto de 1989 pôs em movimento uma reação em cadeia pacífica, no final da qual o Bloco Oriental entrou em colapso.

Com a queda do Muro de Berlim e com a Alemanha Oriental e Ocidental buscando a reunificação, a Cortina de Ferro entre o Ocidente e as regiões ocupadas pelos soviéticos caiu. Em 1989, o sistema de aliança soviética estava à beira do colapso e, privado de apoio militar soviético, os líderes comunistas dos estados do Pacto de Varsóvia estavam perdendo o poder. Organizações de base, como o movimento Solidariedade da Polônia, rapidamente ganharam terreno com fortes bases populares. Com a queda do Muro de Berlim e com a Alemanha Oriental e Ocidental buscando a reunificação, a Cortina de Ferro entre o Ocidente e as regiões ocupadas pelos soviéticos caiu. Agora, dezenas de milhares de alemães orientais informados pela mídia foram para a Hungria, que não estava mais disposta a manter suas fronteiras completamente fechadas ou a obrigar suas tropas de fronteira a usar força armada.

Por um lado, isso causou desacordo entre os estados do Leste Europeu e, por outro lado, ficou claro para a população do Leste Europeu que os governos não tinham mais poder absoluto. Em 1989, os governos comunistas da Polônia e da Hungria tornaram-se os primeiros negociar a organização de eleições competitivas. Na Tchecoslováquia e na Alemanha Oriental, protestos em massa derrubaram líderes comunistas entrincheirados. Os regimes comunistas na Bulgária e na Romênia também desmoronaram, neste último caso como resultado de uma revolta violenta. Após uma vitória esmagadora de Sąjūdis na Lituânia, aquele país declarou sua independência restaurada em 11 de março de 1990, citando a ilegalidade da ocupação soviética dos estados bálticos. As forças soviéticas tentaram deter a secessão esmagando manifestações populares na Lituânia (domingo sangrento) e na Letônia (as barricadas), como resultado de vários civis mortos ou feridos.

No entanto, essas ações apenas reforçaram o apoio internacional aos secessionistas. Um referendo pela preservação da URSS foi realizado em 17 de março de 1991 em nove repúblicas (as restantes boicotaram a votação), com a maioria da população nessas repúblicas votando pela preservação da União na forma de uma nova federação. O referendo deu a Gorbachev um pequeno impulso. No outono, Gorbachev não podia mais influenciar os eventos fora de Moscou e estava sendo desafiado até mesmo por Yeltsin, que havia sido eleito presidente da Rússia em julho de 1991. O presidente dos EUA, George HW Bush, expressou suas emoções: "A maior coisa que aconteceu no mundo em minha vida, em nossas vidas, é isto: pela graça de Deus, a América venceu a Guerra Fria".

secretário-geral do Partido Comunista e o presidente russo, Boris Yeltsin, ordenaram a apreensão de propriedades soviéticas. Gorbachev manteve o poder como presidente da União Soviética até 25 de dezembro de 1991, quando a URSS se dissolveu. Quinze estados surgiram da União Soviética, sendo de longe o maior e mais populoso (que também foi o fundador do estado soviético com a Revolução de Outubro em Petrogrado), a Federação Russa, assumindo total responsabilidade por todos os direitos e obrigações do URSS sob a Carta das Nações Unidas, incluindo as obrigações financeiras. Em alguns países, o partido comunista mudou de nome e continuou funcionando. descomunização Stephen Holmes, da Universidade de Chicago, argumentou em 1996 que a descomunização, após um breve período ativo, terminou rapidamente em um fracasso quase universal.

Após a introdução da lustração, a demanda por bodes expiatórios tornou-se relativamente baixa e ex-comunistas foram eleitos para altos cargos governamentais e outros cargos administrativos. Holmes observa que a única exceção real foi a antiga Alemanha Oriental, onde milhares de ex-informantes da Stasi foram demitidos de cargos públicos. Holmes sugere as seguintes razões para o fracasso da descomunização: Após 45 a 70 anos de governo comunista, quase todas as famílias têm membros associados ao estado. O Hino Estatal da Federação Russa, adotado em 2000 (o mesmo ano em que Vladimir Putin iniciou seu primeiro mandato como presidente da Rússia), usa exatamente a mesma música do Hino Estatal da União Soviética, mas com nova letra escrita por Sergey Mikhalkov.

Por outro lado, a descomunização na Ucrânia começou durante e após a dissolução da União Soviética em 1991. Com o sucesso da Revolução da Dignidade em 2014, o governo ucraniano aprovou leis que proibiam os símbolos comunistas. Em 15 de maio de 2015, o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, assinou um conjunto de leis que iniciou um período de seis meses para a remoção de monumentos comunistas (excluindo monumentos da Segunda Guerra Mundial) e renomeação de locais públicos com nomes de temas relacionados ao comunismo. Na época, isso significava que 22 cidades e 44 vilas deveriam receber novos nomes. Influência A Guerra Fria continua a influenciar os assuntos mundiais. O mundo pós-Guerra Fria é considerado unipolar, sendo os Estados Unidos a única superpotência remanescente.

A Guerra Fria definiu o papel político dos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial em 1989, os Estados Unidos tinham alianças militares com 50 países, com 526. soldados estacionados no exterior, com 326. na Europa (dois terços dos quais na Alemanha Ocidental) e 130. Muitas das tensões econômicas e sociais que foram exploradas para alimentar a competição da Guerra Fria em partes do Terceiro Mundo permanecem agudas. A quebra do controle estatal em várias áreas anteriormente governadas por governos comunistas produziu novos conflitos civis e étnicos, particularmente na ex-Iugoslávia. Na Europa Central e Oriental, o fim da Guerra Fria inaugurou uma era de crescimento econômico e aumento do número de democracias liberais, enquanto em outras partes do mundo, como o Afeganistão, a independência foi acompanhada pelo fracasso do Estado.

Na cultura popular Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos e a União Soviética investiram pesadamente em propaganda destinada a influenciar as pessoas em todo o mundo, especialmente por meio de filmes. A Guerra Fria perdura como um tema popular amplamente refletido na mídia de entretenimento e continua até o presente com vários filmes, romances, televisão e outras mídias com o tema da Guerra Fria pós-1991.

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