Gestão Financeira

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Finanças

Documento 1

Neste estudo, exploramos alguns conceitos básicos de gestão financeira, demonstrações contábeis e assim entender como um controle eficiente auxilia uma empresa no seu crescimento, mas também o contrário, ou seja, a falta desse controle faz com que empresas fechem diariamente, e assim mostramos alguns erros comuns que levam a este fim. Utilizamos uma metodologia descritiva, através de pesquisas bibliográficas como periódicos, livros e sites confiáveis da área administrativa. E com isso, consideramos de extrema importância uma adequada gestão financeira dentro de uma organização empresarial. Palavras-chave: Gestão financeira. Administrador. Serão questionadas todas suas funções e estratégias para uma saúde financeira estável e um planejamento de investimento adequado para o cenário atual que se encontra o caixa da empresa.

Entraremos nas demonstrações financeiras com um quadro que ilustra os demonstrativos de resultado dos exercícios (DRE), pesquisado junto ao balanço patrimonial de uma empresa. Por fim, vamos explicar um pouco sobre capital de giro e sua eficácia, fluxo de caixa e sua importância para novos investimentos, problemas que surgem na gestão e o que pode ser feito para corrigi-los. DESENVOLVIMENTO 2. O QUE É GESTÃO FINANCEIRA? Gestão financeira é um conjunto de medidas que visa potencializar os ganhos da empresa, ou seja, é a gestão do dinheiro. A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO FINANCEIRA Considerando as funções administrativas de uma empresa, considera-se a gestão financeira como a mais importante. Isso porque é o setor que fica responsável pelo planejamento e controle de todos os seus recursos, com isso, todos os outros setores da empresa são influenciados pelo bom andamento (ou não) da gestão financeira.

Como já foi falado, o principal objetivo é a lucratividade e a gerência de seus investimentos, para chegar a esse objetivo é importante obter uma estrutura administrativa eficiente e alinhada com o lema da empresa. O caminho para se chegar a esses resultados é montar um processo organizacional, pois é através desse processo que se consegue direcionar as ações para atingir os objetivos da instituição. O processo organizacional é composto de cinco etapas: Planejamento, Direção, Comunicação, Controle e Avaliação. SUA IMPORTÂNCIA NA EMPRESA O gestor financeiro é uma peça chave dentro da organização, é através dele que é feito um planejamento de recursos e captação, ele também toma todas decisões na parte de financiamento e lidera suas ações para repassar aos superiores. Tudo que envolve números no mercado interno e externo ele precisa estar atento, pois são estas variáveis que pode garantir um futuro melhor e planejamento para sua organização.

É de suma importância que o gestor financeiro esteja com uma mente aberta e com visão ampliada para todos os setores da empresa. Assaf Neto (2009, p. diz que: [. Com o aumento da importância desse setor fica visível que ele se torna cada vez mais estratégico para organização e torna-se cada vez mais atuante como um todo na tomada de decisões dentro da organização e deve ter uma abordagem cada vez mais racional pois ele lidera muitas pessoas. É verdade que um gestor financeiro precisa estar cada vez mais por dentro das decisões financeiras da empresa, é ele quem vai gerar recursos para seus acionistas e de forma correta intervir no cenário atual da organização seja ela para novos investimentos ou para redução de custos.

Para a Administração Financeira, o objetivo econômico das empresas é a maximização de seu valor de mercado, pois dessa forma será aumentada a riqueza de seus proprietários. Os proprietários de empresas privadas esperam que seu investimento produza um retorno compatível com o risco assumido, por meio de geração de resultados econômicos e financeiros (lucro e caixa) adequados por longo prazo [. Hoji (2004, p. com/2012/11/balanco-patrimonial. html Onde se lê: Bens - como sendo tudo que tenha valor econômico. Direitos - valores a receber, de terceiros. Obrigações - compromissos, encargos, responsabilidades, atribuições diante de terceiros, em geral a pagar ou recolher. Patrimônio Líquido - são os valores que se encontram na empresa, para o(s) proprietário(s), sócios, acionistas no momento em que é elaborado o Balanço Patrimonial.

Patrimônio Líquido: é gerado pelo Ativo da Empresa subtraindo o Passivo assim demonstrando se, positivo a riqueza da firma, ou, se negativo expondo a situação negativa desta, podendo ainda ser nula, quando não há valores líquidos. Encontrando-se ali também o Capital Social da empresa. Exemplo: FONTE: https://queroficarrico. com/blog/aprenda-a-medir-sua-riqueza/ 2. DRE Apresento um dos mais importantes, juntamente com o Balanço Patrimonial, documento da contabilidade, que conforme o nome demonstra a é a apuração das operações em um certo período, normalmente durante o ano fiscal (12 meses). FONTE:https://www. passeidireto. com/arquivo/6186741/demonstracao-de-resultado-dre 2. CONTAS A PAGAR X CONTAS A RECEBER • Contas a Pagar As contas a pagar são as obrigações financeiras que a empresa tem com seus funcionários e fornecedores. Elas podem ser: compra de mercadoria, pagamentos de salários, tributos, manutenção da empresa, entre outros.

• Fluxo de caixa projetado: Não utiliza os valores que já foram acrescentados ou removidos do orçamento, tem o objetivo de prever receitas e gastos, desse modo, é possível preparar o orçamento para pagar as despes​​​​as e garantir os prazos. • Fluxo de caixa operacional: Essa modalidade de fluxo levanta os gastos e as receitas operacionais, ou seja, todas as movimentações financeiras necessárias para o funcionamento da empresa, como a folha salarial e o abastecimento e manutenção do estoque. • Fluxo de caixa livre: Utilizada para medir a capacidade de gerar capital da gestão, indicando o saldo existente a curto, médio e longo prazo. Quais são os seus benefícios • Evitar gastos desnecessários: Como todas as despesas são documentadas no fluxo de caixa, você descobre, reduz e otimiza o uso do capital no empreendimento.

Sobra mais dinheiro para investir em áreas de maior relevância, como a contratação de funcionários, a compra de equipamentos e a expansão do local de trabalho. Em resumo, Capital de giro indica a parte do patrimônio que sofre constante movimentação nas empresas, tais como as disponibilidades e os valores realizáveis, diferenciando-se entre estes os créditos, os estoques e os investimentos. Portanto, administrar o capital de giro da empresa significa avaliar o momento atual, as faltas e as sobras de recursos financeiros e os reflexos gerados por decisões tomadas em relação a compras, vendas e à administração do caixa. ERROS NA GESTÃO FINANCEIRA • Confundir finanças pessoais com finanças empresariais Esse é um erro comum, principalmente em pequenos negócios e em empresas individuais.

 Imagine que, ao final de uma semana de trabalho todo o dinheiro obtido esteja guardado em uma gaveta e a conta de luz residencial seja paga com esse dinheiro. • Não projetar o fluxo de caixa Além dos gastos que você teve hoje e terá amanhã, também é essencial projetar o que você terá que pagar nos próximos meses e as receitas que vão entrar nesse período. No intuito de trazer para o estudo fontes diferenciadas, onde contribuiria no desenvolvimento da gestão financeira alcançando um controle financeiro e assim uma maior rentabilidade dentro de uma empresa. RESULTADOS E DISCUSSÃO O presente trabalho tem o objetivo de informar a importância da gestão financeira em uma empresa e como ela funciona. Pode-se dizer que essa gestão é o que demonstra a saúde financeira da empresa.

Considerando as funções administrativas de uma empresa, considera-se a gestão financeira como a mais importante. Isso porque é o setor que fica responsável pelo planejamento e controle de todos os seus recursos. Com base em nossos estudos, demonstramos que a gestão financeira é subdivida em vários processos, chamados demonstrações contábeis, cada uma com a sua importância dentro da empresa. No entanto, relatamos a importância do gestor financeiro que nada mais é do que um administrador focado nesse setor e responsável por manter a vida financeira saudável. Responsável também por buscar estratégias junto a sua equipe para evitar ou concertar problemas resultantes de uma má gestão. REFERÊNCIAS BARTEL, Gonter. Gestão Financeira. Ed. São Paulo: Atlas, 2009. SEABRA, Rafael.

Aprenda a medir sua riqueza. Disponível em: https://queroficarrico. O que é, para que serve e como fazer uma DRE. Disponível em: https://www. nibo. com. br/blog/o-que-e-para-que-serve-e-como-fazer-uma-dre/. Disponível em: https://bomcontrole. com. br/contas-a-pagar/. Acesso: 22 outubro. PEREIRA, Daniela, O que faz Contas a Pagar e Contas a Receber.

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