GESTÃO ESCOLAR: AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Tipo de documento:Fichamento

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

A gestão escolar inclui instituições de ensino, cuja principal responsabilidade é promover o conhecimento e a aprendizagem para todos. Além de formular e implementar suas recomendações de ensino e gerenciar seus recursos, ou seja, recursos humanos, materiais e financeiros, a escola também deve fornecer meios para restaurar a aprendizagem dos alunos e proporcionar integração entre a comunidade escolar de origem. Quando abordamos sobre a gestão escolar, levando em consideração aquilo que é dito a seu respeito no meio político e governamental, uma das questões mais proeminentes é a sua relevância para melhorar o desempenho ou coibir o desperdício e utilizar de forma mais racional os recursos disponíveis. Nas discussões presentes no meio midiático, há um censo, geralmente de se acreditar que, se o nível de escolaridade não for alto, a maior parte da culpa está na má gestão escolar, especialmente nas escolas administradas pelo governo estadual ou municipal.

A mediação escolar conduzida pela gestão limita-se a atividades intermediárias, mesmo assim, percorre todo o procedimento de procura de objetivos. Um diretor laissez-faire é alguém que torna mais fácil para o grupo decidir sobre seus próprios assuntos de interesse. A função do diretor deve ser desempenhada por um educador com formação em administração escolar e conhecimentos profundos na área de administração e ensino. A direção é um dos fatores mais importantes para normalizar o trabalho e atingir os objetivos escolares. O diretor exerce suas funções orientando, motivando e promovendo a atuação de professores, funcionários e alunos. No entanto, a gestão não é privilégio de uma pessoa, mas uma função repartida por todos os integrantes da empresa sob a liderança de diretores.

Portanto, o coordenador deve apresentar as informações necessárias ao exercício de sua função de acordo com sua prática. Profissionais que refletem, questionam e verificam constantemente sua prática cotidiana de ensino, e isso não se limita ao chão da escola, procura refletir sobre o trabalho que realizou com os alunos para que o conhecimento não se relacionasse apenas com o mundo escolar, eliminando a noção de difusão educadora e reprodução discente. O papel do professor não é apenas entregar conteúdo, ele ajudará seus alunos a formarem uma consciência plena, caráter, cidadania e aprendizagem por meio do conhecimento, da moralidade e do saber humanístico. Nas escolas, os educadores ajudam os alunos a desenvolver habilidades e se integrar às realidades sociais e culturais em que vivem.

O papel do professor é ser o anfitrião, utilizam a cultura acumulada da humanidade, antes de enfrentarem desafios reais, os alunos serão expostos a esse tipo de conhecimento.

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