GESTÃO E INOVAÇÃO

Tipo de documento:Projeto integrador

Área de estudo:Administração

Documento 1

Para Kitsuta e Quadros (2019), por exemplo, as empresas de tecnologia mediante ao contexto a qual as mesmas estão inseridas, podem ser consideradas os melhores exemplos de que é fundamental que o processo de gestão das empresas precisa estar interligado com a busca constante por inovação, uma vez que, a tecnologia é uma as principais vertentes da inovação observada na atualidade em todo e qualquer mercado. Assim, a chamada gestão da inovação, consiste em práticas que ditam alternativas inovadoras em diferentes setores dentro das empresas, tal como o emprego de estratégias em setores como o Recursos Humanos, ou na produção de um determinado produto. Entender a importância da gestão para a inovação é um processo que pode exigir um período de aceitação por parte das empresas de que a forma na qual estão sendo dirigidos determinados processos não é o caminho mais rentável, o que exigirá mudanças significativas em diferentes pontos da empresa (POÇAS, 2015).

A própria tecnologia, em suas origens, na indústria trouxe um impacto que se perpetua até hoje. O uso das primeiras máquinas movidas a carvão iniciou uma nova era no contexto de produção industrial, foram essas primeiras máquinas que tornaram possível a mecanização de diferentes processos, mas que para que isso fosse possível empresários tiveram que acreditar na ideia e investir nesses equipamentos. Nossa capacidade de entender textos começou a ser desenvolvida a “apenas” dez mil anos, quando o homem inventou a escrita. Portanto ainda hoje somos mais competentes para assimilar e reter mais facilmente algo que nos seja apresentado graficamente. Ou seja, conforme as palavras do autor acima, quando uma empresa decide utilizar o modelo Canva na concepção de seus projetos, ela usa a seu favor a capacidade dos seres humanos de melhor compreender estímulos visuais, herdados de nossos ancestrais há milhões de anos.

Compreendido esse fato, o próximo passo para compreender como o modelo pode auxiliar na concepção e na execução de projetos é entender quais perguntas precisam ser concebidas. Sobre as perguntas, comumente, utilizadas no modelo Canva, é possível dizer que não existe um modelo pré-estabelecido para elas, porém, entende-se que as perguntas precisam ser diretas e precisas o suficiente para definir, por exemplo, os seguintes pontos: 1. p. Isso quer dizer, que dentro do contexto de criação do modelo Canva é preciso que sejam levados em consideração diferentes pontos, que sirvam para definir o melhor caminho para a implementação de um projeto da forma mais assertiva possível e com menor risco de erros. A EMPRESA Em uma abordagem simples, o Líder Supermercados, atua no ramo supermercadista.

Historicamente, a empresa iniciou suas atividades em 1975. e a partir daí vem crescendo dentro do mercado paraense, tornando-se uma marca conhecida para o consumidor. A comunicação se dá entre os membros da equipe e, quanto aos processos referentes ao andamento das atividades, estas ocorrem respeitando a hierarquia do grupo, a qual preza pelo modelo de gestão autoritária1. Sob esse quadro, o processo de implantação do projeto advindo do Canva será assim discutido entre os gestores que compõem o corpo decisório da empresa e, somente após isso será possível continuar as atividades em torno do projeto. RENOVANDO O MODO DE COMUNICAÇÃO PARA COM O CLIENTE NO LIDER SUPERMERCADO – MODELO CANVA Seguindo em direção a aplicabilidade do projeto base desse texto, para compreender o papel da comunicação entre empresa e cliente, a partir desse ponto serão apresentados os princípios norteadores que compõem o Modelo Canva, os quais tem como foco simplificar a tarefa de busca por otimização nos processos de atendimento remoto como é feito hoje no Líder Supermercados.

Logo de início, o princípio um do modelo Canva irá de encontro com o “Por quê?” da comunicação com o cliente ser importante para a empresa e o que ela entende ser considerado valoroso para que a empresa prossiga em constante evolução. Seguindo para o princípio dois, que trata do “O quê?”, observar-se-á os resultados esperados a partir das mudanças propostas pelo projeto e quais valores trarão para a empresa e o cliente. REFERÊNCIAS CAMARGO, Robson. Project Model Canvas para gerenciamento de projetos. Disponível em: https://robsoncamargo. com. br/blog/projec-model-canvas-para-gerenciamento-de-projetos. Nossa história. Disponível em: http://www. grupolideronline. com. br/grupolider//sessao/quem-somos. QUADROS, Ruy. Gestão da inovação em empresas brasileiras de serviços de tecnologia da informação: modelos de inovação planejada, de aplicação rápida e de inovação deliberada a posteriori.

Cadernos EBAPE. BR, v. n. br/blog/conheca-a-lideranca-autoritaria-e-seus-impactos-na-organizacao/. Acesso em: 14 jun. POÇAS, Vitória Manuela de Almeida. O contributo da inovação para a competitividade das organizações: estudo de caso. Dissertação de Mestrado. br/cursos/graduacao/frederico-westphalen/relacoes-publicas/wp-content/uploads/sites/330/2019/10/Livro-Tend%C3%AAncias. pdf. Acesso em: 14 jun. SCHIAVON, Adriana. Canvas: a ferramenta para estruturar seu modelo de negócios! 2020. pdf. Acesso em: 23 maio 2020.

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