GESTAO DO SERVIÇO SOCIAL

Tipo de documento:Projeto

Área de estudo:Gestão de pessoas

Documento 1

É uma profissão que trabalha com as mazelas sociais e busca garantir direitos sociais aos seus usuários através de políticas públicas. No entanto, para se constituir enquanto profissão reconhecida e legitimada passou por vários processos históricos de lutas e enfrentamentos. Atualmente, o assistente social vê seu campo de trabalho se ampliando e sendo requisitado cada vez mais para ser gestor e planejador das políticas públicas como descrito no Artigo 2º do Código de Ética em que é assegurado ao profissional o direito e responsabilidade de "participação na elaboração e gerenciamento das políticas sociais, e na formulação e implementação de programas sociais". Estas são conquistas muito importantes e que devem ser valorizadas pelos profissionais na medida em que se capacitem para responder a estas demandas eficientemente, e se tornarem gestores competentes dos recursos e das políticas públicas, permitindo que o caminho a ser seguido, apesar das contradições, busque sempre a garantia de direitos dos usuários dos serviços ofertados e que acima de tudo coloque em prática o que vislumbra a nossa Constituição Federal, Lei maior deste país.

A leitura indicada para a organização deste trabalho "Serviço Social, gestão e terceiro setor: dilemas nas políticas sociais" de Renato Andrade fala exatamente sobre os desafios, as contradições e dilemas enfrentados pelo Serviço Social na sociedade dividida por classes para o desenvolvimento de suas práticas e para alcançar legitimidade profissional, abordando especialmente, a demanda profissional das ONGs (Organizações Não-Governamentais), os aspectos históricos do chamado terceiro setor e a conjuntura do Estado e da sociedade civil, sob o ponto de vista teórico e empírico. Na atualidade, identifica-se um avanço no que se refere ao papel desempenhado pelos assistentes sociais na gestão de políticas públicas, em que o profissional de Serviço Social vem sendo convocado cada vez mais a ser planejador do processo da gestão, a executar a gestão das políticas sociais.

Tal avanço é percebido principalmente nas políticas de assistência social, saúde, previdência, habitação e educação. O assistente social vem desempenhando atividades de planejamento e implantação de programas sociais, elaboração e prestação de serviços, o estabelecimento de sistemas de monitoramento e avaliação da gestão social. Tais afazeres têm provocado o assistente social a desempenhar saberes que o qualificam a exercer a função de gestão. Quanto as funções de gestão, a Lei de Regulamentação da Profissão estabelece em seu Artigo 4: I - elaborar, implementar, executar e avaliar políticas sociais junto a órgãos da administração pública, direta ou indireta, empresas, entidades e organizações populares; II - elaborar, coordenar, executar e avaliar planos, programas e projetos que sejam do âmbito de atuação do Serviço Social com participação da sociedade civil; (CFESS, 1993, p.

O profissional de Serviço Social possui entre suas características fundamentais e ferramentas de trabalho a promoção do diálogo e escuta qualificada, características estas que na atividade de gestão atualmente tem grande valor; busca-se cada vez mais gestores com a capacidade de estabelecer diálogos interdisciplinares que se traduzem em mecanismos de gestão mais completos e qualificados, na medida em que possibilitarão uma diversidade de subsídios e olhares sobre a realidade social e sobre as necessidades da população. Enfim, para se apropriarem da função da gestão os assistentes sociais precisam se assumir como protagonistas deste processo e se efetivarem cada vez mais qualificadamente como gestores de políticas públicas e sociais. Ou seja, todos os pontos levantadas anteriormente estão profundamente relacionados ao conhecimento que os assistentes sociais têm da sua importância e do papel assumido pela profissão ao longo da sua história e ao reconhecimento de toda a luta travada neste processo de construção desse fazer.

Referências Bibliográficas ANDRADE, Renato. Serviço Social, Gestão e Terceiro Setor - Dilemas Nas Políticas Sociais - Col. Brasília: CFESS, 1993. IAMAMOTO, Marilda Vilela. O Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

27 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download