GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM GRANDE DESAFIO EMPRESARIAL

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Finanças

Documento 1

O artigo tem como objetivo falar da importância da gestão do conhecimento nas organizações de estoque. A gestão do conhecimento no ambiente da empresa, presume que qualquer produto ou serviço gerado, existe um volume de conhecimento dentro da empresa que corresponde a isso; as empresas normalmente monitoram, acompanham, analisam nos balanços o tema da quantidade de produtos, de serviços gerados, o faturamento todos os indicadores mas normalmente não há uma preocupação tão grande quanto ao conhecimento que gera tudo isso. A empresa deve ter o objetivo de inovar, criar novos produtos, serviços e mercados. Além disso, empreender, nenhuma empresa será líder no seu segmento de atuação se não inovar e empreender. Palavras-chave: Organizações; Gestão; Conhecimento; Empresarial; Estratégia.

Este artigo constitui uma revisão de literatura parcial sobre o tema em questão, ou seja, o papel das empresas diante do novo desafio: a gestão do conhecimento, sem, contudo, apresentar uma problemática própria 2. OBJETIVOS 2. Objetivo Geral O objetivo geral deste artigo é analisar a gestão do conhecimento que é um grande desafio empresarial. Objetivos Específicos • Analisar o grande desafio empresarial; • Conceituar e analisar o Storytelling; • Dá introdução a gestão de negócios. PROBLEMATIZAÇÃO Em resumo, o presente artigo busca responder a seguinte questão: Como a prática de gestão do conhecimento pode auxiliar na gestão empresarial? 4. Para Machado Neto (1998 apud VALENTIM, 2003) a gestão do conhecimento se refere a um [. conjunto de estratégias para criar, adquirir, compartilhar e utilizar ativos de conhecimento, bem como estabelecer fluxos que garantam a informação necessária no tempo e formato adequados, a fim de auxiliar na geração de ideias, soluções de problemas e tomada de decisões.

Era uma vez um profissional que precisava transmitir uma determinada mensagem, um determinado conceito por um grupo de colegas. Ele reuniu esse grupo de colegas e passou esses conceitos, transmitiu os conceitos conforme o entendimento deles; no final esses colegas tiverem um determinado aproveitamento desses conceitos, aplicaram na prática, mas, percebeu que o resultado não foi tão bom quanto ele gostaria; então esse mesmo profissional reuniu outro grupo de colegas e ao invés de simplesmente passar os conceitos, ele contou uma história de como a vida dele esses conceitos o ajudaram a resolver determinados problemas e como esses problemas o ajudaram a enfrentar desafios e como ele teve resultados positivos com esses conceitos. Esse outro grupo de colegas, teve o aproveitamento maior desse conceitos, dessas práticas, dessa experiência que esse colega transmitiu e tiveram resultados muito melhores do que o primeiro grupo.

a experiência, as lições aprendidas e o contexto são transmitidos de forma a estabelecer um significado, uma emoção e servir como padrão arquétipo para a tomada de decisão ou ação futura em situações semelhantes (TERRA, [s. d. p. A técnica do storytelling consiste em identificar qual o objetivo que tem para transmitir determinado conhecimento e identificar quais são as melhores estratégias, narrativa para se transmitir esse conhecimento, mapear histórias que possam transmitir exatamente esse conhecimento e pensar qual é a melhor maneira de se contar aquelas histórias. É importante entender qual o propósito daquela transferência de conhecimento e buscar se uma história pode transmitir aqueles conceitos. Negócios por sua vez são em geral, a fase inicial de empresas; tem um relacionamento muito próximo com o cliente, pois se faz aquilo que o cliente deseja, atende ás suas necessidades e permanece conectado a ele.

Empresas comumente, quando estão neste patamar, possuem muitas regras, normas e restrições, distanciando-se, cada vez mais dos seus clientes e da preocupação por satisfazê-los. Portanto o negócio está totalmente focado nos clientes; enquanto a empresa está totalmente focada nos processos e continuidade da organização. Para Tranjan (2015), é importante manter em mente que o estar á frente é sempre negócio. A empresa existe para dar sustentação ao negócio e não para sobrepor a ele, porque é o negócio aquilo que efetivamente dá dinheiro, lucro. Por isso, através de uma organização é possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis por uma pessoa. Administrar é realizar as coisas por meio das pessoas e realizar o processo administrativo (P. A). Esse que está relacionado com funções administrativas e com funções organizacionais.

Funções administrativas são bem diferentes de funções organizacionais, embora tenham surgido no mesmo contexto; visto que função administrativa está relacionada com o gestor; e as funções organizacionais estão relacionadas totalmente com a forma de departamentos da organização. Os lideres geralmente é que fazem a gestão do conhecimento. Existem muitos tipos de gestão do conhecimento, depende da área de conhecimento que a empresa atua, desde a gestão do conhecimento pessoal até a gestão do conhecimento corporativo, então de acordo com a área das empresas, elas precisam prestar atenção em quais competências básicas necessárias, as que vão trazer futuro para a empresa para que ela possa fazer essa gestão tanto em aprendizagem, quanto com o desenvolvimento desses conhecimentos; podem ser muitos, mas, podem ser poucos e focados, depende de cada planejamento, de cada organização.

Para implantar a gestão do conhecimento dentro das empresas, primeiramente temos que analisar o planejamento estratégico, para ver como é que a empresa está organizando seus processos, as pessoas em direção a esse conhecimento e como ela está competindo no mercado. A gestão do conhecimento não se refere somente a pessoas, refere-se também a estratégia. Para a implantação começa-se desde o exame do planejamento estratégico até planos de treinamentos para as pessoas, para aumentar os seus conhecimentos em determinadas áreas, mas, existem entre essas duas questões muitos outros que devem ser avaliadas e implementadas. n. MATOS, G. A. Storytelling: líderes narradores de histórias. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2010. n. p. abr. OLIVEIRA, Djalma de P. R. Acesso em: 02 abr 2018. TERRA, José Cláudio Cyrineu.

Gestão do conhecimento: o grande desafio empresarial: uma abordagem baseada no aprendizado e na criatividade. São Paulo: Negócio Editora, 2000 VALENTIM, M. L.

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