GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO: ATUAIS TENDÊNCIAS, NOVOS DESAFIOS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Pedagogia

Documento 1

 Para tanto, fez-se necessário, o levantamento dos novos desafios sociais,  econômicos e políticos que a educação  tem enfrentado, bem como a importância  da ética e da  moral para uma gestão  de qualidade. Palavras-chave: Gestão democrática. Tendências. Desafios. INTRODUÇÃO A proposta aqui é de uma reflexão sobre as novas tendências da educação, os desafios sociais, econômicos e políticos que a assolam a educação, bem como analisar a questão da discussão sobre pedagogia liberal e a pedagogia progressista e a importância  da ética  e  da  moral para uma gestão  de qualidade. º que "todo poder emana do povo que o exerce por meio de seus representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição". LIMA, 2014, http://www.

scielo. br/scielo. Jan/2019. O dever do Estado com a Educação será efetivado mediante a garantia de:  [. III - atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino; IV - atendimento em creche e pré-escola às crianças de 0 a 6 anos de idade. BRASIL. planalto. gov. GILL, 2003; HARVEY, 2004. In: http://www. scielo. br. pdf. org. Fev/2019). A eficácia da escola significa basicamente avaliar a qualidade da educação. Assim, o modelo adoptado baseia-se numa visão em que a natureza dos resultados do processo de formação seja determinada por uma série de fatores de aprendizado, bem como por outros fatores contextuais. p. Aqui há uma diferença abismal com relação à produção tipicamente capitalista. Eu não entendi essa citação não é toda do PARO? No meio vc cita ele e continua? A continuação não é dele? Não mexi nisso, porque não entendi).

De acordo com Mascarello e Barros (2007): “o quadro de precarização e deterioração das escolas que compõem o sistema de educação pública no Brasil aponta a forma como os governos têm direcionado os investimentos” (SOUZA, ROZEMBERG, 2013, p. de forma muito amadora e sem interesse na qualidade da educação. Dessa maneira, um quadro conceitual é a análise de desempenho nas escolas, observando os fatores que influenciam o funcionamento de uma escola e suas inter-relações. Portanto, elegem prioridades. Aqui está o ponto importante: dissimuladas por sua visibilidade (realidade óbvia, dirão), as questões concernentes ao trabalho são decisivas para a finalidade social de uma instituição e são comumente secundarizadas. Como o leitor pôde acompanhar nas seções anteriores, esse não é um problema restrito ao campo educacional, mas uma contradição que atravessa mais amplamente o mundo do trabalho, o que somente vem ratificar as dificuldades com que se defrontam os interessados em compreender e transformar o trabalho.

ALVES, 2010, p. A análise do ambiente que influencia o funcionamento das escolas deve ajudar a compreender as escolas recebem apoio do Estado, da comunidade e pais. Assim, em face das mudanças propostas, cada vez mais tem sido reiterada a importância da preparação de profissionais e educadores, em especial do professor de classe comum, para o atendimento das necessidades educativas de todas as crianças, com ou sem deficiências. SANT'ANA, 2005, p. GESTÃO ESCOLAR : TENDÊNCIAS DA TECNOLOGIAS DIGITAIS A evolução da tecnológica e sua implantação nas instituições de ensino, trouxe aos alunos, a possibilidade de maior acesso a informação e a educação também, através do sistema de ensino a distância. Não cabe simplesmente julgar se essa modalidade é mais ou menos eficiente.

Possui suas vantagens e desvantagens como os demais sistemas. Mergulhados em seus problemas e agendas lotadas, pais não conversam com os filhos - e, depois, a culpa do isolamento é da tecnologia. A sociedade vai ficando mais moderna, oferece oportunidades, e vamos, paradoxalmente, ficando com menos tempo. Ganhamos visibilidade virtual e invisibilidade real. FERREIRA, 2000, p. Um planejamento bem sucedido é o primeiro passo para o sucesso do ensino a distância, programas de educação e operação do processo. KING, 2006) O objetivo da conferência científica internacional anual sobre "educação à distância e software para a educação" (QUEM DISSE ISSO? DE ONDE VEM ESSAS ASPAS? NÃO CONSIGO SABER) é permitir que a academia, pesquisa e entidades empresariais para aumentar o potencial dos ambientes de aprendizagem de tecnologia avançada, proporcionando um fórum para a troca de ideias, resultados de pesquisas, de negócios caso e realizações técnicas.

Além disso, a forma como os conceitos são entregues a um aluno sugere que as informações são imutáveis e, portanto, completos. Como um estudante avança através deste sistema, depende das experiências e de várias transições importantes, de professor para professor e de escola para escola. Além disso, os alunos muitas vezes são colocados em um papel passivo: o sistema oferece pouca oportunidade para que os mesmos contribuam com suas próprias ideias, ou para descobrir as suas próprias ligações entre os conceitos de continuo conhecimento. KING, 2006) O processo pelo qual novas ideias e conceitos são adicionados, a informação existente é refinada e informações desatualizadas removidas, inclui, por exemplo, a publicação em revistas indexadas de dados de pesquisa e para a verificação independente dos resultados da investigação inicial.

SANT'ANA, 2008, p. O método tradicional de transmitir essa informação - a publicação de livros didáticos - é ineficiente. A dinâmica do sistema é perdida; os alunos recebem o que é essencialmente uma fotografia do continuo, um a um, em um determinado ponto no tempo. KING, 2006). Livros didáticos são, quase por definição, velho mesmo na data de sua publicação, tendo em vista que o conhecimento evolui num ritmo rápido, como na ciência da computação, nas ciências ambientais, na bioinformática e na medicina, e nunca pode ser capturado por esse método tradicional, em que o processo de transmissão é lento. POSSO, NO MÁXIMO COLOCAR OS AUTORES NA BIBLIOGRAFIA, JÁ QUE FORAM CITADOS AQUI. Apenas uma pequena percentagem de docentes está disposta a dedicar o tempo deste processo.

Além disso, praticamente deixa de fora, educadores que estão trabalhando em cada extremidade dos níveis de ensino. KING, 2006). Além de retratar o contínuo como falsamente estático e de âmbito limitado, esta transmissão também não fornece um feedback sobre as informações que são facilmente absorvidas pelos alunos, considerando que alunos diferentes podem ter diferentes estilos de aprendizagem. Entre as necessidades mencionadas pelos autores podem-se destacar: a formação específica e continuada dos educadores, a orientação na prática cotidiana, o apoio familiar e técnico, a redução do número de alunos nas classes e alterações nas condições estruturais das escolas. Com base nessas informações, pode-se perceber que são necessárias mudanças profundas no sistema educacional vigente a fim de garantir o cumprimento dos objetivos da inclusão.

Cumpre, então, considerar as inúmeras dificuldades vivenciadas por todos os participantes do cotidiano das escolas que tentam, de diferentes maneiras, viabilizar a educação inclusiva de acordo com suas possibilidades.  (SANT'ANA, 2008, p. Gestão Democrática no tempo real O próprio conceito de liberdade de educação é construído neste século por Paulo Freire, para combater justamente contra um ensino atual, que ele considerava estranho e alienante. É como engolir a seco para ter a certeza de que o pesadelo não se tornou realidade. Etnógrafos e neo-reproducionistas uni-vos – vocês não têm nada a ganhar, exceto uma base comum. DAVIES, 2003, p. AQUI A MESMA COISA DO ANTERIOR. VÁRIOS AUTORES COLOCADO EM UMA LONGA E NÃO SE SABE DE QUEM É A CITAÇÃO.

Em segundo lugar, não é necessário para a experiência de aprendizagem para passar por cada fase da taxonomia de ser bem sucedido e eficaz. É, portanto, um processo dinâmico e progresso pode pular uma ou mais categorias. Interessar-se pela educação significa interessar-se pelos processos de inculcação e apropriação das habilidades, das sensibilidades e das disposições apropriadas para uma determinada participação na sociedade. Supõe focalizar os processos de transmissão intergeracional, indagando sobre as condições que tornam possível a permanência, ao longo do tempo, das hierarquias que dão sentido às interações entre os grupos em sociedades específicas. As sociedades industrializadas contemporâneas têm de lidar com um elemento fundamental na equação da transmissão, a escola única e obrigatória, invenção coletiva que assumiu a forma que hoje conhecemos no século XIX, no bojo das transformações que acompanharam a criação dos Estados Nacionais e a construção da democracia moderna, forçando as famílias a dividirem com o Estado a responsabilidade e o trabalho de formação das novas gerações (Ariès, 1973; Ringer, 1979).

Educ. Soc. Campinas, v. n. p. Estava citado mas não constava na bibliografia. Acho que é esse. CONFIRME). ARANHA, M. S. BRASIL. Lei n. de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Poder Legislativo, Brasília, DF, 23 dez 1996. Acho que é esse. CONFIRME. FERREIRA, N. S. C. Estava citado mas não constava na bibliografia. Acho que é esse. CONFIRME. GARCÍA CANCLINI, N. Culturas híbridas. Tradução de Jeffrey Hoff. Revisão técnica de Mário Luiz Neves de Azevedo. Disponível. scielo. br/pdf/rbedu/v17n50/v17n50a03. A estranha não morte da privatização neoliberal na Estratégia 2020 para a educação do Banco Mundial. Tradução de Jeffrey Hoff. Revisão técnica de Mário Luiz Neves de Azevedo.

Disponível. scielo. October 2006. Estava citado mas não constava na bibliografia. Acho que é esse. CONFIRME). LIMA, A. scielo. br/scielo. php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122014000600004>. Acesso em 31. Estava citado mas não constava na bibliografia. M. A. Domingues, Trad. V. pp. Petrópolis, RJ: Vozes 2000, p. Estava citado mas não constava na bibliografia. Acho que é esse. CONFIRME. MARTINS. A. The Involvement of Student Leaders. In: the Governance of University: An Implication of Shared Leadership. Open Access Theses and Dissertations. Disponivel. ed. Campinas: Papirus, 2004. Estava citado mas não constava na bibliografia. Acho que é esse. CONFIRME). Esse autor, tem várias publicações em 2012 Acho que é esse. CONFIRME). REIS, M. G. O compromisso político-social do diretor como educador. Acho que é esse. CONFIRME. SAGE, D. D. Estratégias administrativas para o ensino inclusivo.

CONFIRME. SANT’ANA, I. M. Educação Inclusiva: Concepções de Professores e Diretores. Psicologia em Estudo, Maringá, V. As macropolíticas educacionais e a micropolítica de gestão escolar: repercussões na saúde dos trabalhadores.  Educ. Pesquisa. São Paulo,  v.   n. Acesso em 01.

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