Gestão de projetos em Banco de Dados

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Arquitetura e urbanismo

Documento 1

A captação de leads é um dos processos fundamentais nas empresas, pois, tal qual um grande outdoor, é a porta de entrada para que apresente o seu produto ou serviço para um possível novo cliente. Seguindo essa, premissa, o seguinte projeto tem como objetivo refletir sobre o desenvolvimento de um sistema para cadastramento de leads visando captar novos leads para a empresa. A metodologia utilizada tem caráter bibliográfico, com pesquisa em bancos de teses, revistas e livros referentes ao tema correspondente, analisando autores que falam sobre o cadastramento de leads, bem como sobre Marketing tradicional e digital. As análises foram cruzadas para melhor alcance de resultados e criação da proposta de implantação do projeto de sistema, buscando organizar a captação de leads e fidelizar possíveis clientes.

Em conclusão, pode-se afirmar que o sistema contribuiu para diminuir os custos com impressões, problemas de cadastros preenchidos erroneamente ou duplicadamente, reduzindo o trabalho de funcionários na verificação do formulário, podendo ser utilizado de outra forma pelos funcionários. Os autores definem o marketing como a ferramenta que tem a função de suprir necessidades ao mesmo tempo gerando lucros. Ainda segundo estudos da IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) mencionado por Ferreira (2015), os clientes são mais leais à uma marca quando usam o digital, e os clientes que se engajam com a marca no digital são mais rentáveis do que aqueles que usam apenas um canal da marca. Portanto esses dados evidenciam que o marketing digital continua crescendo e essa evolução transforma o mercado publicitário, oferecendo novas ferramentas, estratégias para atingir o público-alvo e de captação de leads.

Segundo já foi observado por Kotler e Armstrong (1999), “O marketing opera em um ambiente dinâmico global. Toda década exige que os gerentes de marketing pensem de novo e reformulem seus objetivos e práticas. Figura 1: Os Leads estão no topo do funil de vendas Fonte: KOTLER, AMSTRONG, (1999,pág. A figura 1 demonstra a complexidade do processo de vendas, inicia-se largo e vai diminuindo até chegar aos reais consumidores. Ao consultar os estudos já realizados (WHITAKER, 2000; BATOCCHIO,2002; EBERIUS, 2002) sobre o tema a ser investigado, os mesmos constituíram-se procedimento fundamental à pesquisa acadêmica, tanto para o mapeamento do que já se conhecia quanto para o delineamento da relevância da pesquisa a ser realizada, com o intento de avançar no conhecimento sobre os estudos. As consultas de trabalhos acadêmicos em bancos de teses, revistas e livros e materiais sobre a temática, juntamente com a análise da empresa Complexo de ensino Renato Saraiva LTDA.

CERS), aguçaram a seguinte questão como podem: Como evitar perdas e ineficiências no cadastramento de Leads para que seja possível enfrentar o mercado competitivo? Atualmente os cadastros de leads são realizados manualmente, muitas vezes coletado de forma manual, o que torna o processo lento, em alguns casos por ser preenchido manualmente afetam no entendimento do que foi escrito, todo o retrabalho de digitar as informações coletadas manualmente. Fonte: Própria (2020) Em se tratando especificamente do modelo conceitual de classes do protótipo a figura 06 ilustra os dados do projeto. Figura 03: Modelo conceitual de dados do projeto. Fonte: Própria (2020) A figura 7 a seguir demonstra o modelo conceitual de classes do projeto. Figura 04: Modelo conceitual de classes do projeto. Fonte: Própria (2020) O Diagrama de Sequência serve para representar a ordem temporal em que as mensagens são trocadas entre os objetos envolvidos em determinado processo.

Os dados serão armazenados centralizadamente no servidor, onde serão armazenadas também as regras de validação, visando eliminar duplicidades e inconsistências. Será utilizado MySQL versão 8. por ser a versão mais recente do mesmo. Visando evitar problema com caracteres acentuados, optou-se por usar collation utf8_general_ci. Conforme já discriminado no item anterior, o sistema conta com 03 tabelas, sendo elas LEAD, CURSO e COMPRA. A ideia é que o sistema seja desenvolvido em linguagem Java, utilizando-se o ambiente Android Studio, uma IDE completa fornecida pelo próprio Google, a mesma empresa criadora do sistema Android, utilizado na grande maioria dos Tablets e Smartphones do mercado. Tal IDE, além de ser de uso livre, gratuita, traz todas as ferramentas necessárias, como o editor gráfico de telas e componentes, depurador integrado e possibilidade de integração com componentes e classes importadas O uso do MySQL mostrou-se a melhor opção, pois o mesmo apresenta características bastante interessantes: • Custo: Por ser um sistema de uso livre, não é necessário qualquer pagamento a título de licença de uso ou aquisição; • Facilidade de uso; • Estabilidade; • Baixo consumo de hardware; • Ampla comunidade de utilizadores; CONSIDERAÇÕES FINAIS Com o desenvolvimento do sistema de cadastro de leads proposto, pode-se concluir que o sistema pode contribuir para o aprimoramento de processos, diminuindo custos com impressões, eliminando os problemas de cadastros preenchidos erroneamente, bem como cadastros em duplicidade, diminuindo trabalho de funcionários que não mais precisarim ficar verificando formulário por formulário o que tomava muito tempo, que poderia ser utilizado de outra forma pelos funcionários.

Auxilia ainda na captação de leads, no qual um dos principais objetivos da instituição é captar leads ricos e limpos em eventos presenciais através de dispositivos móveis, o qual as recepcionistas utilizando o sistema realizam os cadastros em tablets, celulares ou notebooks, e os dados são armazenados em uma base de dados no servidor, assim que estiver on-line. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BENNET, Steve. Business on the Internet – Emerging Uses of the World Wide Web by Lead Users. repositorio. unicamp. br/handle/REPOSIP/264174. Acesso em: Abr. CORRÊA, H. Disponível em: <http://iabbrasil. net/conteudos/artigo/marketing-digital-na-mesa- dosadultos> Acesso em 31/10/2018. GABRIEL, Martha. Educ@r: a (r)evolução digital na educação. São Paulo: Saraiva, 2013. São Paulo: Pearson Hall, 2006. LITWIN, E. Educação a Distância: Temas para o Debate de Uma Nova Agenda Educativa.

Porto Alegre: Artmed. NÓR, Bárbara. Disponível em: http://www. bsi. ufla. br/wp-content/uploads/2013/09/ESTUDO-ANAL%C3%8DTICO-DE-FERRAMENTAS-PARA-AN%C3%81LISE-DE-CONFIABILIDADE-DE-SOFTWARE-. pdf Acesso em: Abr. Marketing: teoria e prática no Brasil. ed. São Paulo: Atlas, 1999. TAVARES, Mauro Calixta. A força da marca: como construir e manter marcas fortes. Internet: mídia comunicacional a serviço do marketing. f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2000.

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