GESTÃO DE PESSOAS E SUSTENTABILIDADE: A BUSCA PELA VANTAGEM COMPETITIVA NAS ORGANIZAÇÕES

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Gestão de pessoas

Documento 1

O Capital humano tem sido apresentado como o bem mais precioso das organizações, cobrando uma gestão voltada às suas necessidades e aprimoramento, tendo em vista o agregado de valor necessário que a empresa precisa oferecer, visando manter-se competitiva no mercado. Através de um levantamento bibliográfico, composto por livros e artigos publicados sobre o tema, o trabalho utilizou conceitos sobre a Gestão de Pessoas e a Sustentabilidade nos negócios organizacionais. O fato é que a gestão de pessoas tem papel fundamental na gestão estratégica das organizações, acompanhando as mudanças nos cenários econômico e social, exercendo forte influência nos elementos que contribuem para a geração de valor de uma organização. Palavras-chave: Gestão de Pessoas; Capital Humano; Vantagem Competitiva; Sustentabilidade nos Negócios.

Introdução A grande concorrência entre as empresas, possibilitadas por um mundo sem barreiras ou limites de distância onde todos competem com todos, as palavras de ordem são produtividade, qualidade e competitividade. Desenvolvimento 2. A gestão de pessoas nas organizações A partir do final do século XX, as organizações e a própria sociedade, começaram a atentar-se ao fato de que o sucesso de uma organização depende intrinsecamente das pessoas e, desta forma, elas deveriam ser tratadas como parceiros estratégicos e não apenas como recursos (CHIAVENATO, 1999). Segundo Chiavenato (2008), ainda que as pessoas tivessem sua parcela de importância dentro de uma organização, foi a partir de 1990 que o fator humano começou de fato ser valorizado. Segundo o autor, a área de gestão de pessoas é uma das que mais tem sofrido mudanças e transformações nos últimos tempos, tanto nos aspectos concretos quanto nos conceitos e valores intangíveis.

Desta maneira, esta área tem sido responsabilizada pela excelência das organizações que são bem sucedidas nos seus processos, em grande parte resultado do aporte de capital intelectual e à importância dada ao fator humano nessas organizações. menciona que “O banco de dados funciona como um sistema de armazenamento e acumulação de dados devidamente codificados e disponíveis para o processamento e obtenção de informações”. Esse processo é totalmente ligado aos demais, já que oferece subsídios para a tomada de decisão na Gestão Pessoal das organizações. Quadro 1 - Processos de gestão de pessoas Fonte: elaborado pela autora, a partir de Chiavenato (2010, p. Para Fischer (2001, p. um modelo de gestão de pessoas se manifestaria “como uma síntese, como um vetor que resulta das estratégias colocadas em prática por diferentes agentes organizacionais, quais sejam: empresários, gerentes, especialistas da área e os próprios funcionários”.

Este líder sabe que precisa desenvolver os seus liderados, e busca programas de treinamentos para catalisar seus talentos. Manter a competitividade dos negócios requer um olhar estratégico sobre o modelo de gestão de pessoas adotado, de maneira que o principal instrumento de competitividade seja o homem, através da sua capacidade mental. Bohlander et al. afirma que as pessoas são fontes competitivas, na medida que aderem aos seguintes critérios: os recursos tem valor, e importante é a capacidade de selecionar meios que gerem diminuição de custos; os recursos precisam ser diferenciados, se sobressaindo à concorrência em habilidades e conhecimentos; os recursos são únicos, ou seja, difíceis de imitar pelas outras organizações; os recursos são organizados, possíveis de serem combinados, oferecendo suporte organizacional.

Neste contexto, apresentar vantagem competitiva é ter um diferencial de difícil imitação pelos concorrentes. A nova visão de crescimento econômico traz o desenvolvimento sustentável de forma que há prioridade em levar justiça e oportunidades para todas as populações, sem destruição dos recursos naturais, o que requer mudanças no planejamento e gerência dos recursos diante de uma nova ética mundial, criando assim, uma nova ordem social, com distribuição justa de recursos e o fim da má distribuição destes (MOZZATO; CARRION; MORETTO, 2014). A sustentabilidade traz um conceito de desenvolvimento sustentável formado por ideias, estratégias e atitudes, dentro da visão do meio ambiente corretas, na visão econômica, viáveis e socialmente justas respeitando as diversidades culturais do planeta.

Que a globalização não pode ser parada, isto é uma realidade, mas pode ter seu processo melhorado través das estratégias de sustentabilidade e de governança, para que os recursos, as pessoas e a interação entre esses sofra os menores danos possíveis. Em referência à sustentabilidade dos negócios, tudo o que se refere ao meio ambiente como a preservação dos recursos naturais (produzir mais com menos destruição e menos desperdícios) e a sustentabilidade das áreas urbanas, bem como a prioridade em atender às pessoas nas suas necessidades, tornou-se preocupação e prioridade nos mais diferentes setores da economia. A sustentabilidade empresarial apresenta uma abordagem ampla, e é abordada nos negócios a partir do momento em que se busca um equilíbrio financeiro nos processos das empresas, na preservação do meio ambiente e no desenvolvimento de práticas sociais que estimulam o desenvolvimento da sociedade como um todo.

Desta maneira, são muitas as maneiras que a empresa encontra para se posicionar adequadamente no mercado. a Gestão Estratégica de Pessoas é uma destas possibilidade, por abordar em seus processos um dos maiores valores organizacionais, que é o capital humano. Desenvolver uma melhoria constante nos processos de Gestão de Pessoas, desde a seleção, passando pelos programas de treinamento e desenvolvimento, até na retenção do capital humano, é fundamental para alcançar o desempenho organizacional e os resultados positivos para as empresas. A qualidade do ambiente de trabalho percebido pelos colaboradores influencia no comportamento e na motivação dos indivíduos. A valorização do capital humano pelas organizações melhora o clima organizacional, servindo como estímulos para que os colaboradores alinhem os interesses individuais aos objetivos empresariais, e assim, atingir os objetivos estratégicos delineados.

p. BANOV, M. R. Recrutamento Seleção e Competências. São Paulo: Atlas, 2010. Novos paradigmas: como as mudanças estão mexendo com as empresas. ed. São Paulo: Manole, 2008.  Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. ª ed. Cooperação descentralizada como instrumento da governança global na gestão do meio ambiente.  Revista UTFPR. n. º sem/2014 - Dossiê Relações Internacionais e Meio Ambiente. Disponível em:< https://revistas. Ensaios FEE, Porto Alegre, v. n. jun. p. PRATES, Caroline Chagas et al. p. SOUZA, Wendel; QUALHARINI, Eduardo. O planejamento estratégico nas micro e pequenas empresas. III Workshop Gestão Integrada: Riscos e Desafios, 2007. Disponível m:<http://www.

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