Gestão de Compras

Tipo de documento:Referencial teórico

Área de estudo:Administração

Documento 1

Significado de comprar: Adquirir a preço de dinheiro. Figurado]Obter com dificuldade: comprar a liberdade com o próprio sangue. Corromper com dinheiro ou com favores: comprar as testemunhas. DICIO,2018, s/p. ” Para Simões e Michel (2004), o termo compras é demarcado como a aquisição onerosa de uma coisa ou de um direito, pelo qual se paga determinado preço. No entanto, foi partir da globalização, que o setor de compras passou de uma função burocrática para desempenhar um papel estratégico nas empresas, que buscam crescimento e permanência no mercado. Os fatores: quando, quanto e como comprar, passaram a ser determinantes para a continuidade das organizações no mercado competitivo, visto que grande parte do dinheiro de vendas é pago a fornecedores por materiais comprados, reduções pequenas na aquisição dos materiais podem gerar melhorias consideráveis nos lucros.

Dessa forma, pode-se dizer que a gestão de compras é de vital importância para o sucesso da empresa. COLLETI et al. CARVALHO,2017). o comakership. Diante disso, a união de empresas com interesses comuns pode trazer ganhos significativos na aquisição de materiais Tendo em vista os métodos de compras das empresas modernas, como EDI, comércio eletrônico e cartões de crédito, é de suma importância para as empresas utiliza-los para agilizar e tornar seus processos mais simples, reduzir a margem de erro e garantir maior comodidade e praticidade para os envolvidos com a área de compras destas empresas (COLLETI et al. Em seu trabalho, Duarte et al. traz exemplos de ferramentas utilizadas para auxiliar a gestão de compras. Essas são a Curva ABC e a Curva XYZ.

Sabe-se que o gasto com compras em instituições públicas no Brasil, representam uma parcela significativa, é imperativo que estas devam dar uma destinação mais apropriada aos recursos, além de sempre apresentar a transparência dos gastos (SANTOS,2018) No Brasil, a obtenção de materiais ou serviços seguem os critérios de licitações e pregões eletrônicos como forma para adquiri-los; nesse processo se insere as licitações. Sendo assim, a aquisição de recursos, sejam estes serviços ou materiais, no setor público, estão condicionados no estabelecido na Lei nº. Lei das Licitações e Contratos Administrativos) (BRASIL, 1993). Esta, estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes às obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

No entanto, apesar de todos os meios adotados para que funcione de maneira regular, a gestão de compras enfrenta dificuldades para o seu bom funcionamento, o que acaba gerando grandes prejuízos à sociedade. Disponível em: http://www. planalto. gov. br/ccivil_03/LEIS/L8666cons. htm Acesso: 17 Dez. FRIES, M. G. M. DIDONET, S. R. BITAR, J. MIGLIOLI, J. PEREIRA, M. YODONO, N. ARAÚJO, T. P. Gestão de compras no setor público: uma análise do processo de compras de um órgão público municipal do estado de Minas Gerais. SIMÕES, E. MICHEL, M. Importância da gestão de compras para as organizações.

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