GESTÃO DA QUALIDADE: SUA INFLUÊNCIA NA OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS PRODUTIVOS

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Administração

Documento 1

OBJETIVO GERAL 6 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6 3 JUSTIFICATIVA 7 4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 8 4. CONCEITOS DA QUALIDADE 8 4. FERRAMENTAS DE GESTÃO DA QUALIDADE 10 4. NORMAS E CERTIFICAÇÕES 11 5 METODOLOGIA 15 6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 16 REFERÊNCIAS 17 1 INTRODUÇÃO As indústrias estão grandemente inseridas na globalização dos negócios, e com isso reduz-se cada vez mais as fronteiras produtivas. OBJETIVO GERAL Discorrer sobre as ferramentas de Gestão da Qualidade e a metodologia do Ciclo PDCA, utilizadas em processos para melhoria contínua. OBJETIVOS ESPECÍFICOS • Expor os conceitos de gestão da qualidade; • Demonstrar as ferramentas de gestão da qualidade; • Relatar as principais normas e certificações da gestão da qualidade. JUSTIFICATIVA Utiliza-se o Ciclo PDCA no gerenciamento dos processos, a fim de alcançar os objetivos estipulados, servindo-se das informações destes para direcionar a tomada de decisões.

O Ciclo PDCA é utilizado estrategicamente, auxiliando na identificação de origem dos problemas, planejamento de ações de melhoria e avaliação de progresso. Operacionalmente, o Ciclo PDCA colabora no controle de requisitos e redução de custos, evitando desperdícios, retrabalho e perda de clientes. O sistema de gestão da qualidade pode ser segmentado em duas zonas fundamentais de atuação, sendo, contexto global e contexto operacional. PALADINI, 2000). No contexto global contribui implacavelmente na diligência dos elevados níveis de administração das organizações, na definição das normativas da qualidade já o contexto operacional, atua no desenvolvimento, implementação e avaliação dos programas relacionados à qualidade. Cabe ressaltar que podem surgir conflitos durante o processo de implantação dos sistemas de qualidade nas organizações, principalmente entre os propósitos da produção e as práticas a serem adotadas nos programas da qualidade.

Sugere-se três modelos distintos para organizar os trabalhos e a gestão das competências de trabalho, sendo: (ACSELRAD, 1994). Garvin (1984), definiu a qualidade em categorias, através de cinco abordagens, conforme listagem abaixo. I. Abordagem transcendental: A qualidade é sinonimizada em excelência instintiva, assertivo ao máximo quanto as especificidades dos produtos ou serviços; II. Abordagem baseada na manufatura: Fundamentada no propósito da qualidade, traduzindo-se em ofertar produtos ou serviços isentos de falhas, atendendo criteriosamente as premissas de projeto; III. Abordagem baseada no usuário: E dada ênfase ao usuário, incorporando ao conceito de qualidade, a precisão quanto às especificidades do projeto, conciliando-as às especificidades do cliente; IV. • Ciclo PDCA: Utiliza-se o Ciclo PDCA no gerenciamento dos processos, a fim de alcançar os objetivos estipulados, servindo-se das informações destes para direcionar a tomada de decisões.

NORMAS E CERTIFICAÇÕES De acordo com a NBR ISO 9000, o sistema de gestão da qualidade consiste num agrupamento de fatores interligados, que instituem conceitos e propósitos, afim de alcançar as premissas pré-determinadas, conduzindo e coordenando a organização em relação a qualidade. ABNT, 2000). Afim de apoiar as empresas no desenvolvimento eficiente do sistema de gestão da qualidade, estabeleceram-se normas, e algumas ferramentas foram desenvolvidas, quanto à gestão da qualidade. Dentre as normas mais adotadas pelas organizações, encontram-se as normas da série ISO 9000, em virtude da notável elevação nos parâmetros de qualidade do consumidor. METODOLOGIA O presente trabalho se classifica como uma revisão, que se fará seguindo o delineamento exposto por Gil (1999) como uma pesquisa bibliográfica, elaborada com base em materiais já elaborados, constituídos principalmente de livros, publicações periódicas, base de dados de universidades, teses, dissertações, monografias e artigos científicos.

Os principais termos utilizados na busca foram: Qualidade, Ciclo PDCA, Sistemas de Gestão da Qualidade, ISO 9000, ISO 9001, Qualidade, Melhoria Contínua, Certificações ISO, foram escolhidas referências publicadas entre 1994 e 2019. CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO Quadro 1 – Cronograma de execução das atividades do Projeto e do Trabalho de Conclusão de Curso. REFERÊNCIAS ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. Sistemas de gestão da qualidade – fundamentos e vocabulário: NBR ISO 9000. usp. br/library/pdfs/4de42aae0e7521ef5e675e73f579333f. pdf>. Acesso em: 02 set. FEIGENBAUM, Armand V. Sistemas de Gestão. Disponível em: <https://fnq. org. br/sistemas-de-gestao_. pdf>. Métodos e técnicas de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas, 1999. KARAPETROVIC, Stanislav. ISO 9000, service quality and ergonomics. Managing Service Quality, v. São Paulo.

Editora Atlas, 2000.

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