Gestão da Qualidade e Inteligência competitiva uma combinação estratégica para elevar o nível de qualidade em todos os setores da organização

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Administração

Documento 1

Nesse contexto, a integração da gestão da qualidade com a inteligência competitiva torna-se uma importante estratégia competitiva para as organizações no mercado. A inteligência competitiva se traduz em um conjunto de métodos implantados mediante instrumentos de softwares, que funcionam para permitir que as tomadas de decisões sejam eficazes, mesmo sob circunstâncias adversas. Considerando-se tal contexto, esse estudo destaca a presente questão: quais são as principais influências da gestão da qualidade e da inteligência competitiva para o aumento de eficiência no processo de tomada de decisão das organizações? Nesse sentido, como objetivo principal, foram averiguados os principais aspectos sobre a gestão da qualidade e inteligência competitiva. Em relação aos objetivos específicos, ressaltam-se: descrição de aspectos conceituais e mercadológicos sobre inteligência competitiva; caracterização de questões relevantes sobre gestão da qualidade; análise sobre as vantagens da combinação entre gestão da qualidade e inteligência competitiva para o aumento de eficiência organizacional.

Desenvolveu-se uma revisão bibliográfica narrativa, por meio de consultas em livros e artigos presentes em periódicos e em plataformas virtuais, com ênfase para a avaliação das principais influências da gestão da qualidade e da inteligência competitiva para o aumento de eficiência no processo de tomada de decisão das organizações. Professor e orientador no curso de Nome do Curso, na Nome da Instituição de Ensino, de Nome da Cidade. E-mail: email@emaildoorientador. com. br. Desta maneira, torna-se essencial que toda organização planeje e aplique a gestão de qualidade, a fim de elevar o nível de qualidade e a competitividade no mercado. Desenvolveu-se uma revisão bibliográfica narrativa, por meio de consultas em livros e artigos presentes em periódicos e em plataformas virtuais, com ênfase para a avaliação das principais influências da gestão da qualidade e da inteligência competitiva para o aumento de eficiência no processo de tomada de decisão das organizações.

Inteligência Competitiva Inteligência competitiva é uma forma inteligente de filtrar e sistematizar informações relevantes sobre o comportamento do mercado, concorrentes, público-alvo, ambiente interno, ambiente externo, fatores influenciadores no mercado como economia, educação, saúde, e uma série de outras informações de extrema importância, analisando históricos, cenários atuais e tendências (GOMES; BRAGA, 2017). Inteligência competitiva é o processo de coleta, análise e disseminação ética de inteligência acurada, relevante, específica, atualizada, visionária e viável com relação às implicações dos negócios, dos concorrentes e da organização em si (HOFFMANN, 2012). Em tempos de alta competitividade entre as empresas, vai se destacar no mercado o empreendedor que antecipar tendências ou detectar oportunidades de melhorar a experiência de seus clientes.

A inteligência competitiva apresenta-se como ferramenta de capital importância para as empresas, pois permite o cruzamento de dados e sua transformação em informações úteis para a tomada de decisão (MENDES, 2010). Gestão da Qualidade Os gestores de pessoas não podem considerar os colaboradores como meros recursos de uma organização. É necessário tratá-los como indivíduos que impulsionam a organização, como parceiros, investindo na organização o seu capital humano, com a legítima expectativa de retorno sobre o seu investimento. O comportamento humano é motivado pelo desejo de se alcançar algo, mas nem sempre o indivíduo conhece ou percebe o que o está motivando, pois, boa parte da motivação humana está localizada abaixo do nível do consciente (LACOMBE, 2011). Por esse motivo, torna-se tão importante que os gestores conheçam as suas equipes e desenvolvam os estímulos adequados para atingir as metas almejadas: Ao tratar de práticas de gestão de pessoas, é indispensável que as organizações saibam oferecer os incentivos que atendam às expectativas dos seus empregados, pois isso pode determinar que eles se sintam motivados ou não (LACOMBE, 2011).

A questão da satisfação do colaborador na organização depende de vários fatores. Em síntese, um clima harmonioso e saudável traz diversos benefícios para o ambiente de trabalho. Além de reduzir conflitos e melhorar o relacionamento entre as pessoas na organização, também contribui com a comunicação e o desenvolvimento da organização, gerando vantagens para todos os envolvidos. Análise sobre as Vantagens da Combinação entre Gestão da Qualidade e Inteligência Competitiva para o Aumento de Eficiência Organizacional É essencial que os gestores desenvolvam estratégias baseadas no clima organizacional no sentido de manter e, sempre que possível, elevar o nível de satisfação e motivação em todos os setores da organização, com a finalidade de obter o comprometimento dos envolvidos e, principalmente, extrair a máxima qualidade e potencialidade de cada indivíduo, tornando-se assim uma estratégia de endomarketing, em que o foco está nos colaboradores, oferecendo um ambiente agradável e ferramentas de qualidade para que os colaboradores, de fato, tenham condições de oferecer à organização o mesmo nível de qualidade em todos os setores da organização (LACOMBE, 2011).

Para que uma empresa consiga obter resultados realmente competitivos por meio das TICs – Tecnologias da Informação e da Comunicação, é importante atentar-se a determinados aspectos, tais como: os serviços relacionados às TICs precisam ser coordenados de maneira centralizada e compartilhada, em alto nível, indicando como serão utilizadas na empresa para a geração de negócios; transformação de informação em serviços comuns úteis, por meio de profissionais especializados; criatividade e disciplina na aplicação das TICs para os negócios da empresa; a tomada de decisão sobre o investimento em TICs deve ser ágil, devido a rapidez com que as mudanças ocorrem no mundo da tecnologia, da informação e da comunicação (WEILL; ROSS, 2006). A convergência digital impulsionada pela revolução tecnológica oferece a oportunidade para melhorar a competitividade da economia brasileira, aumentando a produtividade das pessoas e das empresas (KNIGHT; FERNANDES, 2006).

O referencial teórico é essencial para fundamentar a proposta do estudo, assim como enriquecer a reflexão entre os autores mais relevantes no campo de pesquisa (SILVA; TRENTINI, 2002). Segundo Gil (2017), a revisão é uma reflexão sobre o material já produzido por outros autores, mas que se desenrola de forma imparcial tendo por base o entendimento do pesquisador e sua própria interpretação, de acordo com os objetivos pré-estabelecidos. No que concerne ao tipo de pesquisa, elegeu-se a pesquisa qualitativa, esta pode ser considerada um eficaz ponto de referência ao pesquisador, o qual é tratado como ponto principal de todo o processo em um estudo baseado na metodologia de Revisão Bibliográfica Narrativa – Revisão de Literatura (CAJUEIRO, 2012). Nesse ínterim, um procedimento metodológico guiado pela pesquisa qualitativa, a análise das informações coletadas tem o intuito de apresentar conclusões importantes e conexas, com base em um problema de pesquisa específico (MARCONI; LAKATOS, 2017).

Assim, a metodologia de Revisão Bibliográfica Narrativa tem como principal objetivo o debate e a definição dos aspectos associados ao objeto de estudo, utilizando exclusivamente os conceitos observados em publicações de periódicos, livros, jornais, artigos, e demais meios de informação de grande relevância e impacto nomeio acadêmico (LÜDKE; ANDRÉ, 2013). É possível verificar que a escolha pela implantação da inteligência competitiva em uma organização é uma ação desempenhada por aquele sujeito que demonstra ter uma visão de 10 futuro sobre os possíveis rumos que o negócio está tomando. Tal conduta faz a inferência de que a corporação se encontra em um estado de constante mudança, não podendo ser considerada como estagnada. Observou-se, também, que para a implementação da inteligência competitiva se faz necessário que os recursos humanos estejam capacitados e comprometidos com o trabalho.

Concluiu-se que a integração entre a gestão da qualidade e a inteligência competitiva, incorporada com as metodologias de administração, torna-se uma ferramenta de sucesso para aumentar as receitas da organização devido ao aumento de eficiência nas tomadas de decisão dos gestores, bem como elevando o nível de competitividade das organizações no mercado. Assim, em síntese, o presente estudo analisou as principais influências da gestão da qualidade e da inteligência competitiva para o aumento de eficiência no processo de tomada de decisão das organizações. pt/bitstream/handle/10437/4332/Mestrado_Final. pdf. Acesso em: 6 nov. CAJUEIRO, Roberta Liana Pimentel. Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos: guia prático do estudante. p. ISBN-10: 8520436692. ISBN-13: 978-8520436691. Editora Manole, 2014.

GIL, Antonio Carlos. Diaz de Santos, 2015. GOMES, Elisabeth; BRAGA, Fabiane. Inteligência Competitiva em Tempos de Big Data. ed. p. FERNANDES, C. C. C. Org. e-Brasil: um programa para acelerar o desenvolvimento sócioeconômico aproveitando a convergência digital. Transparências em PowerPoint, 2006. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Elisa D. A. de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. ISBN-13 9788597010664. MARÓSTICA, Eduardo. Inteligência de Mercado. ISBN-10: 8522116636. ISBN-13: 9788522116638. f. Tese (Doutoramento em Tecnologias e Sistemas de Informação). Escola de Engenharia. Universidade do Minho. Braga: Universidade do Minho, 2011. p. SANTOS, Marcos Y. RAMOS, Igor. Business Intelligence – Tecnologias da Informação na Gestão do Conhecimento. ed. maio/jun. TRENTINI, Mercedes; PAIM, Lygia. Pesquisa em enfermagem. Uma modalidade convergente-assistencial. Florianópolis: Editora da UFSC, 1999. org/details/DSandBI9edTurban. Acesso em: 6 nov.

WEILL, P. ROSS, J. W.

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