GESTÃO DA PREVISÃO DE CRÉDITOS PARA LIQUIDAÇÃO DE DUVIDOSOS: UM ESTUDO DE CASO

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Contabilidade

Documento 1

Nesse contexto, o trabalho objetivou realizar um estudo do gerenciamento de riscos de crédito do Banco do Brasil, da cidade de Ibirapitanga - BA, por meio da análise de risco de clientes. Em ultima analise chegou-se a conclusão que o gerenciamento do risco de crédito foi considerado importante, pois além de prevenir as perdas, diminuiu os riscos do banco, uma vez que o limite de crédito concedido é atribuído com base no score de cada cliente, que determina uma proporção da sua renda a ser liberada. Essa ponderação está relacionada à avaliação do comportamento creditício e da demanda de candidatos ao crédito. Palavras-chave: PCLD. Inadimplência. Credit. INTRODUÇÃO Em todas as atividades econômicas há uma receita que segundo Hendriksen & Breda podem ser definidas, de um modo geral como: “o produto gerado por uma empresa.

Tipicamente são medidas em termos de preços correntes de troca. Devem ser reconhecidos após um evento critico, ou assim que o processo de venda tenha sido cumprido em termos substanciais. Na pratica, isto normalmente significa que as receitas são reconhecidas no momento da venda” O papel das instituições financeiras de crédito é o de captar recursos de um agente superavitário e emprestar a um agente deficitário, seja por meio de empréstimos, financiamentos e/ ou outras operações de crédito, esta é a essência da dinâmica da intermediação financeira, esta dinâmica dentro de um ambiente de competição entre empresas está sujeita há vários tipos de riscos, desde o risco de inadimplemento de uma operação que pode facilmente ser absorvida pelo mercado até o risco sistêmico que pode ser causado pela quebra de um banco ou uma instituição financeira de grande relevância que desencadeie um efeito negativo sobre toda a economia.

O Banco Central confere certo grau de discricionariedade às instituições financeiras quando permite que tal classificação é de responsabilidade da instituição detentora do crédito em seu parágrafo 2° da resolução 2682(1999) , contanto que siga algumas regras específicas, que variam com o passar do tempo para cada nível de PCLD. Tabela 1 - Percentuais de provisão por nível de risco. Período de atraso Risco atribuído Provisão Até 14 dias A 0,50% 15 a 30 dias B 1,00% 31 a 60 dias C 3,00% 61 a 90 dias D 10,00% 91 a 120 dias E 30,00% 121 a 150 dias F 50,00% 151 a 180 dias G 70,00% Superior a 180 dias H 100,00% Fonte: Resolução 2682, parágrafo 4º, inciso I, 21 de dezembro de 1999. Com base no período das operações em atraso é aprovisionado um determinado valor percentual para cobrir os créditos inadimplentes, por exemplo: uma operação de crédito no valor de R$ 10.

que esteja em atraso a mais de 15 dias terá uma provisão de R$ 100,00, se esta operação continuar em atraso até 61 dias será aprovisionado R$ 1000,00. • Renda: Por meio de apresentação de contracheques, holerites, declaração de imposto de renda. • Bens e patrimônio: CRLV de veículos, documentos que comprovem que o cliente seja proprietário de um determinado imóvel, Ex: carnê de IPTU. Fonte: Resolução 2025, parágrafo 1º, inciso I-VI, 24 de novembro de 1993. Cabe salientar que a tipificação do cadastro deve se dar pelo relacionamento que a instituição deseja manter com o cliente. O que reduz a possibilidade de perdas decorrentes de risco operacional por fator de eventos externos (ambiente social, ações criminosas). Por exemplo, durante a segunda quinzena de agosto, as informações atualizadas referentes ao último dia de julho passarão a estar disponíveis.

Ou seja, para garantir que todas as operações efetuadas em julho constem da consulta, esta deve ser realizada no final do mês de agosto. A legislação básica sobre o SCR compreende a Resolução CMN nº 3. de 2008, e a Circular BCB nº 3. de 2011. Gastar o que ganha de forma muito rápida, muitas vezes levando uma vida incompatível com sua capacidade financeira. Problemas de saúde e/ou na família. Emissão de cheques sem fundos. Dificuldade em localizar o cliente por telefone. Postura com elevado grau de risco. Os resultados, conforme as análises demonstraram uma relação entre o componente discricionário das despesas de provisão para créditos de liquidação duvidosa e o resultado ajustado, sendo estatisticamente significativo na amostra obtida do Banco do Brasil.

Sobre a ótica das hipóteses da pesquisa, tem-se que quando o resultado aumenta os componentes discricionários das despesas de provisão para créditos de liquidação duvidosa também aumentam. E igualmente, quando o resultado diminui, as despesas com provisões são reduzidas. Os resultados indicam a aceitação das hipóteses, havendo relação positiva entre as despesas com provisão para créditos de liquidação duvidosa e os resultados da Instituição Financeira que foi objeto de estudo. Dessa forma, O Banco do Brasil utiliza as despesas para gerenciar os resultados, fazendo uso do componente, discricionário, os julgamentos na mensuração das despesas de provisão para créditos de liquidação duvidosa. Baseado nos resultados obtidos e apresentados parece que a utilização da PCLD, pelo Banco do Brasil, para suavizar resultados, também está associada ao ciclo de negócios.

Os bancos brasileiros têm conseguido, em sua maioria, manter a solidez esperada e tiveram resultados satisfatórios mesmo durante o período de crise financeira recente. Talvez a política de provisionamentos adotada por essas instituições também tenha contribuído para esse resultado. Podemos então afirmar que o presente, para suavizar resultados, também está associado ao ciclo de negócios. Os bancos brasileiros têm conseguido, em sua maioria, manter a solidez esperada e tiveram resultados satisfatórios mesmo durante o período de crise financeira recente. BLATT, Adriano (2016). Cobrança por telefone e negociação com inadimplentes. Disponível em: https://books. google. com. BREDA, Michael F. Van. Teoria da Contabilidade. São Paulo: Atlas, 2012 INADIMPLÊNCIA DE CRÉDITOS NO SETOR BANCÁRIO BRASILEIRO: UM ESTUDO DE CASO.

Disponível em: http://tcc. Acesso em 22 março 2018. Política de cobrança e controle da inadimplência. Sebrae. Disponível em: http://www. sebrae. Valor Econômico. Disponível em: http://www. valor. com. br/financas/3707248/bc-caixa-lidera-em-inadimplencia-partir-de-15-dias.

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