GEOGRAFIA AMBIENTAL

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Geografia

Documento 1

Desde o seu início a geografia tem contribuído de forma decisiva para as discussões acerca do entendimento das questões ambientais, e das relações existentes no espaço geográfico. É importante destacar que existem diversos estudos geográficos que contribuem para esta questão. Embora a geografia tenha passado por diversas transformações e recebido contribuições de variadas correntes de pensamento, esta nunca deixou de considerar a sociedade e o meio ambiente enquanto um objeto de análise. Neste sentido, é possível afirmar que fazer geografia pressupõem sempre considerar a sociedade e o ambiente como um importante objeto de análise para a compreensão das diversas transformações que se dão no espaço. Palavras-chave: Geografia, Ambiente, Sociedade e natureza. Mesmo se constituindo em uma complexa e difícil discussão teórica, é importante entender as relações existentes entre a ciência geográfica, o meio ambiente e as dinâmicas sociais existentes.

Com isso, o objetivo desse artigo é discutir, a partir das contribuições de diversos autores, as relações existentes entre a geografia e as questões ambientais atuais, para tentar compreender como os elementos que compõem estas áreas se relacionam e/ou se interagem para formar um entendimento ampliado sobre o espaço onde vivemos. Trata-se de um trabalho de caráter bibliográfico. Por isso, foram pesquisados artigos científicos sobre a ciência geográfica e sua relação com as questões ambientais e sociais. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, pelo fato de a pesquisa ser baseada na realidade para a compreensão de uma situação única (RAUEN, 2002). Entender os conceitos de ambiente, meio ambiente e espaço geográfico também se torna fundamental para uma análise mais aprofundada do tema.

Para Milton Santos (1997) apud Suertegaray (2003), espaço geográfico constitui “um sistema de objetos e um sistema de ações”. Este por sua vez, é formado por um complexo sistema de objetos e sistemas de ações, que embora independentes não são isolados entre si. Milton Santos ainda afirma que Os objetos que constituem o espaço geográfico são obrigatoriamente contínuos e a população de objetos considerada pelo geógrafo não resulta de uma seleção, ainda que sábia e metódica, do pesquisador. O espaço dos geógrafos leva em conta todos os objetos existentes numa extensão contínua, todos sem exceção. De acordo com Mendonça (2015) a evolução das análises sobre o espaço geográfico é composta por um crescente envolvimento das atividades humanas, principalmente nas últimas décadas.

A importância do componente antrópico nestas análises se dá sobretudo pela capacidade que o homem foi adquirindo ao longo dos anos de mudar o espaço em sua volta e de explorar os recursos naturais existentes. Mendonça (2015) ainda expõem a importância da noção de meio ambiente para o geógrafo “De fato para um geógrafo, a noção de meio ambiente não recobre somente a natureza, ainda menos a fauna e a flora somente. Este termo designa as relações de interdependência que existem entre o homem, as sociedades e os componentes físicos, químicos, bióticos do meio e integra também seus aspectos econômicos, sociais e culturais” (MENDONÇA, 2015 p. Neste caso, é possível afirmar que há uma dependência da sociedade em relação aos recursos disponíveis na natureza, onde a sociedade não pode existir sem está última, pois a natureza existe por si mesma, não necessitando da interferência humana.

 Región y sociedad, v. n. p. Disponível em: http://www. scielo. São Paulo, São Paulo, v. n. p. jul. dez. ed. reimpressão. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006. Coleção Milton Santos; 1) SUERTEGARAY, Dirce Maria Antunes; NUNES, João Osvaldo Rodrigues. A natureza da Geografia Física na Geografia. Espaço geográfico: interface natureza e sociedade. Geosul, Florianópolis, v. n. p. jan.

57 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download