Geografia

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Geografia

Documento 1

A importância da Cartografia Escolar fomenta a compreensão sobre o espaço pelos discentes, proporcionando o entendimento e a noção daquele e seus códigos, além de conseguir aferir as especificidades das regiões, lugares, território, contextualizando-os a respeito de eventos e pesquisas. Neste trabalho, serão apresentados quatro mapas do território brasileiro com informações espaciais diversas como número da Densidade Demográfica, Intoxicação por Agrotóxicos, Regiões Administrativas e Regionalização segundo Milton Santos. Os dados quantitativos foram retirados do IBGE 12, Ministério da Saúde 3 e SANTOS e SILVEIRA 4(2001). A Geografia, então, como ciência qualitativa, se propõe a descrever, analisar e entender as inter-relações do espaço, os elementos naturais e sociais. Cabe ao professor de Geografia incentivar o aluno a buscar informações, através da cartografia, inclusive, que os permitam compreender e entender as diferentes formas de paisagem.

Sabe-se que os alunos têm um interesse diferenciado pelos mapas. DESENVOLVIMENTO 2. MAPA 1: BRASIL- Densidade Demográfica – 2010 2. MAPA 2: BRASIL - Intoxicação por Agrotóxicos – 2015 2. MAPA 3: BRASIL - Regiões Administrativas do IBGE – 1988 2. Para o professor de Geografia, além das informações e análises que se podem obter por meio dos textos em que se usa a linguagem verbal, escrita ou oral, torna-se necessário, também, que essas informações se apresentem especializadas com localizações e extensões precisas e que possam ser feitas por meio da linguagem gráfica/cartográfica. BRASIL, 1998, p. Lacoste (1998) aponta que interpretar um mapa é agir sobre o terreno e, sobretudo, poder através dele se orientar e nele interferir. Reafirmando essa ideia, Santos (2002) enfatiza que os mapas representam a leitura de mundo da sociedade, que se constrói e reconstrói ao longo do tempo, sempre buscando compreender o espaço.

Portanto, os professores de geografia devem utilizar os recursos cartográficos intercalados com outros recursos como excursões, exposições fotográficas, vídeos, visitas a museus. Diante do contexto infere-se que a construção e elaboração de mapas, plantas, croquis e maquetes em sala de aula, no contexto cartográfico e no ensino da geografia, é uma forma de trazer a prática para a sala de aula, cooperando para o alcance de resultados satisfatórios, na medida em que incita ao conhecimento. Por meio das atividades lúdicas, inclusive, a cartografia na escola, como instrumento de ensino, contextualiza a geopolítica, fatores ambientais, econômicos, em diferentes escalas. O trabalho realizado contribui para a compreensão de que a Geografia trabalhada em sala de aula fornece aos alunos informações que os ajudam a codificar e decodificar o espaço vivido.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ABREU, Paulo Roberto; CASTROGIOVANI, Antonio Carlos. A cartografia escolar e a cartografia lar. p. maio/ago. CAVALCANTI, L. de S. Propostas curriculares de Geografia no ensino: algumas referências de análise. DUARTE, Ronaldo Goulart. A linguagem cartográfica como suporte ao desenvolvimento do pensamento espacial dos alunos na educação básica. Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. n. p. jun.

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