Fundações e Obras de Terra

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Engenharia civil

Documento 1

O calculo estrutural é feito separado do projeto de fundação. Classificação: Direta e Indireta. Direta: A carga é transferida diretamente ao solo, pois o elemento de fundação se apoia diretamente sobre o solo resistente. a. Superficial: ≤2,50 m de profundidade. Topografia: Dados sobre taludes e encostas do terreno. Necessidade de corte e aterro. Dados de erosão. Presença de obstáculos. Características do solo: Viabilidade das camadas e suas profundidades. A. figura) Escavação depois do N. A. figura) Encontrando o N. A. Critérios para Escolha: A. Carga: Leve (Máximo 2 pavimentos). B. Solo: Duro ou Rijo, sem umidade. C. Bloco de Fundação (Fundação direta superficial) Este tipo de fundação direta superficial pode ser executado com os seguintes materiais: Pedra, Tijolo, Bloco Ciclópico. Critérios para Escolha: A.

Carga: Leve (Máximo 2 pavimentos). B. Solo: Duro ou Rijo, podendo haver umidade. Radier (Fundação direta superficial) Este tipo de fundação direta superficial deve ser executado com grau de compactação de 95%, e contem substratos (1. Solo existente, 2. Solo compactado, 3. Brita, 4. Plástico Impermeável) para sua execução. Topografia: Só necessário aterro para nivelamento. E. Periferia: Não tem nenhum maleficio. F. Custo: Baixo (não cabe comparativo, pois é uma opção focada em custo). Topografia: Não pode ultrapassar 10% de inclinação do terreno. E. Periferia: Não tem nenhum maleficio. F. Custo: Baixo. Acima do lençol freático. D. Topografia: Pode ultrapassar 10% de inclinação do terreno. E. Periferia: Não tem nenhum maleficio. A. Pode ser abaixo do lençol freático. G. Topografia: Pode ultrapassar 10% de inclinação do terreno.

D. Na concretagem não há a necessidade de armadura em solo não flexível. Desvantagem: Não mantem a verticalidade, e no lançamento de concreto pode arrastar o solo reduzindo sua resistência. Critérios para Escolha: A. Carga: Leve. B. Custo: Baixo. Estaca de Madeira (Fundação indireta – Pré-Fabricada) Pode ser confeccionada com os seguintes materiais: Eucalipto, Ipê, Aroeira, Guarantã. São troncos de árvores cravados com bate-estacas, utilizada antes da utilização do concreto. Utilizada para grandes cargas e grandes profundidades. Estaca de Concreto (Fundação indireta – Pré-Fabricada) Utiliza como material o concreto armado ou protendido, com diâmetros de 15 a 75 cm e comprimento de 5 a 12 m. D. Topografia: Não pode ultrapassar 10% de inclinação do terreno. E. Periferia: Transfere vibração para o entorno da obra, causando problemas.

F. Pode ultrapassar desde que tratada (pintura a base de óxido de chumbo). D. Topografia: Não pode ultrapassar 10% de inclinação do terreno. E. Periferia: Não transfere vibração, pois tem estrutura esbelta. Não é recomendável quando estiver priximo a superfície no primeiro metro de escavação. D. Topografia: Não tem problema com falta de espaço (espaço confinado), aclive e declive. E. Periferia: Não interfere. D. Topografia: Não tem problema. E. Periferia: Não interfere. F. Controle de compactação: ≥95%. Adensamento É a diminuição do espaço vazio, devido a saída de agua. Pode ocorrer devido a um acréscimo de solicitação sobre o solo, seja pela edificação de uma estrutura, construção de um aterro, rebaixamento do lençol freático ou drenagem do solo.

Fenômeno pelo qual os recalques decorrentes da variação volumétrica dos solos sob carga, se dão a medida que a agua nos poros é expulsa. O recalque por adensamento do solo se da na edificação e deve se evitar que um lado da edificação recalque mais que o outro (recalque diferencial). Alvenaria: o baldrame não impermeabilizado pode deixar a agua infiltrar nos tijolos provocando bolor e destaque de emboço e reboco. Pavimentos: a agua diminui a durabilidade dos pavimentos. Desde um simples piso residencial como pavimento de uma rodovia. Coesão aparente: permite converter uma praia de areia fofa em uma pista firme e dura. Sifonamento capilar: evita que a água ultrapasse o núcleo impermeável de barragens de terra. Transporte: o tamanho das partículas, a intensidade do agente, a topografia do terreno e a presença de vegetação, são fatores determinantes para a quantidade de material transportado.

As partículas finas, argilas, são transportadas em solução. As partículas mais grossas, areia, são empurradas ou roladas, umas sobre as outras, provocando a desagregação de outras partículas. Deposição: é quando o agente perde intensidade, o que pode ocorrer pela interrupção da ação do agente ou pelo surgimento de um obstáculo. Tipos de erosão: Três são mais importantes, nos quais o agente é a agua: superficial, em sulcos e subterrânea. Solo envelopado: sistema de contenção que emprega mantas geossintéticas, como ancoragem. Essas mantas se assemelham a tecidos, e normalmente são chamadas geotêxtil. Camadas de solos são compactadas sobre a manta. Após a manta é dobrada, fazendo uma espécie de envelope com o solo.

Posiciona-se um novo pedaço de manta, conforme procedimento anterior, e o processo se repete até a altura desejada.

11 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download