Franquia - Novas perspectivas de atuação

Tipo de documento:PTI

Área de estudo:Administração

Documento 1

DESENVOLVIMENTO 7 2. TAREFA 1 – Planejando o negócio 7 2. TAREFA 2 – Gerenciando o conhecimento organizacional 12 2. TAREFA 3 – Macroeconomia 13 2. TAREFA 4 – Planejamento Financeiro e Orçamentário 16 3. Portanto, para adquirir uma franquia é preciso pagar taxa, royalties e taxa de publicidade, além do controle sobre o franqueado ser permanente. TAREFA 1 – Planejando o negócio Assessorando o Pedro a escolher a franquia que corresponde a seu perfil empreendedor, e analisando todos os principais pontos para não haver surpresas indesejáveis, estabeleceu-se a comparação seguinte entre duas grandes franquias: uma na área do marketing, área de formação do assessorado supracitado, e a outra correspondente ao setor alimentício de pastéis e salgados. FRANQUIA 1: Green Digital Figura 1: Green Digital Fonte: Green Digital A Green Digital1 é uma agência de marketing digital que acompanha as mudanças na sociedade e no mercado de comunicação e marketing no Brasil e no mundo.

 Com anos de experiência e sólido posicionamento no mercado, a Green Digital conta, em cada franquia, com web designers, desenvolvedores, diretores de arte, gestores de social media, especialistas em SEO, entre outros profissionais da área do marketing digital. Sua missão organizacional é desenvolver soluções digitais focadas nos resultados do nosso cliente-parceiro.  Com população, estimada em 20182 de 800 323 habitantes, a capital paraibana é a oitava cidade mais populosa da Região Nordeste e a 23ª do Brasil, sendo, no seu estado, o município mais populoso. A Região Metropolitana de João Pessoa, formada por João Pessoa e mais onze municípios, tem uma população estimada, em 2018, de 1 099 360 pessoas, a 23. ª mais populosa do Brasil. Segundo Chiavenato e Sapiro (2003), a análise SWOT tem função de cruzar as oportunidades e as ameaças externas à organização com seus pontos fortes e fracos.

A avaliação estratégica, a partir da matriz SWOT, é uma das ferramentas mais utilizadas na gestão estratégica competitiva pois se trata de relacionar as oportunidades e ameaças presentes no ambiente externo com as forças e fraquezas mapeadas no ambiente interno da organização. Ameaça de Novos Entrantes: Necessidade de investimento, custos mensais altos e capacidade de diferenciação. Poder de barganha de Cliente: Informações disponíveis, produtos substitutos e localização. Rivalidade entre concorrentes: número de concorrentes, dificuldade de abrir e fechar empresa e qualidade. TAREFA 2 – Gerenciando o conhecimento organizacional A tecnologia consegue, com sucesso, facilitar processos que envolvem a função de franqueadores, franqueados e funcionários. Mas, independentemente do quão moderna sejam a produção e gestão da rede, são a eficiência e inteligência dos profissionais que determinam a qualidade da empresa: tanto na elaboração de estratégias de crescimento, quanto nas tarefas cotidianas das unidades (TAVARES, 2005).

Figura 6: Taxa de desemprego no Brasil - AGÊNCIA DW Fonte: Agência DW Fonte 36: A Taxa de desemprego deve continuar em mais de 10% nos próximos 4 anos. Em 2018, desocupação atingiu 12,836 milhões de pessoas, contra 13,234 milhões em 2017; para especialistas, as incertezas econômicas ainda contribuem para o baixo dinamismo do mercado. Fonte 47: A taxa de desocupação do trimestre encerrado em março de 2018 chegou a 13,1%, com aumento de 1,3 ponto percentual em relação ao último trimestre do ano passado (11,8%). O total de pessoas desocupadas também cresceu no período, passando de 12,3 milhões para 13,7 milhões. Houve um aumento de 11,2% nesse contingente, ou mais 1,4 milhões de desempregados no país. CONSIDERAÇÕES FINAIS Através da seguinte Produção Textual do curso em Tecnologia em Processos Gerenciais, que pontuou, dentro da Gestão Organizacional, sobre qual a diretriz condizente com a franquia a ser implementada pelo cliente, esmiuçando conceitos do planejamento, da macroeconomia e de custos, assegurou-se eficiência e eficácia nas escolhas profissionais do dia-a-dia na empresa.

Como futuro gestor da área de Tecnologia em Processos Gerenciais, também se estimula a saúde empreendedora e o cuidado com a prática sem embasar a teoria, ou seja, todo Plano de Negócios de uma Franquia, ou não, deve ser bem analisado, aprofundado, colocado à risca. Com base nas informações disponibilizadas, a Franquia 1 apresenta uma alta probabilidade de sucesso considerando que a mesma possui um planejamento estratégico diferenciado, condiz com a formação do cliente Pedro e será instalada em uma cidade com poucos concorrentes e um cenário econômico-comercial favorável. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS CAMPOS FILHO, Ademar. Demonstração dos fluxos de caixa: uma ferramenta indispensável para administrar sua empresa. São Paulo: Saraiva, 2011 DAYCHOUW, Merhi. Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento. ª edição.

Rio de Janeiro: Brasport, 2007. REDECKER, Ana Cláudia.

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