FÍSICA E SUAS APLICAÇÕES

Tipo de documento:Projeto de Pesquisa

Área de estudo:Física

Documento 1

Leis de Newton. Primeira: Inércia. Segunda: Dinâmica. Terceira: Ação e Reação. ATRITO. Energia Cinética. CONCLUSÃO. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS. INTRODUÇÃO O presente trabalho pretende abordar alguns conceitos de física e suas aplicações. Sendo assim, o problema central se concentra em quais as aplicações da física no tempo e espaço? Este estudo, se concentra numa justificativa pessoal, acadêmica e social. Leis de Newton 1. Primeira: Inércia Inicialmente, tinha-se uma ideia de que para que um corpo se mantivesse em movimento com velocidade constante, era necessário que ele fosse impulsionado, caso contrário, o corpo iria parar naturalmente. NUSSENZBEIG, 1981) Assim, em seus estudos, Newton afirmou que “todo corpo tende a permanecer em estado de repouso ou de movimento em linha reta e com velocidade constante, se nenhuma força atuar sobre ele”.

INFOESCOLA) Dessa forma, a força resultante (o vetor soma de todas as forças que agem em um objeto) é nulo, logo a velocidade do objeto é constante, então, consequentemente, um objeto que está em repouso, tende a permanecer em repouso, enquanto um objeto que está em velocidade, tende a permanecer em velocidade, e um objeto, tanto em repouso, quanto em movimento, não irá sair do seu estado a não ser que uma força resultante aja sobre ele. Para compreender a primeira lei de Newton, é necessário refletir sobre a massa do corpo, que é uma propriedade intrínseca dos corpos, sendo considerada o valor numérico da inércia de um corpo, sendo possível determinar uma grandeza física denominada quantidade de movimento linear, ou movimento linear.

Um exemplo de exercício prático: Qual é o impulso de uma força de 5N que age durante 2s, sobre um corpo? Poderia ser resolvido da seguinte forma: I = F. Δt I= 5. N/s 1. Segunda: Dinâmica A segunda lei de Newton, é considerada o princípio fundamental da dinâmica, e enuncia que a taxa de variação no tempo da quantidade de movimento (também chamado de movimento linear) de um corpo é igual a soma das forças aplicadas neste corpo. WIKIPEDIA) Assim, a segunda lei de Newton afirma que “a mudança do movimento é proporcional à força motriz impressa, e se faz segundo a linha reta pela qual se imprime essa força”. Um bom exemplo é aplicar uma força em uma parede sólida, a reação oferecida pela parece faz com que o corpo recue proporcionalmente à intensidade da força aplicada.

INFOESCOLA) Assim, se um ponto de “A” exerce uma força sobre um outro ponto de “B”, então “B” exercerá sobre “A” uma força de mesma intensidade, mesma direção e em sentido contrário, sendo sempre composto por forças de mesma natureza e que agem em corpos distintos, não havendo neutralização. WIKIPEDIA) 2. ATRITO O atrito passou a ser observado a partir do estudo da dinâmica e sobre a força de um corpo, partindo da análise do deslizamento de um objeto sob uma superfície qualquer, e que em dado momento ele parava. Contudo, para fazer com que este objeto se mantenha em uma velocidade constante, poderia ser arramado um cordão e puxar, comprovando a primeira lei de Newton. Um exemplo: um bloco de peso igual a 100N é arrastado com velocidade constante sobre uma superfície horizontal.

Determine a intensidade da força de atrito da superfície sobre o bloco sendo o valor do coeficiente de atrito 0,4. TODAMATERIA) Fat=µ. N Fat=µ. P Fat=0,4. TODA MATERIA). Assim, se o corpo está escorregando na superfície de apoio, significa que a força de atrito que age nele é dinâmico ou cinético. RIBEIRO) Figura 03: força atrito dinâmica ou cinética. Fonte: RIBEIRO, Thyago Desta forma, quando a força de atrito estático for ultrapassada pela força aplicada ao corpo, este entrará em movimento, e dever se considerar a sua força de atrito dinâmico, que é sempre menor que a força aplicada. SÓFISICA) Para calcular a força do atrito dinâmico, utiliza-se a expressão: Fatd= μd. JUNIOR) A fórmula da força centrípeta concentra-se em: Fcp=m.

a, sendo que acp=v²/r. Por exemplo, um carro percorre uma curva de raio 100m, com velocidade 20m/s, sendo a massa do carro 800kg, qual é a intensidade da força centrípeta? Assim: Fcp=m. a = m. v²/r Fcp=800. W Insta salientar que, apesar da força e do deslocamento serem duas grandezas vetoriais, o trabalho é uma força escalar, ou seja, é definida com um valor numérico de unidade, sendo esta J, de joule que é uma homenagem ao físico inglês James Prescott Joule (1818-1889), que realizou importantes estudos no âmbito do trabalho. GOUVEIA) 4. Trabalho de Força Constante O trabalho de uma força constante atua em um corpo, produzindo um deslocamento, sendo calculado da seguinte forma: T=F. d. cos θ, onde “T” é trabalho, “F” força, “d” deslocamento e “θ” o ângulo formado entre o vetor força e a direção do deslocamento.

h/2 T= 600+300. T= 540kJ 4. Trabalho da Força Peso Pelo fato de todos os corpos nas proximidades da superfície da terra, sofrerem a atuação de uma força, devido ao campo gravitacional terrestre, quando um corpo é abandonado de uma determinada altura, ele sofre um deslocamento provocado por esta força, chamada de força peso. GOUVEIA) O trabalho da força peso é calculado através de T=P. h, sabendo que P=m. Fonte: GOUVEIA, Rosimar. Sendo assim: T=área do triangulo = k. x. x/2 T= k. x²/2 Salientando que o trabalho da força elástica, assim como o trabalho da força peso, não depende da trajetória. Energia Cinética A energia cinética é a energia relacionada com o movimento, ou seja, quando um corpo possui velocidade, ele recebe energia em forma de trabalho, sendo chamada de energia cinética.

MELO). Sendo, a fórmula considerada em Ec=m. v²/2. Por exemplo: qual a energia cinética de uma partícula de massa 5000g cuja velocidade vale 72km/h? Sendo assim: Ec=m. GOUVEIA, Rosimar. Trabalho na Física. Disponível em < https://www. todamateria. com. º ano. Colégio Anchieta – Construindo Conhecimento. Disponível em < http://www. colegioanchieta. com. com/mecanica/forcas-de-atrito/> Acesso em 14 jan. SIGNIFICADOS. Significado de Dinâmica. Disponível em <https://www. significados. Força de Atrito. Disponível em < https://www. sofisica. com. br/conteudos/Mecanica/Dinamica/fa. Disponível em < https://www. todamateria. com. br/forca-de-atrito/> Acesso em 14 jan. WIKIPEDIA.

26 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download