Filosofia da educação

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Filosofia

Documento 1

Sabemos que os filósofos que mereceram maior destaque no passado foram os tão conhecidos gregos: Platão, Aristóteles e Sócrates. Com certeza dezenas de outros se destacaram à nível dos três mencionados, porém, não chegaram a ser conhecidos tanto quanto eles que foram considerados “os pioneiros da Filosofia”. Consideremos a filosofia como uma eficaz alavanca que dá sentido ao dia a dia dos seres humanos em quase todos os sentidos! No trabalho a filosofia está presente tanto na busca de coisas novas, como na manutenção das existentes. Com relação às pessoas, ela tem um papel importantíssimo, especialmente quando se tem a sensibilidade de ajudar e não de fazer críticas destrutivas. O benefício à família, familiares, colegas de trabalho e escola, e na sociedade é de grande significância quando ela é usada corretamente.

Os princípios morais variam segundo os tempos e lugares. Quando os homens condenam uma determinada ação é porque ela o prejudica. Quando a enaltecem é porque ela lhe é útil. O interesse (não pessoal, mas social) determina assim os julgamentos do homem no domínio da vida social. Na verdade, todos os seres humanos são dotados de virtudes, essa riqueza é proveniente de Deus para que haja boas sociedades. A filosofia da educação é abrangente, quase a ser considerada “sem limites”, e o interessante é que a filosofia e a virtude evidentemente andam de mãos dadas, uma precisa da outra. Aristóteles foi feliz em sua colocação quando escreveu: “Toda a arte e toda indagação, assim como toda a ação e propósito,visam a alguma bem. ” Cabe ao homem, fazer boas escolhas para seu futuro.

Há um Empédocles, citado por Plutarco que diz: “Outra te direi: Não há criação de nenhuma dentre todas as coisas mortais, nem algum fim em destruidora morte, mas somente mistura e dissociação das coisas misturadas e o que é, e criação. Isto se denomina entre homens”. É aí que a virtude trabalha junto com a filosofia na educação! Eu pertenço a minha religião e a defendo (essa é a minha filosofia), porém; eu respeito todas as demais porque todos tem direitos iguais, todos tem direitos de defender e abraçar as suas filosofias. As virtudes; humildade e respeito entram em ação. Conclusão Conclui-se que a filosofia da educação, fazendo uso das palavras de um grande homem que mereceu destaque nas sociedades do mundo inteiro, David Hume: “Embora um filósofo possa viver dos negócios, o espírito da Filosofia, se cuidadosamente cultivado por alguns, difunde-se gradualmente através de toda a sociedade e confere a todas as artes e profissões, semelhante correção.

100 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download