Fatores que influenciam na qualidade de semente da soja

Tipo de documento:Artigo cientifíco

Área de estudo:Biologia

Documento 1

O objetivo deste trabalho é realizar um levantamento teórico sobre fatores que influenciam na qualidade da soja. Para a elaboração e organização deste estudo, procedeu-se criterioso levantamento bibliográfico na literatura científica. É preciso que os grãos de soja sejam de alta qualidade, para isso é preciso ter um maior cuidado com o mesmo e conhecer os processos, desde o plantio, colheita, beneficiamento, armazenamento e transporte. A qualidade da semente é um fator importante para que se tenha uma agradável produtividade e o armazenamento. Com isso, para se produzir uma semente de soja de alta e boa qualidade, é relevante o conhecimento dos processos que podem diminuir as perdas e o investimento em tecnologia. A qualidade da semente tem apresentado como um fator importante, para que se obtenha a produtividade esperada, sendo que a produtividade de uma cultura é considerada como uma interação entre a planta, o ambiente de produção e o manejo adequado (MAUAD et al.

Mesmo seguindo os processos adequados de regulagem das máquinas, podem ocasionar injúrias variáveis graus, com isso, a sua ocorrência acaba sendo inevitável (PINTO et al. Especificamente os danos causados, são provocados pelo fato do impacto das sementes, em virtude de vários fatores relacionados, como por exemplo, teor da água e tensão na queda das sementes, dureza, além das características genotípicas delas (PINTO et al. Segundo Berbert et al. o teor de água é o fator de maior significância na prevenção da deterioração do grão durante o armazenamento. METODOLOGIA A definição para Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS) abordada neste estudo é uma adaptação proposta pelos autores Levy e Ellis (2006), onde afirma que: Revisão bibliográfica sistemática é o processo de coletar, conhecer, compreender, analisar, sintetizar e avaliar um conjunto de artigos científicos com o propósito de criar um embasamento teórico-científico (estado da arte) sobre um determinado tópico ou assunto pesquisado.

A revisão bibliográfica é de suma importância para sintetizar as pesquisas, planejar, analisar e fornecer o instrumento teórico, além de caracterizar os diversos tipos de conhecimentos, relacionadas com a área de estudo. Segundo o autor Bento (2012), a revisão bibliográfica é importante para obter ideia sobre o estado atual dos conhecimentos sobre um tema, as suas lacunas, além de contribuir para o desenvolvimento do conhecimento. Para a elaboração e organização deste estudo, procedeu-se criterioso levantamento bibliográfico na literatura científica, a partir dos trabalhos publicados em revistas científicas e em livros sobre fatores que podem influenciar na qualidade das sojas durante o seu procedimento, desde o final do ciclo até o armazenamento dele. Realizou-se uma revisão bibliográfica com a finalidade de compreender os aspectos relacionados a influências na qualidade da soja.

cnptia. embrapa. br/gestor/soja/arvore/CONTAG Figura 2- Evolução da produção de soja por país. Fonte: http://www. agencia. Em razão disso, é preciso que os grãos de soja sejam de alta qualidade, para isso é preciso ter um maior cuidado com o mesmo e conhecer os processos, desde o plantio, colheita, beneficiamento, armazenamento e transporte, que podem gerar prejuízos e impactos sobre os produtores e consumidores (MACHADO et al. Logo, os fatores mais relevantes e ocorrentes que afetam a aptidão de semente serão apresentados nesta parte. Segundo Missão (2008), a cadeia da soja brasileira tem apresentado como o melhor exemplo onde enfatiza esse movimento mundial de aumento na procura de grão, tanto como fonte de nutrientes quanto para a aplicação na geração de energia.

A produção desta cultura no Brasil tem assumido uma relevância significativa, pois o país apresenta caraterísticas especial de resistência ao fator climático e comercialização que já atua nos níveis mundiais (MISSÃO, 2008). De acordo com esta importância significativa, deve-se ter cuidado desde plantio até o armazenamento para não ocorrer perdas. A semente de soja tem o grau de absorção de água extremamente elevado, ou seja, absorve facilmente a água do meio, apresentando grau de umidade dependente das oscilações do ambiente (FRANÇA-NETO; HENNING, 1984). De acordo com os autores França-Neto; Krzyzanowski (2016) existem diversas práticas que podem ser utilizadas para minimizar os resultados de deterioração no campo. Elas são: colheita no momento adequado, quando o grau de umidade atingir aproximadamente 15%; antecipação da colheita, seleção de regiões onde são mais propícias para a produção; semeaduras em épocas apropriadas; aplicação de fungicidas, nada mais é o controle das doenças no final do ciclo da soja, por meio da aplicação de fungicidas foliares e a utilização de cultivares adequada.

O beneficiamento da semente de soja é necessário para limpar, ou seja, remover os contaminantes, por exemplo, materiais estranhos, sementes danificadas e também deterioradas, sementes de outras culturas não alvo e plantas daninhas (FRANÇA-NETO; KRZYZANOWSKI 2006). Para que se tenha um excelente sucesso, o processamento deve promover uma separação adequada das sementes por tamanho, forma e densidade, com o mínimo de perda, visando a melhorar a qualidade fisiológica da semente (FRANÇA-NETO; KRZYZANOWSKI 2006). br/content/ABAAAfHbIAK/tecnologia-producao-sementes-soja?part=2 O armazenamento em condições adversas resulta da redução da germinação e do vigor das sementes. Estudo realizado por Dan et al. apesar de terem ocorrido reduções no vigor com o aumento do período de armazenamento, as sementes de soja utilizadas nos tratamentos inseticidas (fipronil, thiametoxam, imidacloprid e imidacloprid + thiodicarb) estabeleceu, ainda, boa qualidade, quando submetidas ao armazenamento por 45 dias.

Segundo Deliberador et al. relata que as perdas pode variar de acordo com a região, plantio, técnicas de colheita, máquina utilizadas, tipo de secagem e armazenamento. O transporte seria outro meio que causa prejuízo para nesta cultura. O tipo de caminhão com infraestrutura precária, altos custos relacionados a grande utilização deste transporte, carregamento e o descarregamento inadequado, distância percorrida e qualidade da via são alguns dos fatores que contribuem com as perdas geradas (MACHADO et al. Alguns autores como Morais et al. atestam que de aproximadamente de 5% a 10% de todo o produto que é lavrado acabam perdido na propriedade ou durante o armazenamento e transporte. O Brasil é considerado a maior produtividade de soja por hectare do mundo (CAMPOS E FACHEL, 2010). • Armazenamento: logo após o beneficiamento, o teste de envelhecimento acelerado pode facilitar a estimulação, potencialmente do armazenamento dos lotes de semente (MARCOS FILHO, 1999).

Principalmente em regiões que tem temperaturas elevadas, ou seja, regiões quentes e úmidas, logo o conteúdo de água da semente deve ser monitorado constantemente. A adoção das práticas abordadas muitas vezes depende da infraestrutura adequada disponível, como, por exemplo, um número adequado de máquinas colhedoras, caminhões para transporte e um bom armazenamento (FRANÇA-NETO et al. ou seja, os processos citados por diversos autores são importantes para ter uma melhor produtividade, e consequentemente na boa qualidade da semente de soja. Diante exposto, alguns autores como França-Neto et al. AGUILA, J. S. D. THEISEN, G. Perdas na colheita na cultura da soja. BERBERT, P. A. SILVA, J. S. RUFATO, S. Escape Gênico. Revista de Biotecnologia, Brasília, DF. n. p.

CAMPOS, J. Disponível em: <http://www. conab. gov. br>. Acesso em: 20 Set. D. L. Qualidade das sementes de soja resfriadas artificialmente. Engenharia na Agricultura, Viçosa, v. n. B. HENNING, A. A. Qualidade fisiológica e sanitária de sementes de soja. Londrina: Embrapa Soja, 39p. Tecnologia da produção de semente de soja de alta qualidade.  Embrapa Soja-Documentos (INFOTECA-E), 2016. FRANÇA-NETO, J. B. KRZYZANOWSKI, F. Visão agrícola, n. HIRAKURI, M. H. LAZZAROTTO, J. J. DOS REIS, J. G. M. COUTO, R. A cadeia produtiva da soja: uma perspectiva da estratégia de rede de suprimento enxuta. G. Influência da densidade de semeadura sobre características agronômicas na cultura da soja.  Agrarian, v. n. p. Londrina: ABRATES, p. MISSÃO, M. R. Soja, origem, classificação, utilização e uma visão abrangente do mercado.

 Maringá Management, v. In: Congresso da sociedade brasileira de economia, administração e sociologia rural, 43, 2005. Anais SOBER. Ribeirão Preto: 2005. PINTO, T. L. n. REGINATO, M. P. ENSINAS, Simone Cândido; RIZZATO, Melina Cecília Oliveira; SANTOS, Maria Karla Koslinski; PRADO, Eber Augusto do. Boas práticas de armazenagem de grãos. Z. FONSECA, N. R. CÉSAR, M. L. A. Armazenagem agrícola. Porto Alegre: Kepler Weber Industrial, 1998. Disponível em: < http://www. armazenagem.

59 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download