FASES DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL NUTRICIONAL E PSICOLÓGICO

Tipo de documento:Redação

Área de estudo:Nutrição

Documento 1

Essas premissas de desenvolvimento são definidas como regras às crianças. Como toda regra, as exceções existem e cada indivíduo pode atingir estas fases de desenvolvimento mais cedo ou mais tarde do que outras crianças da mesma idade Segundo (Collet e Oliveira,2002) ocorrem em padrões definidos: céfalo-caudal; próximo-distal e simples-complexo, ou seja no primeiro caso observa-se uma progressão da cabeça aos artelhos, quando o desenvolvimento se dá primeiro na cabeça antes de se desenvolver o andar; no segundo essa evolução se dá do tronco aos artelhos ou seja o lactente move braços e pernas, mas não tem o controle sobre os dedos. No padrão simples-complexo a criança passa das tarefas mais simples, às mais complexas pois primeiro engatinha, depois anda e começa a saltar.

Desde bebês necessitam ter uma rotina bem planejada, estruturada e organizada para o seu desenvolvimento, tendo conforto, segurança, maior facilidade de organização, espaço temporal, e a liberta do sentimento de estresse que uma rotina desestruturada pode causar a criança. A criança conquista através da percepção todo o universo que a cerca, sente necessidade de explorar o espaço, porque é o momento em que o desenvolvimento da habilidade “andar” está no auge e a fala atinge uma verdadeira importância. Consegue reconhecer pessoas e tem no choro sua principal forma de comunicação. Nessa fase consegue distinguir pessoas da família de estranhos 6 a 12 meses - Nota-se o fortalecimento físico, a partir de 8 meses começa a engatinhar, consegue levar comida a boca e nota-se que os gestos fazem parte de sua comunicação.

Gosta de nomear objetos e pessoas e interage bastante com quem os rodeiam. O vínculo materno acentua-se 1 a 2 anos - Começa a se movimentar, anda, sobe escadas e moveis e já consegue segurar objetos enquanto anda a partir de 20 meses. Explorador, curioso, consegue estabelecer relações entre objetos para bater, ouvir sons etc. A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida com colher; começar com consistência pastosa (papas, purês) e, gradativamente, aumentar a consistência até chegar à alimentação da família. Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é, também, uma alimentação colorida. Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições. Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida.

Quando a papinha industrial é vantajosa? A papinha industrial é vantajosa quando se busca praticidade e rapidez. É bom recorrer a ela somente quando não houver tempo para preparar a refeição com ingredientes naturais, como no caso de passeios ou em viagens longas, já que a papinha caseira pode estragar no caminho por causa da temperatura inadequada. Nos demais casos, é melhor preparar a refeição com alimentos frescos e texturas variadas para estimular o desenvolvimento da mastigação. Até que idade as papinhas industrializadas são recomendadas? As papinhas industrializadas possuem, nos rótulos, sugestões de idade para a criança consumi-la. No entanto, vale controlar a textura do alimento, preparando a refeição em casa, mantendo pedaços maiores. Goiânia: AB, 2002. Acesso em 21-10-2017 - Conselho Nacional de Saúde - Resolução CNS/MS nº 31, de 12 de outubro de 1992 - DRI (Dietary Reference Intakes) - Food and Nutrition Board, Institute of Medicine, National Academies.

nationalacademies. org/hmd/~/media/Files/Activity%20Files/Nutrition/DRI-Tables/5Summary%20TableTables%2014. pdf?la=en - PAPALIA, D. In: MOSTRA NACIONAL DE PRODUÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA, 3. Brasília. Anais. Brasília: [s. n], 2008. Org. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 1978, p. Acesso em 20-10-2017.

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