Exercicios Anatomia

Tipo de documento:Questões e Exercícios

Área de estudo:Medicina

Documento 1

No consultório médico foi realizado exames e foi constado que a visão estava normal. A mãe da paciente afirma que a criança está em bom estado de saúde e que ganhou um gato como presente de aniversário há um mês. No exame, ela apresenta temperatura normal, as membranas timpânicas parecem normais e a garganta está clara. Existe um pouco de hipersensibilidade ao toque na região das bochechas e também acima da órbita. O diagnóstico dado pelo médico foi sinusite. ETMÓIDE - Forma o teto da cavidade nasal, é dividido em três partes: Uma placa perpendicular que faz parte do septo nasal, Dois labirintos etmoidais, que contêm numerosas pequenas cavidades com células etmoidais (seio etmoidal) e Placa cribriforme por onde as fibras olfativas da cavidade nasal passam para a fossa craniana anterior.

O osso etmóide é limitado anteriormente pelo Lobo frontal, posteriormente pelo osso esfenóide e inferiormente pela concha nasal inferior e pelo osso Vômer. MAXILA- Corresponde a um par de ossos pneumáticos composto por cinco partes principais, sendo uma delas o corpo e quatro projeções chamadas de apófises: Apófise alveolar que forma a arcada dentária superiro, Apófise frontal, Apófise zigomática e Apófise palatina que forma o céu da boca. A maxila é limitada superiormente pelo osso frontal, posteriormente pelos ossos esfenoide, palatino, lacrimal e etmoide, medialmente pelo osso nasal e vômer: e lateralmente pelo osso zigomático. O tratamento da sinusite é realizado pela eliminação do agente infeccioso, quando for o caso. Macroscopicamente a escoliose apresenta deformidades anatômicas no corpo humano, como diferença nas alturas dos ombros devido à curvatura escoliótica, uma escápula pode ser mais proeminente do que a outra, além podem aparecer assimetrias nos seios, quadris e membros inferiores.

Existem três tipos principais de escoliose, Escoliose idiopática na qual não é possível determinar a causa exata dessa condição, a Escoliose congênita que está presente desde o nascimento devido a deformidade em uma ou mais vértebras, Escoliose neuromuscular quando resulta de uma doença neurológica e Escoliose pós-traumática que pode ocorrer após fratura na região da coluna. A escoliose pode se apresentar em diferentes níveis, nesse sentido, o profissional de educação física tem o desafio de elaborar treinos individuais que atendam as necessidades de cada portador da doença, além disso, o portador da escoliose apresenta amplitude de movimento e estabilidade reduzida tornando necessário que o profissional adapte diversos exercícios para essa realidade, evitando exercícios que promovam uma carga vertical sobre a coluna, ou que exijam grande estabilidade da mesma, como o caso de agachamentos, entretanto como citado anteriormente há vários níveis de escoliose, e cabe ao profissional identificar aqueles que poderão ou não exercer tais atividades.

c) Faça uma descrição anatômica do segmento vertebral que apresentou um aumento na concavidade anterior. Faça um relato de quais e quantos ossos são, e seus respectivos acidentes eparticularidades. c) Qual é o nervo mais provavelmente afetado? O nervo mais provavelmente afetado é o nervo axilar que cruza diretamente a face anterior do músculo subescapular. d) Faça uma pesquisa e relate a anatomia da articulação do ombro, com os ossos envolvidos e seus respectivosacidentes. A articulação do ombro, é uma articulação do tipo esferóidea, sendo a que permite maior amplitude de movimento entre todas as outras do corpo humano. É formada pela cabeça esférica do úmero com a cavidade (cúpula) da escápula, essa última é coberta pelo lábio glenoidal, um anel de tecido conjuntivo denso que serve como local de inserção dos ligamentos glenoumerais, além da cabeça do músculo bíceps branquial e um flexor do ombro e cotovelo.

Os ligamentos presentes nessa articulação são: ligamentos glenoumerais que participam da estabilização articular, ligamentos cocacoumeral que reforça a porção superior da cápsula articular, ligamento acromioclavicular que liga o acrômio na clavícula limitando assim a movimentação desses ossos, ligamento coracoclavicular que limita o movimento entre clavícula e escápula e o ligamento transverso do úmero.

18 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download