EVOLUÇÃO DO PROCESSO DE CAPITAÇÃO, TRATAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA NA COMPANHIA DE SANEAMENTO DA CIDADE DE BENJAMIN CONSTANT AM

Tipo de documento:TCC

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

Belém, Novembro de 2018 EVOLUÇÃO DO PROCESSO DE CAPITAÇÃO, TRATAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA NA COMPANHIA DE SANEAMENTO DA CIDADE DE BENJAMIN CONSTANT – AM ELEODORO RODRIGUEZ HERMENEGILDO DISSERTAÇÃO SUBMETIDA AO CORPO DOCENTE DO PROGRAMA DE PÓSGRADUAÇÃO EM ENGENHARIA PROCESSOS – MESTRADO PROFISSIONAL (PPGEP/ITEC) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ COMO PARTE DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS PARA A OBTENÇÃO DO GRAU DE MESTRE EM ENGENHARIA DE PROCESSOS. Examinada por: ____________________________________________ Prof. José Antônio Da Silva Souza, Dr. PPGEP/ITEC/UFPA - Orientador) ____________________________________________ Prof. XXXXXXX, Dr. Efluentes líquidos I. Título CDD 22. ed. Colocar sua dedicatória. AGRADECIMENTOS Colocar seus agradecimentos. EVOLUÇÃO DO PROCESSO DE CAPITAÇÃO, TRATAMENTO E DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA NA COMPANHIA DE SANEAMENTO DA CIDADE DE BENJAMIN CONSTANT – AM Eleodoro Rodriguez Hermenegildo Novembro/2018 Orientador(es): Nome do orientador 1 Nome do orientador 2 Área de Concentração: Engenharia de Processos The present work aims at the presentation of the processes and phases of capitation, treatment and distribution of water in the company of the sanitation of the municipality of Benjamin Constant - MA, besides the presentation of water, which is part of the privatization model services.

sanitation, taking the object of analysis, such as the characteristics adopted by the responsible concessionaire Cosama. In this context, the evaluation of the mode of concession of the services adopted in Benjamin Constant, according to the initiative, was also evaluated on the social impacts and rights involved in access to drinking water, as well as on the evolution of sanitation services in the municipality, in addition to a crisis in 2015, found in the city. In this way, we seek the importance of water in a global context, such as its economic value and public sanitation policies. Keywords: Water, basic sanitation, concessionaire, recovery and treatment. Alcalinização 21 3. Dosagem e teste de Clorificação 21 3. Decantação 22 3. Filtração 24 3. Fluoretação 24 3. Por isso, muitas pessoas de baixa renda têm utilizado água de baixa qualidade para consumo, situação que se mantem em várias regiões do Brasil e do mundo.

Sendo assim, a água é um recurso natural indispensável a vida e a toda atividade biológica e também um elemento fundamental para o equilíbrio natural e geodinâmico do planeta. Por isso, caracteriza-se pelo recurso de que o homem necessita para satisfazer as suas necessidades de base. A água não é substituível. A água foi única e sempre será. Além de garantir um abastecimento de quantidade suficiente, sendo requisitos essenciais para uma água saudável e pura, sendo também o veículo mais comum para transmissão de doenças. Por isso, a salubridade deve ser uma das principais preocupações dos cidadãos, técnicos da saúde e a própria concessionaria responsável pela captação, tratamento e distribuição da água.

Sendo assim, o abastecimento público, é o processo mais adequado de suprimento de água para toda população, principalmente em áreas urbanas e suburbanas, pois a concessionaria deve preencher todos os requisitos de potabilidade da água. No Brasil, a Portaria do Ministério da Saúde nº 518/2004, descreve os procedimentos e reponsabilidades ao controle e vigilância da qualidade da água, ideal para o consumo humano e seu padrão de potabilidade. SISTEMA DE ABASTECIMENTO De acordo com Tsutiya (2008), o sistema de abastecimento de água pode ser variável de acordo com a concepção da cidade, em função do seu porte, topografia e a posição que se encontra em relação aos mananciais, etc. E é nas estações de tratamento, que é realizado todos os procedimentos para tornar a água potável para o consumo humano.

A captação da água de superfície pode ser feita sobre cinco tipos: I. Captação por meio de reservatórios de regularização de vazão com a prioridade de abastecimento público de água; II. Captação com barragem de regularização de nível de água; III. Captações não convencionais; IV. Quando as estações elevatórias, são destinadas a condução de água tratada, denominam-se elevatórias de água bruta. Do contrário, são tratadas apenas como elevatórias de água tratada e são instaladas normalmente depois das estações de tratamento de água, com a finalidade de bombeamento do líquido até os reservatórios. Podendo estar entre reservatórios, ou em trechos de redes de distribuições, conhecidos por boosters.

Segundo Tsutiya, 2006, apud Girol, 2008, as estações elevatórias são de extrema importância dentro do sistema de abastecimento de água, pois elas podem ter a finalidade de captação, adução, tratamento e distribuição. Por isso, sua instalação deve ser estudada com atenção, pois ela irá influenciar diretamente no valor de manutenção dos sistemas, devido ao alto custo de energia elétrica. E também podem ser construídos de maneira a permitir o combate a incêndios, em locais onde a segurança da população e ao patrimônio estejam ameaçados. Segundo o Tsutiya, 2006, apud Girol, 2008, os reservatórios podem possuir as seguintes finalidades: • Reserva de água para incêndio: disponibilizando vazões extras para combates de possíveis incêndios; • Sistema de segurança: sendo importante quando, por exemplo, ocorra o rompimento de alguma adutora, sendo necessário a interrupção da captação de água, ou estações de tratamento; • Regularização de pressões: para reduzir a pressão do sistema, o reservatório é posicionado em áreas estratégicas na concessionaria.

São os chamados reservatórios de quebra de pressão. • Regularização da vazão: acumulação de água durante o tempo em que a acumulação é menor que a média e fornece assim, a vazão complementar quando a demanda é superior à média; Além dessas finalidades, podemos destacar outras, como: • Bombeamento de água fora do horário de pico: os reservatórios conseguem realizar o bombeamento de água fora do horário de pico elétrico, diminuindo assim os custos com a energia elétrica. • Rendimento dos conjuntos elevatórios: o conjunto motor bomba é utilizado para operar próximo ao ponto de rendimento máximo do sistema, com valores de altura manométricas e vazões constantes. Para conseguir a remoção total destas partículas torna-se imprescindível a neutralização das cargas negativas e depois a aglutinação das partículas para que fiquem maiores e consigam ser removidas pela ação da gravidade.

Sendo que os coagulantes são os agentes químicos geradores de cargas positivas que tem a finalidade de neutralizar os coloides e que consegue propiciar a aglomeração dos mesmos. Os reagentes coagulantes, principais são: • Sulfato de alumínio (Al2(SO4)3 18H2O): obtido pelo ataque do ácido sulfúrico e bauxita pulverizada. Encontrado geralmente nas formas branca (isento de ferro), apresentando um custo elevado; e amarelo, ou ferroso, mais barato e comum, podendo ser vendido na forma sólida (17% de alumina) ou em solução (8% de alumina). • Cloreto férrico (FeCl3 ou FeCl3. Geralmente utiliza-se o gradiente de velocidade menor possível, mas nunca inferior a 1000s-1 e o tempo de mistura inferior a 1 segundo, sendo preferencial, menor que 0,5 segundo. II. Câmara de mistura lenta – Floculador Com a mistura eficiente, os coágulos microscópicos tendem-se a desenvolver no tamanho e peso especifico, ficando adequado para posterior decantação.

Obtendo-se por meio da agitação suave, para promover o contato entre os aglomerados, processo este, chamado de floculação e o tanque onde se realiza a mistura é chamado de floculador. Deve-se fornecer energia suficiente para conseguir resultados satisfatórios na fase de floculação, para a formação de flocos compactados e assim, não utilizar valores altos de velocidade, para que não ocorra a destruição dos flocos já formados ou em processo de formação. A quantidade ideal de coagulante é em função da turbidez da água bruta retirada dos mananciais. Em casos em que a alcalinidade natural não é suficiente para reação com a quantidade de coagulante aplicado no processo, deve ser realizada a adição conveniente de alcalinizantes, adequando assim, as proporções. Sendo que, o PH influencia diretamente no processo de coagulação e floculação.

A dosagem correta dos produtos químicos é necessária, para que as fases subsequentes ocorram da maneira esperada, promovendo a redução esperada da cor da água, a sua turbidez, odor, matéria orgânica encontrada, organismos patogênicos e outros agentes poluidores deste recurso natural. A fase de ensaio de clarificação é empregada nas estações de tratamento para determinação da dosagem dos agentes químicos, como alcalinizantes, polieletrólito, cloro, carvão ativado e permanganato de potássio, os quais proporcionam a eficiência desejada, com baixo custo. A água passa por esses orifícios, com uma velocidade capaz de assegurar a distribuição desejada, sem que prejudique a formação dos flocos e sem que possa criar jatos com pressão. A velocidade desta água chega entre 0,15 e 0,30 m/s.

Figura 04: Foto e desenho esquemático de decantador. Depois de passada pela decantação, a coleta da água é realizada pelo sistema de calhas que funciona como vertedor. Esses vertedores ou calhas coletoras, são projetados para melhorar a distribuição do fluxo, no processo final dos decantadores, com a finalidade de reduzir a velocidade ascensional de aproximação da água e consequentemente diminuição do transporte de moléculas de flocos. Fluoretação A fase de fluoretação funciona na adição de compostos de flúor na água que será consumida pela população, com o intuito de ajudar na prevenção e incidência de cárie dentaria, que pode aparecer pela presença de três fatores: dieta rica em açúcares, dentes frágeis e atuação de bactérias.

O flúor produz dois tipos de mecanismos, primeiramente na atuação contra as cáries dentarias, tornando os dentes mais resistentes, devido a formação da florapatita e sorbe o metabolismo das bactérias, possuindo três teorias para explicação deste efeito: a formação de polissacarídeos, com a finalidade de impedir a aderência da placa bacteriana, a síntese de redução do ácido lático e a teoria da eletronegatividade, fazendo com que os íons consigam repelir os microrganismos da superfície dos dentes. Por isso, os compostos mais utilizados no processo de fluoretação da água é o fluossilicato de sódio e o ácido fluossilícico. Desinfecção A etapa de desinfecção da água, tem a finalidade de destruir os microrganismos patogênicos presentes nela, como as bactérias, os protozoários, vírus e bactérias.

Sendo que os principais agentes empregados para a desinfecção da água, são: • Dióxido de Cloro: Utilizado para substituir o cloro em muitas situações, devido a múltiplas aplicações. A fase de desinfecção UV é utilizada para o tratamento de água potável e residual, bem como, o tratamento de água de produto e de produção em aplicações industriais. • Cloro: Na etapa de cloração, são adicionados a água o cloro em gás, hipoclorito de cálcio ou hipoclorito de sódio. A quantidade de cada reagente, depende das necessidades do cloro e dos requerimentos para a desinfecção adequada da água bruta, a qual está sendo realizada. Para uma desinfecção adequada, é necessário um período de reação de 20 minutos, no mínimo.

Sendo que a eficiência da cloração é de extrema dependência do valor do PH. Figura 6: Desenho esquemático do sistema de cloração. SANEAMENTO BÁSICO A busca inconstante por respostas sobre as questões que envolve o acesso e a disponibilidade da distribuição da água, tem implicado sobre a forma de compreender e valorizar este recurso tão importante para a vida. O juízo de valores está interligado com a educação no desenvolvimento sobre a consciência de conscientização ambiental, sobre os impactos que a humanidade causa ao meio ambiente, buscando assim, alternativas para equilibrar o uso deste recurso tão precioso, que é a água. A modificação dos costumes, sobre a racionalização de desperdícios e os usos indevidos da água, são exemplos para uma base de valorização.

Sendo que esta ideia, reflete diretamente na economia e na qualidade deste bem. Em relação ao Brasil, pode-se dizer que durante anos os serviços na área de saneamento básico foram de responsabilidade do poder público, com investimentos com baixa taxa de retorno. Segundo Castro (1999), esta maneira de atuação tem sido criticada pelo neoliberalismo, que prega a superioridade da atuação privada sobre os conceitos públicos. Mas, em relação ao serviço de saneamento básico, quando a iniciativa parte do serviço privado, para buscar incrementos de taxa de retorno, essa atuação pode possuir um lado negativo, com a indução do esgotamento das reservas de água, devido a super exploração, ou a exclusão da população mais empobrecida em virtude das taxas superelevadas.

Outra questão é a respeito do comprometimento com a qualidade da água, devido à ausência com investimentos de coleta seletiva e o possível tratamento de esgoto, o qual acarreta encarecimento, afetando diretamente no processo de tratamento da água de reservatórios, sem falar também na perda irreparável de alguns deles, para o fim de abastecimento. Tomando como exemplo a cidade de Manaus, pode-se afirmar que com base no trabalho desenvolvido pela Fiocruz em 2005, praticamente todos os igarapés urbanos encontravam-se contaminados pelo esgoto doméstico e por inadequação das estruturas de escoamento e drenagem das águas pluviais. DISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o senso realizado no ano de 2010, comparado ao de 2000, o Brasil apresentou uma taxa média de crescimento urbano de 1,17%, para o ano de 2018, tem-se 1,40% para a região norte do Brasil e 0,84% para o município de Benjamin Constant –AM; conforme Imagem 07.

De acordo com Heller (2006), as redes de distribuição incluem todas as tubulações e dispositivos interligados entre si, localizados em vias estratégicas a fim de conduzir a água aos destinatários finais, com pressão adequada e atendendo a todos os padrões de consumo necessário. Para Azevedo (1991), é a parte do sistema que conduz a água até os pontos de consumo, constituída por um conjunto de tubulações para garantir o abastecimento da população. Imagem 07: Projeção da cidade de Benjamin Constant- AM e do norte do Brasil. Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Fonte: Orsini (1996) As Figuras 09 e 10 apresentam perfis longitudinais do sistema de abastecimento de água, com reservatórios apoiados, enterrados e elevados respectivamente. Figura 09: Sistema de abastecimento de água, com captação em curso de água e com reservatório apoiado (perfil) Fonte: Tsutiya (2004) Figura 10: Sistema de abastecimento de água, com captação em curso de água e com reservatório enterrado e elevado (perfil).

Fonte: Tsutiya (2004) Um fator importante a ser discutido é o crescimento desordenado da população, em certas áreas, a qual permite que habitações irregulares sejam construídas próximas a áreas de mananciais, o que contribui para a poluição da água, dando mais trabalho para as etapas de tratamento nas estações de tratamento da água. Um dos maiores problemas encontrados no sistema de distribuição da água é a perda dessa pelo sistema de abastecimento. Os vazamentos presentes nas redes e em muitos casos, as ligações clandestinas e erros de medições, são os mais agravantes. km, subindo o rio Solimões e o rio Javari. Benjamin Constant, limita-se com os municípios de Tabatinga, São Paulo de Olivença, Ipixuna, Eirunepé, Jutaí. Segundo dados do IBGE, a cidade apresenta 12,3% de domicílios com esgotamento sanitário adequado, sendo cerca de 12,8% de domicílios na zona urbanos em vias públicas com arborização e 6,6% dos domicílios urbanos em vias públicas com urbanização adequada.

Figura 11: Localização da cidade Benjamin Constant- AM no mapa. Fonte: Cidade Brasil A concessionária responsável pelo tratamento e abastecimento de água no município de Benjamin Constant – AM é a Companhia de Saneamento do Amazonas (COSAMA). As atividades da empresa, compreendem ainda na realização de estudos, projetos e execuções de obras, para novas instalações e ampliação das redes. Também é dever da companhia, fixar tarifas e taxas dos seus serviços para a população, arrecadá-los e ajustá-los, periodicamente, frente à amortização dos investimentos e pagamento dos custos de operação e manutenção de todo sistema, além de permitir a acumulação de reservas financeiras na expansão de suas atividades. A concessionária de abastecimento Cosama está presente em 12 dos 62 municípios do Estado do Amazonas.

Possui como missão a prestação de serviço de forma adequada, compreendendo no sistema de saneamento básico, no equilíbrio econômico financeiro, universalizando o atendimento e contribuindo para a melhoria na qualidade de vida e saúde da população. A visão da empresa está proposta em ser um modelo de gestão em saneamento básico para a região, sendo autossustentável, integrada e comprometida com a população, com o meio ambiente, prestando atendimento de qualidade e tendo um retorno da população, como forma de reconhecimento, dos fornecedores, colaboradores da empresa, acionistas e de forma geral o município. Fonte: Cosama. Segue em ANEXO o resumo dos resultados das análises da qualidade da água distribuída pelos sistemas operados pela Cosama em julho de 2018, em destaque o município de Benjamin Constant.

Em relação as tarifas cobradas pela concessionária, tem-se os valores aplicados para cada edificação, apresentado na planilha de tarifa e na tabela de definição do usuário, mostradas abaixo: COSAMA Companhia de saneamento do Amazonas VALORES DOS SERVIÇOS PRESTADOS PELA COSAMA LIGAÇÃO NOVA VALOR: • Ligação nova. R$ 16,00 • Religação. R$ 16,05 • Corte apedido. Qual o volumem de água tratada e distribuída pela rede? R: 6. m3 x dia 6) Na atualidade as enchentes prejudicam a normal distribuição da água tratada? R: Sim, como o centro da cidade é baixa, no inverno fica alagado dificultando os concertos de possíveis vazamentos. Quais são problemas enfrentados pela Cosama na época da seca para a capitação da água? R: Paradas para junção dos mangotes. h). Movimentação da balsa de capitação da água.

Em tempos de seca, não se utiliza a cal pelo PH que fica regularizado entre 7 e 9. A Cosama conta com licença para utilizar os produtos químicos? R: Sim. Como são descartados os resíduos dos produtos químicos? R: Todos retornam para o rio sem tratamento. A Cosama paga para a União ou Estado pela capitação da água do rio Javari? R: Paga para a União. A Cosama conta com equipamentos e laboratório próprio para análise da qualidade da água? R: Sim 21) A empresa é economicamente viável, tem responsabilidade social e cuida do meio ambiente? R: Ainda não é padronizado a legislação atual. Autoclave (Stermax): Esteriliza os materiais do laboratório e ajuda na preparação de reagentes das bactérias heterotróficas.

Lanterna de Emissão Ultravioleta (Boitton): Lee os resultados dos testes, ausência ou presença de bactérias como: Heterotróficas e termo tolerantes totais. DR 1900 (HACH): Analisa quantitativamente o Cloro para mais ou para menos. Jar-Teste (Alfaquite): Funciona como uma miniestação. Destilador (Salob): Destila água para os testes e limpeza. A inundação no município atingiu 2. famílias totalizando 12. pessoas. E o avanço das águas atingiu 33 instalações públicas dos quais 16 escolas (duas na área urbana e 14 nas comunidades rurais), três Unidades Básicas de Saúde, Mercado Municipal, Feira do Produtor, Porto Fluvial, 52 estabelecimentos comerciais dentre outras instalações. O Estado de Calamidade decretado (Figuras 21 e 22), por processo da defesa civil nacional, reconheceu como a emenda: a) Situação de emergência, causada por situação anormal, devido ao desastre, com danos e prejuízos que implicam no comprometimento parcial da capacidade de resposta do poder público; b) O reconhecimento da situação de emergência do município, ou do estado de calamidade pública, por meio de portaria da Defesa Civil Nacional, permite ao estado, Distrito Federal ou município, solicitou recursos da União para ações de socorro, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução do município.

Diante disso, e de todo exposto no trabalho, com os questionários realizados e os dos fatores e etapas apresentadas do plano de tratamento, conclui-se que as políticas públicas de gestão dos recursos hídricos precisam ser eficazes, bem como a fiscalização dos órgãos competentes responsáveis e também da sociedade civil, visando à preservação e o uso consciente desse bem que é essencial para desenvolvimento humano e da nação, ou seja, a água. ANEXOS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS (ANA). Disponível em: http://www2. ana. gov. br/Atlas/forms/Objetivos. aspx. Acesso em: 28/07/18 BERNARDO, Luiz Di; BRANDÃO, Cristina Célia S; HELLER, Léo. Tratamento de Águas de Abastecimento por Filtragem em Múltiplas Etapas. Disponível em: https://www.

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