Estudo sobre os beneficios do microagulhamento facial na cicatriz atrofica de acne

Tipo de documento:Artigo acadêmico

Área de estudo:Farmácia

Documento 1

Dentre as técnicas de tratamento cosmético, o microagulhamento é o tratamento de maior destaque desta disfunção, que visa causar danos na superfície e promover a estimulação das células de colágeno, melhorando assim a aparência da pele. A acne vulgaris é uma doença que atinge 80% da população ela causa inflamação que acontece nas glândulas sebáceas e causa cicatrizes podem se apresentar como depressão da pele ou hiperpigmentação. A acne pode causar transtornos psicológicos tanto na fase inflamatória quanto após quando deixa cicatrizes permanentes podendo causa deformidade na pele. O microagulhamento é um procedimento que através de microagulhas causam perfuração da pele e após induz uma cascata de colágeno que consequentemente melhora a qualidade da pele.

E esse artigo busca através de pesquisa bibliográfica descrever as vantagens do uso do microagulhamento como tratamento para cicatriz de acne. Keywords: Microneedling. Acne. Atrophic scars. INTRODUÇÃO A saúde da pele está recebendo mais atenção e cuidados nos dias de hoje, tornando homens e mulheres cada vez mais interessados ​​em sua aparência e bem-estar. Como tal, os tratamentos cosméticos tornaram-se um fator chave na autoestima e na qualidade de vida das pessoas. Começa perfurando a cutícula, tomando cuidado para não danificar a epiderme. Este processo permite a liberação de fatores de crescimento que promovem a produção de colágeno e elastina na papila dérmica. Um dos principais objetivos do método de microagulhamento é induzir a absorção das moléculas do ingrediente ativo cosmético, pois a tecnologia cria microcanais que facilitam a penetração, ajudando a alcançar ótimos resultados.

METODOLOGIA A revisão da literatura ajuda a identificar singularidades e diversidades interpretativas existentes nos temas e questões de pesquisa. Este estudo trata-se de uma revisão sistemática de natureza quantitativa para analisar os dados coletados da revisão de literatura utilizando a biblioteca eletrônica científica online (Scielo), Google Acadêmico, o sistema de medicina de busca e análise de literatura online (Medline), a National Library of Medicine como medicina de cenário (PubMed), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs), Physiotherapy Evidence Database (PEDro), Regional Medical Library (Bireme), utilizando as seguintes palavras-chave: microagulhamento, acne, cicatrizes, cicatrizes atróficas, indução percutânea e seu inglês equivalentes: Microagulhamento, Acne, Cicatrizes, Cicatrizes Atróficas, Indução Percutânea. Além de suas propriedades funcionais, a pele também desempenha um papel importante do ponto de vista estético.

A pele não é apenas um órgão, ela reflete a personalidade de uma pessoa, exalando cheiros e sensações. Por isso, a pele perfeita está em busca desde o início (ALBANO; PEREIRA; ASSIS, 2018). O processo de renovação celular da pele é frequente. Dividido em três camadas: epiderme, derme e tecido subcutâneo. Também revestem o folículo piloso e o endotélio vascular (BARBOSA, 2011). Quando a camada epitelial é traumatizada, inicia-se o processo de substituição do revestimento por tecido conjuntivo vascularizado, na tentativa de reparar ao invés de efetivamente restaurar a função da parte previamente saudável (TARIKI, 2008). PATOGÊNESE DA ACNE A Acne é uma inflamação que acontece nas glândulas sebáceas, causando dor, rubor e prurido local. Inicia-se na adolescência podendo se estender até a vida adulta.

Segundo Hassun 2000, A acne acomete 80% da população e que o fator genético é um importante determinante. Estas possuem um refil descartável e regulação manual para realizar o microagulhamento de 0,25mm a 2,00mm e a quantidade de agulhas varia de 2, 3, 7, 12 ou 36, uma quantidade inferior ao derma roller. Santos, Oliveira, Borba, Alves (2020; pag. cita ainda que uma das desvantagens é o custo beneficio, pois, a técnica exige que o rolo seja desprezado, não havendo reutilização. Porem tem ótimas vantagens como: o procedimento permite a estimulação do colágeno, rápida cicatrização e poucos efeitos colaterais; a pele se torna mais resistente e espessa e pode ser usada em qualquer tom de pele. E ressalta que o procedimento deve ser feito por profissionais qualificados, pois se aplicado de forma incorreta pode causar efeitos indesejados.

Santos, Oliveira, Borba, Alves; 2020; pag 74). Como em alguns estudos há melhora significativa das cicatrizes, até o desaparecimento de algumas, mas os resultados são satisfatórios pois existem mais vantagens como a melhora da pele em geral. Porto e Souza (2020, pag. e 207) aplicou alguns procedimentos antes da cessão e princípios ativos após o microagulhamento, a forma em que realizaram o procedimento que são assepsia, esfoliação, tônico, mascara de diamante, pomada anestésica e sérum antissinais antes e após a aplicação com aparelho roller de 1. mm e após a sessão refere o uso de vitamina C e acido mandélico. As bactérias liberam elementos para as células de defesa, as enzimas liberadas contribuem para o enfraquecimento e ruptura da parede do folículo e as pústulas se desenvolvem pela liberação de agentes inflamatórios.

Quando a inflamação é grave, ocorre cicatrização profunda (HAMMER e MCPHEE, 2015). A acne vulgar é dividida em 5 graus, cada um deles diferente. O primeiro grau tem comedões, que são abertos ou fechados, e raramente são observadas lesões inflamatórias da pele. O segundo grau se manifesta como pápulas e pústulas são lesões de processo inflamatório, presença de poros abertos e fechados e seborreia, grau 3, apresentando as mesmas alterações do grau 2 e alguns nódulos e abscessos ainda são observados, o grau 4 tem todas as lesões de grau 3, e fístulas, atróficas e/ ou queloide, o grau 5 é uma condição rara com muita inflamação e febre, edema, dor e possivelmente leucocitose (BORGES e SCORZA, 2016). É notável a expansão e inovação de técnicas de pesquisa para descoberta e desenvolvimento de novos ingredientes ativos e dispositivos, tanto no Brasil quanto no mundo.

A pele é o maior órgão do corpo humano e possui múltiplas funções como: sensação, controle de temperatura, captação e eliminação de substâncias químicas, absorção de raios ultravioleta, síntese de vitamina D A pele é composta por epiderme, derme e tecido subcutâneo, podendo ocorrer disfunção estética, como acne vulgar. Chawla (2014) comparação de microagulhamento combinado com plasma rico em plaquetas (PRP) e microagulhamento combinado com vitamina C tópica no tratamento de cicatrizes atróficas de acne. A acne vulgar é multifatorial, patologia que acomete um grande número de pessoas, incluindo adolescentes e adultos, é mais comum em mulheres devido às alterações hormonais, e acomete unidades polissebáceas, resultando em graves sequelas estéticas. A acne cresce quando há um desequilíbrio na quantidade ou qualidade da produção de sebo, que pode ser exacerbado por fatores externos como: períodos estressantes, mudanças no estilo de vida, alterações hormonais e fatores internos como alterações genéticas nas glândulas ovarianas.

O grau IV apresenta acne em massa, o grau mais grave e raro da doença, com vários abscessos e cistos, grandes processos inflamatórios e cicatrizes hipertróficas. No grau V, há acne fulminante, acometendo mais frequentemente os homens; muito semelhante à congloba-ta, apresentando-se com processo cístico e inflamatório com febre e leucocitose. RESULTADOS E DISCUSOES A acne vulgar é uma doença inflamatória crônica multifatorial com origem nas glândulas sebáceas. Suas manifestações são decorrentes de influências hormonais e podem ser exacerbadas por medicamentos, estresse e alimentação desequilibrada (DEUSCHLE, 2015). Atualmente, a acne afeta mais de 80% dos adolescentes. O diagnóstico da acne varia de acordo com o tipo de lesão e é dividido em quatro graus, sendo o primeiro não inflamatório e o último o mais grave, podendo incluir cicatrizes, manchas ou mesmo alterações na superfície da pele (DEUSCHLE, 2015).

A cicatrização faz parte do processo natural e biológico de cicatrização da pele após uma lesão. Assim, uma cicatriz pode ser definida como uma área de tecido fibroso que forma e substitui o tecido normal lesionado durante o processo de cicatrização. Vários fatores podem afetar a aparência das cicatrizes, incluindo: genética, local da ferida, idade da pessoa, uso de medicamentos, estado nutricional e muito mais. Montero, 2017). Agulhas para microagulhamento, também conhecida como terapia de indução de colágeno (TIPC). Este é um procedimento seguro e simples que deve ser aplicado com firmeza. A agulha penetra no estrato córneo sem danificar a epiderme, liberando fatores de crescimento que promovem a produção de colágeno e elastina na papila dérmica.

KALIL, 2015; LUZ, OLIVEIRA, 2017). O rolo induz um processo inflamatório local através de lesões mínimas na pele, promove a proliferação de células dérmicas (principalmente fibroblastos) e promove o aumento de colágeno, elastina e outras substâncias teciduais, restaurando assim a integridade da pele da pele (LUZ, OLIVEIRA, 2017). Para confirmar esses achados, Aust, Knobloch e Vogt (2010) avaliaram a eficácia das técnicas de sequestro induzido por colágeno para estrias. O procedimento foi realizado em 22 mulheres por 30 minutos e acompanhado 6 meses após a intervenção. Os resultados mostraram uma melhora na aparência geral e na textura da pele, mas nenhuma alteração na pigmentação. Biópsias feitas seis meses após a cirurgia mostraram aumento de colágeno I e elastina, mas nenhuma alteração de colágeno II.

Kalil (2015) avaliou o microagulhamento e o drug delivery em pacientes com cicatrizes de acne. CONCLUSÃO Concluiu-se que o microagulhamento é eficaz em diversos tratamentos cosméticos quando utilizado isoladamente, seja através da penetração de substâncias ativas ou através da estimulação do colágeno. Além disso, pode-se dizer que a combinação desta tecnologia com diversas substâncias ativas proporciona otimização de resultados, além de baixo custo e facilidade de aplicação, se comparado a outros tratamentos existentes no mercado. No entanto, vale ressaltar a necessidade de mais pesquisas sobre o tema. Estudos têm demonstrado que a tecnologia de microagulhamento estimula a produção de colágeno e melhora a absorção de substâncias ativas perfurando a área a ser tratada, trazendo resultados satisfatórios para a qualidade da pele de cada paciente, tornando a textura da pele mais delicada e macia.

Cicatrizes atróficas de acne, diminuem os poros, melhoram a elasticidade, tratam as linhas de expressão e ajudam a desbotar a pigmentação causada pelo sol ou pela acne. P. S. PEREIRA, L. P. ASSIS, I. a. Aust M, Fernandes D, Kolokythas P, Kaplan HM, Vogt PM.  Percutaneous Collagen Induction Therapy: an alternative Treatment for Scars, Wrinkles, and Skin Laxity. Plast Reconstr Surg. BARBOSA, F. M. B. GADENS, G. A. SULZBACH, M. out. dez. COSTA, A. F. R. Anais… UENP – Universidade Estadual do Norte do Paraná – Centro de Ciências Humanas e daEducação e Centro de Letras Comunicação e Artes. DEUSCHLE, K.  Caracterização das lesões e tratamentos utilizados na acne. Rev. Interdisciplinar de ensino, pesquisa e extensão, 2015. HAMMER, G. D. MCPHEE, S. J. Fisiopatologia da Doença.

Revista Surgical & Cosmetic Dermatology. LANGE, A. N. COSTA, R. MULASKI, J. Tratamento da pele estriada pelo método de microagulhamento associado ao uso do óleo de rosa mosqueta. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA E SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, 11. Curitiba. Caderno de Resumos, Curitiba, 2013. p. LUZ, M. R. OLIVEIRA, S. P.  Tratamento com microagulhamento em estrias atróficas:galvanopuntura x dermaroler. PAOLILLO, F. R. BAGNATO, V. S. Diagnóstico óptico e tratamento fotoestético de alopecia: estudo de caso.   RIBEIRO, B. M. ALMEIDA, L. M. C. N. VASCONCELLOS, J. B. LACERDA, V. C. In: MAUAD, R. J. Estética e cirurgia plástica: tratamento no pré e pós-operatório. ed. São Paulo: Ed. med, 2011.

54 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download