Estudo do Ensaio de Cisalhamento e sua Evolução

Tipo de documento:Revisão Textual

Área de estudo:Engenharias

Documento 1

Palavras-chave: Ensaio de cisalhamento; análise de resultados; semelhanças e diferenças de materiais. Introdução Acompanhando um período em que a sociedade procura por grandes e rápidas obras, entendemos que a engenharia é uma forma de buscar embasamento comprobatório para tais trabalhos, onde a resistência é um fator importante para verificar a viabilidade do projeto. Temos aqui então, um conceito que deve ser aplicado a estes trabalhos, como um experimento que pode definir as características de materiais a serem utilizados, garantindo sua segurança. O ensaio de cisalhamento é uma maneira simplificada de determinar a resistência ao cisalhamento do solo, tendo através de um equipamento uma visibilidade de corpo de prova, para observar seu comportamento quando submetido aos testes, acontecendo seu momento na tensão do plano de ruptura observado em sua abertura.

LAMARE, 2004) Conforme Gerscovich (2010), temos uma citação que diz que: “a ruptura em si é caracterizada pela formação de uma superfície de cisalhamento contínua na massa de solo. Referencial Teórico Histórico Tivemos durante muito tempo experimentos e estudiosos que procuraram trazer uma teoria capaz não somente de explicar, mas também de servir de base para utilização de materiais para diferente fins, e para isso, procuramos entender que houve uma sequência de pesquisadores responsáveis por fundamentar as teorias do cisalhamento, onde damos uma maior importância ao entendimento do cisalhamento direto, que conta como responsáveis com o físico Mohr e o engenheiro Coulomb, que moldaram o modelo matemático utilizado para verificar e experimentar os materiais clássicos, onde a resistência de compressão excede a resistência de tração (SILVA, 2005).

Juntas, as intenções de cada pesquisador podem ser definidas como a determinação da combinação entre a tensão de cisalhamento e a normal que serão culpadas pela falha, que é a contribuição dada por Coulomb, sendo Mohr que definiu as tensões mais importantes para essa combinação e o ângulo sobre o qual ocorrerá. Para visualizar de maneira mais clara, podemos verificar sua aplicação sistemática de ensaio dentro do equipamento utilizado na prática na figura que pode ser observada no esquema a seguir: Figura 1: Colocação do Corpo de Prova do Ensaio Fonte: Marangon, 2018. Nesse esquema, podemos verificar que o ensaio é realizado com um corpo de testes que é inserido dentro de uma caixa sobreposta por um anel, dividindo o corpo para que fique dentro e fora da caixa, sendo encaixado na parte superior do corpo o anel.

Assim, segue-se aplicando uma força de sentido vertical na amostra, ao mesmo tempo em que é movimentada a caixa, assim, verifica-se a força que é possível de ser aplicada no corpo (KANJI, 1972). As areias compactas já apresentam algum grau de entrosamento, podendo resistir pouco tempo até se adequarem com encaixe umas às outras. Observa-se também que ambas diminuem seu volume quando submetidas às batidas (ROCHA, 2002). Quando discute-se sobre a resistência das argilas, devido ao seu grau de umidade, deve ser feito primeiramente com a drenagem do material, chegando a uma envoltória reta do círculo de Mohr. Figura 5: Gráficos para Cisalhamento em Argilas Fonte: Ferreira, 2013. na figura acima podemos verificar as diferenças entre as argilas adensadas, nos gráficos a, b e c e as argilas compactadas, em d, e, f e g.

Portanto, temos aqui a importância do ensaio, que pode servir de base para grandes obras, sendo muito utilizado em movimentações de solo, construção de edificação civil, e vários processos que dependem da resistência específica de um material para aplicação de força sobre o mesmo. Sua bibliografia é abrangente para consulta e auxilia na pesquisa e formulação de trabalhos na área, com a necessidade de seja mais divulgada para que possa aparecer de maneira mais forte em serviços acadêmicos, auxiliando novos públicos, que poderão aproveitar desta informação. Referências BODÓ, B. JONES, C. Introdução a mecânica dos solos. Análise da influência das prorpiedades físicas do solo na deflagração dos escorregamentos translacionais rasos na Serra do Mar (SP).

Dissertação de Mestrado. Programa de pós-graduação em Geografia Física da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. São Paulo, 112p. GERSCOVICH, D. LAMARE NETO, A. Resistência ao cisalhamento de resíduos sólidos urbanos e de materiais granulares com fibras. f. Tese de Doutorado, COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004. KANJI, M. SCHANKOSKI, R. A. PILAR, R. et al. “Rheology evaluation of self-compacting concretes containing quarry by-product powders”, Revista Matéria, v. Ci. Solo, 29:447-457, 2005.

280 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download