ESTRUTURA E ARQUITETURA HOSPITALAR COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO E DINÂMICA DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Tipo de documento:Produção de Conteúdo

Área de estudo:Administração

Documento 1

Os estudos foram realizados dentro da empresa, através do conhecimento adquirido na vivência diária da empresa, observando os vários níveis de conhecimentos integrados na organização, buscando favorecer o crescimento na gestão do hospital sendo aplicados nos departamentos como um todo. Diante deste processo de análise, fica claro a necessidade de habilidades e técnicas para manter em equilíbrio a administração da organização. Palavras chave: Estrutura e Arquitetura Hospitalar, Comunicação e Expressão e Dinâmica das Relações Interpessoais. SÚMARIO 1 INTRODUÇÃO. ESTRUTURA E ARQUITETURA HOSPITALAR. CONCLUSÃO. REFERENCIAS. INTRODUÇÃO O Projeto Integrado Multidisciplinares tem como sua principal característica estruturar o desenvolvimento do trabalho no formato de um projeto de acordo com as normas da ABNT.

O PIM busca inserir o aluno nas práticas gerenciais fundamentadas nos conhecimentos teóricos adquiridos em aulas online, com caráter prático complementar do processo de ensino-aprendizagem. O presente trabalho busca avaliar pontos específicos da estrutura da instituição em questão, para uma análise e compreensão das matérias relacionadas, aplicadas na gestão desenvolvida pela organização. O HR possui 830 leitos registrados no Ministério da Saúde para atender a demanda que lhe é submetida. Desde junho de 2010, a antiga Emergência Geral foi desmembrada em três emergências com entradas e espaços independentes: Emergência Pediátrica, Emergência Traumatológica e Emergência Clínica. No HR, está também o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ-HR), referência nacional.

A instituição possui uma grande importância social como centro formador para a saúde de Pernambuco. Encontram-se no HR os melhores e mais experientes profissionais das diversas categorias, favorecendo o treinamento em serviço, o aperfeiçoamento profissional e a melhoria da qualidade da assistência aos usuários do SUS. Na instituição em questão não foi diferente, foram feitos diversos estudos, tanto para adequação dos equipamentos de cada setor, como Tomógrafo, equipamento de Raios-X e Ultrassonografia, para que tenham um melhor funcionamento, adaptando-se as rotinas de utilização local, quanto na melhor circulação de pacientes, pacientes com necessidades especiais, funcionários e médicos. Foram feitas várias mudanças na unidade, inclusive na planta arquitetônica, gerando uma nova aprovação perante a vigilância sanitária estadual, até chegar na disposição das salas e equipamentos atuais.

Tais mudanças geraram um conforto maior e maior a segurança para pacientes, funcionários e médicos. Todos os pisos da instituição são cimento polido, monolítico, não realiza o acumulo de poeira, apresenta ótima impermeabilidade e não é tóxico. Os banheiros onde não houve intervenção, são de material cerâmico, assentos com argamassa colante. Existe uma regulamentação para as sinalizações de segurança, que determina os símbolos e cores a serem utilizados e os riscos previstos. O objetivo é prevenir acidentes, indicar equipamentos de segurança e delimitar áreas de risco. O Hospital possui algumas sinalizações e comunicação de forma Visual, como placa de Não Fume e indicação de Recepção ou Balcão de informações, porem existe uma poluição visual na recepção com várias mensagens aglomeradas que dificulta o entendimento, a placa de “Não fume” tem uma avaria que impossibilita a verificação da informação nela contida, conforme figuras.

Sinalização tátil realizada através de caracteres em relevo, utilizadas nas escadas de acessos aos andares, conforme figuras. Permanente Sinalização utilizada nas áreas e espaços cuja função já esteja definida, identificando os diferentes espaços ou elementos de um ambiente de uma edificação. Suas extremidades devem estar fixadas ou justapostas nas paredes ou ter desenvolvimento contínuo até o ponto de fixação com formato recurvado. Quando necessários, os suportes intermediários de fixação devem estar sob a área de empunhadura, garantindo a continuidade de deslocamento das mãos. O comprimento e a altura de fixação são determinados em função de sua utilização, conforme NBR9050 (7. Quando executadas em material metálico, as barras de apoio e seus elementos de fixação e instalação devem ser de material resistente à corrosão, e com aderência, conforme ABNT NBR 10283 e ABNT NBR 11003.

O hospital possui um precário sanitário para pacientes em atendimento, porém possui sinalização visual e as barras de apoio, conforme figura. Neste âmbito, assessoria de imprensa e comunicação interna são conceitos essenciais. Comunicação é um processo fundamental entre indivíduos e organização, uma troca de informações, tornando as mensagens mais claras segundo (CHIAVENATO, 2000, P. Segundo Chiavenato 200,p142-143 a comunicação é uma atividade administrativa, construindo-se em dois propósitos:  Repassar as informações com clareza para que as pessoas possam realizar bem suas tarefas;  Promover a motivação, cooperação e satisfação das pessoas nos seus respectivos cargos. Comunicação Interna O conceito de comunicação interna, segundo Margarida Kunsch, pode ser entendido como um conjunto de ações feitas através de canais de comunicação para engajar os colaboradores com a organização.

É através dela que toda e qualquer informação é repassada. Quando as pessoas interagem umas com as outras, o trabalho a ser executado se torna mais prazeroso. Surge então a cooperação pelo fato de poder compartilhar ideias, soluções que podem alavancar uma tomada de decisão. Isso influencia positivamente no ambiente de trabalho. “O relacionamento interpessoal entre o líder e os membros da equipe é um dos fatores mais relevantes na facilitação ou bloqueio de um clima de confiança, respeito e afeto, que possibilite relações de harmonia e cooperação” (CARVALHO, 2009, p. As pessoas são constituídas por valores, crenças, desejos, motivações e necessidades individuais. É por esse motivo ele precisar ter um potencial e conhecimento amplo sobre todos os setores e capital humano para saber tomar decisões onde vise o bom desempenho da organização e equilíbrio na gestão de pessoas.

Conceitos para conflito: Berg (2012), afirma que: “O conflito nos tempos atuais é inevitável e sempre evidente. Entretanto, compreendê-lo, e saber lidar com ele, é fundamental para o seu sucesso pessoal e profissional”. Burbridge e Burbridge (2012) defendem que conflitos são naturais e em muitos casos necessários. São o motor que impulsiona as mudanças. CARVALHO, 2009, p. Burbridge (2012) Berg (2012).

110 R$ para obter acesso e baixar trabalho pronto

Apenas no StudyBank

Modelo original

Para download